Powered By Blogger

domingo, 25 de novembro de 2012

Lichia: uma frutinha exótica e saborosa!



Vejam que frutinha curiosa eu recebi hoje em casa. Meu marido me perguntou se eu conhecia e imediatamente me veio à mente “lixia”. Isso mesmo, só que é “lichia” com “ch”, descobri em pesquisa. Lembrei-me que já a conhecia pelo programa “Globo Rural”. Mas não a conhecia assim ao vivo e a cores..
Pra quem não conhece a lichia é uma fruta tropical e de gosto doce. Os frutos dão em forma de cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser descascada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa, lembrando ao de uva itália e não é aderente ao caroço. Seu consumo é natural e também para a fabricação de sucos, compotas , doces, drinks e até cosméticos.
Uma frutinha rica em vitamina C , doce, doce … como o mel. Com apenas 6 frutinhas in natura se atinge a necessidade de vitamina C diária e de maneira agradavelmente doce.
Para nós brasileiros, a lichia é uma novidade. Há pouco tempo começou aparecer nas mesas de nossas casas. Ainda encontram-se regiões onde essa frutinha saborosa e tão nutritivo ainda é desconhecida.
A primeira muda de lichia, originária da China, foi plantada no Jardim Botãnico do Rio de Janeiro em 1810. Mas era apenas uma árvore ornamental, porque seus cachos encantam pela beleza. Somente 160 anos depois é que começaram a ser comercializadas.
Pesquisando aqui no “Google”, descobri efeitos milagrosaos dessa frutinha .
Sabiam que ela ajuda no emagrecimento? Pois é só checar no endereço linkado.Além de levíssima, a lichia é uma ótima aliada no emagrecimento graças a uma substância que regula as células de gordura. Guarde o nome dela: cianidina :
Bem , mas não pensem que é só se esbaldar comendo lichia. Não existe remédio milagroso para o emagrecimento. A lichia pode sim dar uma força na sua dieta e até sumir com alguns centímetros de sua cintura, pois ela tem forte poder sobre as gorduras. Mas, lembre-se : tudo deve ser combinado com uma alimentação equilibrada e atividades físicas. Não adianta nada se empanturrar de lichia e depois quebrar a dieta consumindo algo exageradamente calórico. Tudo tem sua medida.

. E fiquei imaginando como a lichia poderia ser utilizada na culinária. Encontrei várias receitas de mousses, iogurte, manjar, drinks, sucos...
Mas a que mais me atraiu , pela praticidade foi o “MANJAR DE LICHIA”

MANJAR DE LICHIA
Ingredientes:

MANJAR
• 1 folha de gelatina em pedaços
• 2 copos (400 ml) de polpa de lichia
• ½ lata de leite condensado
• 2 colheres de sopa de amido de milho

CALDA
• 1 copo (200 ml) de polpa de lichia
• 2 colheres de sopa de açúcar
• Lichias inteiras à vontade
• Corante vermelho

Modo de fazer:

Corte a folha de gelatina em pequenos pedaços e dissolva-a em água por cerca de 10 minutos. 
Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador por 1 minuto. 
Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo alto por cerca de 4 minutos.
 Depois, baixe o fogo e mantenha o preparo, cozinhando por mais 6 minutos, mexendo sempre. O ponto deve ser semelhante ao de um mingau grosso. 
Tire do fogo e leve à geladeira em fôrma única ou em taças individuais.

CALDA

 Para fazer a calda, misture os ingredientes e cozinhe por 3 minutos, até ficar em ponto de fio. Leve à geladeira e coloque sobre o manjar para servir. Decore com lichias inteiras ou cortadas em pequenos pedaços.


Eu ainda não fiz, mas pelos ingredientes e levando em conta o sabor da lichia, já aprovei. Estou doidinha prá testar.
As lichias que ganhei são provenientes de uma propriedade vizinha da minha. Portanto não será difícil adquirir mais algumas e testar a receita.
Se alguem já fez , deixe aqui a sua impressão sobre essa ou qualquer outra receita contendo como ingrediente as saborosas lichias.

5 comentários:

  1. Sabes que nunca vi ao vivo? E deve ser deliciosa!! Ótima receita ! Parece tri boa! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Eu também não conheço a frutinha...

    Depois conte-nos se vale à pena fazer o manjar. Como você mesma disse, só vai ingrdiente gostoso, então deve ficar uma delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que conseguir a quantidade suficiente da frutinha, garanto que vou testar o manjar e então postarei se foi aprovado.Aguardem...

      Excluir
  3. Minha querida amiga eu adoro essa fruta
    conheço faz muitos anos, e não sei fazer
    nenhuma receita a não ser uns drinks
    Vou deixar o site pra ver algumas tá bom
    Bjuss com carinho, e aproveite bastante@@

    http://www.lichias.com/receitas_31.html

    ResponderExcluir