Powered By Blogger

domingo, 11 de março de 2012

Venha comigo! Vamos fazer uma caminhada neuróbica


O que é Neuróbica?
Uma extraordinário programa de exercícios para melhorar a capacidade cerebral, baseado nas últimas pesquisas da Neurociência 

"O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória". 
"Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente".
  
 E agora, vamos caminhar....

Podemos começar explorando um novo caminho.A caminhada rotineira de todos os dias torna-se previsível e pouco ou nada exige de seu cérebro. È preciso experimentar o inesperado mobilizando assim a ajuda de vários sentidos.
Numa caminhada ou corrida ao ar livre, visão e audição são os sentidos mais exigidos porque revelam muita coisa ao nosso redor.
Correr ou caminhar numa trilha ou numa estrada apropriada abre a mente para múltiplas experiências sensoriais. Um percurso diferente ativa várias áreas do cérebro para integrar novas paisagens.
Comecemos observando o gorjear dos pássaros que emite em nossos ouvidos uma cantilena barulhenta , mas ao mesmo tempo musical e alegre.
E assim embalados pelo gorjeio dos pássaros, nossos passos ganham terreno.
O ruído de um carro nos obriga a voltar a cabeça.
Ao longe os primeiros raios de sol surgem no horizonte avermelhado. E nosso olhar se perde em contemplação. Ah, se tivesse tivesse comigo minha câmara digital. Seria uma bela foto! Fica programado para a próxima …
Passa o ônibus dos rurais. Logo atrás a carreta com trabalhadores empoleirados na carroceria. Quanta imprudência...
Bem, mas hoje o programa é caminhar até o novo conjunto habitacional há uns 4 Km da cidade.
O sol continua a brilhar por entre as árvores que ladeiam a estrada.
Mas de onde vem esse suave aroma? E o ato de aspirar profundamente acontece imediatamente, enquanto o olhar perscruta ao redor .
Um enorme cão preto surge repentinamente de um dos lados do caminho. Estamos em frente à uma bela chácara e o animal deve pertencer ao proprietário da mesma..
O medo e a insegurança faz com que o ato de parar seja imediato. Será que ele vai correr atrás de mim? E agora, devo  seguir ou retornar? Talvez um pedaço de pau o intimide. Será?
O bom senso fala mais alto e a prudência aconselha a retornar. Nunca se sabe...
Bem, a visita ao conjunto habitacional fica para uma outra ocasião.
O retorno é agradável, mas o programa ao ar livre ainda não terminou. No calçadão frente ao centro de esportes é obrigatória a parada para fazer uns alongamentos. Lá dentro o pessoal da 3ª idade também faz sua caminhada. São 8 voltas em torno do campo num total de 3,5Km.
Muito monótono... Gostei da companhia das senhoras, mas a caminhada em si é muito monótona. Prefiro  caminhar ao ar livre.
Não concordam comigo? Enquanto faço minhas atividades físicas rotineiras aproveito para exercitar o cérebro.
Esta é a proposta da Neuróbica, transformar atividades rotineiras e comuns em algo que ofereça sensações diferentes e inesperadas. Assim acabamos por acionar os circuitos internos que ativam novas áreas do cérebro.
Varie periodicamente sua rotina de exercícios físicos mudando seu trajeto e explorando novas possibilidades.
E, boa caminhada!

  Alguns flashes de minha caminhada matinal

caminhada ao redor do campo
próximo ao conjunto habitacional




2 comentários:

  1. Aqui em Juiz de Fora tem muitos lugares bonitos para se fazer caminhada, mas onde eu corro não tem nada de bonito, mas é um lugar plano e de fácil acesso. E eu não reparo em nada quando estou correndo. Preciso dar uma chance para perceber às coisas que acontecem à minha volta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez correndo seja mesmo mais difícil ficar atenta ao que acontece ao redor. Mas o que eu amo mesmo na caminhada é rea o encanto da paisagem. Quando veja algo que me chama a ateção, volto no dia seguinte para bater fotos. Tenho fotos lindas desses momentos. Quisera eu ter mais opções de lugares para praticar minhas atividades físicas.Eu volto rejuvenescida

      Excluir