Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vendedores empáticos

"Cliente conquistado, cliente fidelizado"


Entrar numa loja e ser bem atendido é o desejo de todos nós.
Perde-se o estímulo quando nos deparamos com vendedores frios, sem vibração , sem alegria e sem vida.
A primeira abordagem é sempre muito importante. O bom dia , o semblante alegre, o sorriso e a boa vontade são ingredientes importantes para o sucesso como vendedor.
O saber “ler” e compreender as necessidades do cliente significa o vendedor ser uma pessoa dotada de empatia.. Um vendedor empático sabe identificar as necessidades reais do cliente , conquistando-o de imediato.
Eu, dificilmente procuro lojas em que há necessidade dessa troca vendedor x cliente. Prefiro os magazines onde o cliente é o próprio atendente. Porque, infelizmente hoje em dia pessoas carismáticas por detrás de um balcão é coisa rara. O auto atendimento favorece a fuga de vendedores mal humorados e inconvenientes.
Hoje tive duas experiências que podem exemplificar o que disse acima.
Conheço uma loja de moda íntima da qual me fidelizei como cliente. E, sabe porque?
O carisma da vendedora anterior me estimulava a sempre voltar. Além de ser simpática e receptiva era boa fisionomista. E quando eu entrava na loja ela logo me reconhecia, ou pelo menos era essa a impressão que eu tinha. Tinha habilidade suficiente para identificar minhas necessidades. Com esse bom atendimento, eu me tornei cliente fiel da loja, porque um ótimo atendimento faz com que o cliente volte sempre.
Bem, mas ela se afastou em licença gestante e talvez tenha até reincidido seu contrato, porque há tempos não a encontro mais lá. Desde então o atendimento não é mais o mesmo. A nova vendedora não tem o mesmo carisma da anterior.
Faltaria treinamento? Ou empatia seria uma característica inata de cada ser?
Ser carismático é um dom ou uma capacidade a se desenvolver?
O que sei é que na próxima loja em que entrei fui tão bem atendida que senti-me uma cliente especial.
Uma vendedora simpática e bem disposta foi hábil o suficiente para rapidamente entender o que eu procurava. A compra foi tranquila e prazeirosa. Comprei tudo de que precisava e contagiada pelo bom atendimento acabei precisando de “algo mais”.
Quando somos atendidos por alguem que brilha, trabalha com satisfação e prazer, a gente volta sempre e ...exagera nas compras...


2 comentários:

  1. Simpatia, atenção e sobretudo respeito e educação fazem diferença sempre! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Eu também super valorizo o atendimento, Edite.

    ResponderExcluir