Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Hospitalidade

Entra...senta... toma um café comigo...

Quem resiste a um cheirinho de café quentinho entrando pelas narinas e despertando todos nossos sentidos?

O aroma do café além de ser delicioso tem o dom de provocar lembranças prazerosas da infância.

Eu me lembro quando criança de acordar pela manhã já com aquele cheirinho de café vindo da cozinha até meu quarto.

Sabe como é, casa pequena, o aroma se espalha rapidamente.

O aroma de café juntamente com o som de talheres batendo na cozinha era sinal de um novo dia reiniciando.

Era a certeza da presença materna na cozinha já providenciando com carinho a rotina diária.

Por isso cheirinho de café tem o dom de nos remeter a momentos felizes , tranquilidade e lembranças de infância.

Entra.. senta... toma um café... dizia minha mãe ao receber a visita. E que não eram poucas.

Até hoje, já curvada pelos anos, quando chega alguem para visitá-la fica preocupada se não oferecemos logo uma cadeira e a seguir um cafezinho para a visita.

Hoje, em tempos modernos, onde tudo é urgente , este hábito está um pouco esquecido. Dificilmente temos tempo para um cafezinho com “ a comadre”. 
Nossos encontros são rápidos, quando acontecem... Nunca temos tempo...

Mas há ainda pessoas que nos recebem com esse carinho acolhedor.

Ao passar pela casa de uma amiga no domingo anterior, esta não me deixou sair sem antes provar de seu cafezinho!

É que todos os anos a “virada de ano” eu passo juntamente com essa amiga , amigos de amigos e seus familiares.

Mas neste ano fatos alheios à minha vontade não permitiram que eu estivesse presente.

Então passei apenas para levar o meu abraço fraterno de amizade de tantos anos.

A recepção foi tão calorosa que não tive como recusar seu cafezinho, que foi feito na hora exalando aquele cheirinho que não aceitava mesmo recusas.

Ficamos ali na cozinha por alguns minutos, descontraídas, rodeados por suas filhas e netas conversando … jogando conversa fora...

Foram minutos preciosos que valeram horas, minutos que talvez eu não os tivesse diante dos tantos convidados no encontrão de final de ano.

Momentos íntimos, de prazer intenso que me deixaram reabastecida pelo resto do dia...

E aí? Quer tomar um café comigo?

Entra ...senta... a casa é nossa...Conte-me as novidades...

e-mail para contato
edi-mendes@hotmail.com


6 comentários:

  1. Coisa boa um convite assim e conversar com amigas faz bem!! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma convesa ao pé do fogão diante de uma xícara fumegante de café... coisa boa..

      Excluir
  2. Ola Edite!
    Que vontade de tomar café!Realmente hoje ninguem tem tempo para tomar
    café com os amigos e bater aquele papo gostoso! Que saudade do tempo que eu era criança! Bom fim de semana, Beijos Nena

    ResponderExcluir
  3. É, café e lembranças...não rimam, mas combinam bem

    ResponderExcluir
  4. "Entra... senta... toma um café... "dizia minha mãe ao receber a visita. E que não eram poucas.

    lindo! simplesmente lindo! abençoada mãe, a sua.
    Paz

    ResponderExcluir
  5. E ainda hoje, Paz , minha mãe mantém esse seu jeito acolhedor...( apesar doas anos "que já a derrubaram" Um pouco ).
    Um exemplo e hospitalidade

    ResponderExcluir