Powered By Blogger

sábado, 5 de janeiro de 2013

receita exclusiva: Frango à moda da casa

 Receita da semana

cortes de carcaça de frango antes do preparo
Sabe aquela parte do frango que normalmente desprezamos quando cortamos um frango inteiro?
 Bem, mas hoje em dia dificilmente se compra um frango inteiro, a não ser quando se quer fazer assado.
 Eu mesma, prefiro sempre já os cortes de frangos prontos sejam coxas , asas ou peito.
Afinal, quem quer saber de muito trabalho na cozinha? Com tantas facilidades que temos hoje em dia!
 Mas acontece que nem sempre os maridos "obedecem" nossas preferências e nos contrariam.
Mas não  o fazem por maldade. Fazem por preferência mesmo. E de vez em quando é bom variar no cadápio. Em vez daquelas coxas e sobrecoxas assadas suculentas e saborosas, que tal experimentar um cozido de "carcaças de frango"?
Isso mesmo... Carcaça de frango é uma parte do frango com uma carne saborosíssima e que  resulta em  magnifícos caldos ou ensopados.
Pois bem, meu marido foi ontem ao abatedouro de aves próximo daqui e juntamente com os cortes carnudos costumeiros, veio também com 2 pacotes de carcaça fresquinhos. 
Isto é muito importante. Se puder ,compre cortes de frangos abatidos no dia. Os congelados não são muito confiáveis.
 As carcaças  de frangos do abatedouro são bem macias e fáceis de cozinhar. 
E hoje, já um pouco atrasada para o almoço, porque o PC me prendeu demais (rssss..), meu marido fica louco com isso, eu  resolvi fazer um ensopado de frango  com   manjericão.
Ficou saborosíssima servida com arroz branco e salada.
O segredo é deixar cozinhar bem até a carne se soltar do osso. E o manjericão dá um sabor todo especial. 
Ao final junte um pouco de pimenta do reino e complete o sabor. Demais....
Vamos à receita , que é facílima...

(para 2 pessoas)


- 4 carcaças de frango cortadas ao comprimento
1 tomate grande maduro
- 1 cebola média
- 1 cubo de caldo de galinha
- 3 dentes de alho
- Azeite - 2 colheres de sopa ou óleo mesmo.
- Manjericão


 Lave muito bem as carcaças, limpando-as bem e escaldando com água bem quente. Escorra.

 Modo de fazer

Numa panela colocar o óleo e o alho para fritar. Acrescente as carcaças já limpas e deixe refogar dourando por igual.
Em seguida, colocar o caldo de galinha dissolvido em 2 colheres de sopa de água quente. Acrescente o tomate e a cebola. Refogue mais um pouco e acrescente o manjericão. Deixe em fogo baixo para ir tomando sabor.  Vá pingando água aos poucos até que esteja bem cozido, já com a carne soltando dos ossos.
Vá refogando com o caldo do próprio tomate até que fique bem douradinho.
Se quiser com bastnte molho acrescente mais água e vá refogando para ficar um molho encorpado. Adicione pimenta do reino a gosto.

Sirva quente com arroz branco e salada a seu gosto. Eu servi pepino com tomate picadinho. Outra preferência do marido.
Uma refeição simples e de muito sabor.
 Lembrou os frangos de molho de minha infância  feitospor minha mãe, no almoço de domingo,  em fogão de lenha.
Ah, e frango ao molho caipira como  esse, em dias de semana, deixa o dia com cara de domingo! 


Eu até que procurei uma foto dessa receita na net, porque a minha não sobrou para foto. Pelo     jeito as carcaças são mesmo descartadas. Mas fica aí a minha receita " exclusiva". Espero que gostem !
 Bom apetite!






4 comentários:

  1. Eu virei vegetariana, carne nunca mais, mas O Bem e a Carol continuam carnívoros. Copiei a receita.

    ResponderExcluir
  2. valeu, e obrigado pela modo de fazer, só faltou e informar o sal mas estou colocando a gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Que bom que gostou da receita . Fica realmente muito bom e dá ao arroz um sabor agradável . E, desculpe , não falei do sal . Mas é que o caldo de galinha já contém sal e como fiz uma pequena porção , já bastou . Mas , se preferir, acrescente mais ao seu sabor .

      Excluir