Powered By Blogger

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bolo de laranja com casca

Hoje levantei com meu lado "meste cuca"  bem desperto. Ainda na cama fiquei a planejar um bolo para o lanche da tarde.
Mas desses bolos rápidos e práticos em que quase nada se suja de louça e num passe de mágica o bolo fica pronto e a cozinha limpa.
Impossível, podem pensar.. 
Bolo assim, somente aquelas misturas prontas que vem recheadas de aditivos químicos prejudiciais à saude.
Eu já fiz muitas dessas receitas e não há como negar: é um quebra galho danado. em tempos de correria como os de hoje.
  Mas eu tenho resistido a essa tentação prática  e resolvido colar um pouco a barriga no fogão e dedicar um pouco mais do meu tempo para preparar algo mais saudável.
E foi então que decidi por fazer um bolo de laranja, com gosto e cheiro de laranja mesmo. Nada de corantes e aromatizantes artificiais! 
Então meu bolo foi assim:  "Bolo de laranja com casca"
Eu já tinha  comido na casa de uma amiga, mas nunca tinha feito.
 Não acreditava que essa coisa de misturar laranja com casca fosse dar certo. Não dá a impressão que vai amargar tudo?
"Isso não vai prestar" pensei, mas  querendo "fazer  para crer" arrisquei... E ficou uma delícia!
Uma fofura! E que cheirinho bom (de laranja mesmo) exalou pela casa. 
É que a casca da laranja acentua o sabor .

Vejam a receita:

 
Bolo de laranja com casca
 
- 4 ovos
- 1 xíc (chá) de óleo
- 2 xíc. (chá) de açúcar
- 1 laranja com casca sem semente e cortada em 4
- 2 xíc. de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer

Lave a laranja e corte em 4 partes.
 Isto é para facilitar a retirada das semente e aquela parte branca acima dos gomos.
No liquidificador, bata os ovos com o óleo, açúcar e laranja.
 Separadamente peneire a farinha  com o fermento e adicione ao creme até ficar homogêneo.
Vá batendo com um batedor de mão para  misturar bem .
 Coloque numa forma untada e enfarinhada.
 Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média.
 Fica pronto por volta de 40 minutos. Faça o teste do palito antes de tirar. 

Cobertura:

Caldo de uma laranja
4 colheres de açúcar
 Misture bem com o batedor até dissolver todo o açúcar.
Despeje sobre o bolo ainda quente e volte ao forno já desligado  para aproveitar o calor e absorver a calda.


Pronto! Agora é só degustar. Uma receita rápida e tão prática que você não precisou nem descascar a laranja.Muito menos fazer o suco.

Obs: Meu cunhado batizou de "bolo de preguiçoso" Pode uma coisa dessas.... Fiz com tanto carinho.... Magoou..
 




2 comentários:

  1. Minha queridíssima amiga virtual,

    Transformei em sonho a ser realizado, sentar-me em sua cozinha contigo e saborear esse bolo com um copo de coca-cola bem geladinha.

    ResponderExcluir