Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Atividade física no inverno



mexa-se... não importa o frio...
Benefícios


Finalmente o dia hoje amanheceu menos frio. Quase um calor de primavera.

Pela manhã um céu azul, um sol mais cálido e brilhante.

Já estava com saudades de uma manhã assim. Foi mais fácil o levantar e agradável a caminhada até a academia.

Hoje daria até para uma caminhada ao ar livre. Mas no inverno prefiro o ambiente fechado e protegido da academia.

Mas com o frio intenso que tem feito, que “preguicinha” de levar adiante minha rotina diária de exercícios físicos.. Eu que sempre fui tão disciplinada.... Será que o inverno está mesmo mais rigoroso neste ano? Ou , com o passar dos anos , estou ficando mais sensível à baixas temperaturas?

Em outros anos eu não tinha essa dificuldade. Fizesse o frio que fosse e lá estava eu. Pontual, entre 6 e 6 e 30 h da manhã. Muitas vezes ficava com as extremidades dos dedos entorpecidas, mas não desistia. Eu mesma me surpreendia com minha garra...



Puxa! Então estou ficando velha mesmo, embora não admita. E quem quer admitir?...

Somente com muita determinação tenho me disposto a seguir minha rotina diária de exercícios.

Procuro sempre priorizar os benefícios que já consegui e que são intensificados a cada dia com a prática das atividades físicas rotineiras.

É o sistema cardiovascular que melhora, o sistema respiratório que fica mais funcional. Isso sem falar no fortalecimento dos músculos e melhoria também da massa óssea que com a idade vamos perdendo. Os ossos  vão ficando porosos e exigindo cuidados constantes.
 Alongamentos também trazem benefícios na flexibilidade e consequente melhoria do condicionamento físico.

Nosso apetite então, nem se fale. No inverno , segundo explicam os entendidos em saúde, nosso corpo gasta mais energia para manter-se aquecido, daí a necessidade de estar sempre ingerindo, compulsoriamente, alimentos mais calóricos. E lá vamos nós atrás das sopas e caldos quentes para saciar nossa gula descontrolada. E com isso o ponteiro da balança periga de subir. Podemos ganhar alguns quilinhos a mais. Então é preciso também atacar esse vilão, este nosso apetite voraz, queimando algumas calorias na esteira..

E depois do inverno, o que vem? Primavera... Verão....E ninguém quer chegar ao verão muito fora de forma. É preciso se cuidar desde já.

Bom, belezas à parte, nossa saúde física e mental agradece. Porque praticar atividade física no inverno ou no verão, não é uma questão de vaidade, mas uma necessidade.

Portanto não use o frio como desculpa para não praticar atividades físicas.

Use-o como estímulo!


9 comentários:

  1. O tempo passa , o corpo muda, a preguiça chega... Mas não podemos nos entregar,né? vamos que vamos! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Edite, nosso organismo é um tanto qto complexo... eu nunca consegui emagrecer praticand AF (atividade fisica)... ia pra academia e começava a tortura... pra emagrecer, somente parando com AF a menos que fosse algo assim como caminhar naturalmente indo e vindo do trabalho. Então, eu começava um plano de emagrecimento e mentia que sim, que estava exercitando pra poder emagrecer... começava um plano na academia e meu organismo entrava em pane com o emagrecimento. Se vou à academia, me desanda uma fome maluca... até que descobri uma médica e cientista americana que foi obesa e mesmo tendo emagrecido manteve-se mignon e ela escreveu livros sobre isso que tb acontece com ela. Ela, como eu, não pode tomar o tal café da manhã reforçado apregoado por nutricionistas; pois se ela toma o café da manhã, desando fomona antes do almoço; comigo sempre foi a mesma coisa. Ela não pode praticar AF enqto quer emagrecer pois essa combinação não dá certo pra ela... nem pra mim. Claro que tudo o que vc falou está correto sobre os benefícios etc. etc. mas eu não posso com isso. Se como o tanto de carboidrat que os medicos dizem ser o tanto necessário para o bom funciomanto do nosso organismo, eu engordo; se como de menos pra emagrecer, perco o sono... que contrariedade e tanto!

    Ano passado, pela primeira vez na vida me vi obesa... IMC 32... que horror... por conta do sedentarismo devido a uma encrenca óssea. Pois decidi que sedentária mesmo eu iria emagrecer trancando a boca... buscando passagens biblicas pra me ajudar a botar os pensamentos em ordem... nessa casa não entraria guloseima... a geladeira passou a ser mais vazia do que abastecida e ao final de um ano emagreci 15kg... foi um emagrecimento deveras lento... meu IMC chegou a 26. Agora vou me empenhar durante mais um ano pra emagrecer 7kg e chegar ao IMC abaixo de 24,se possível. Por ora, tenho feito exercícios leves para o problema na coluna... usando tb eletrodos, aqueles choques localizados... e pouco a pouco vou incluindo exercícios beeeem suaves pq decidamente quero me manter magra. Estar passada de peso já é uma perrenha... o que dizer de ser obesa? A escolha é bem pessoal... e seu post está muito legal.
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens pela disciplina e determinacao. Mas cuidado com a coluna. O importante é que vc sinta-se bem. Eu tenho muita facilidade para emagrecer.mas sei das dificuldades q muitos enfrentam com a balança.cada pessoa tem uma genetica. Cuide-se! Não se culpe. Abcs

      Excluir
  3. Ter facilidade pra emagrecer é comum... sei de gente que emagrece 50kg por ano ou em pouco mais de dois... o difícil é facilidade pra manter o peso... pq pra manter o peso não é apenas ter facilidade sob o aspecto genético e sim desenvolver interesses outros que não incluam comida.

    Repare no bate-papo das pessoas qdo elas comentam sobre uma viagem e a gente já sabe como é o lance da pessoa com comida mesmo que essa pessoa esteja em processo de emagrecimeto ou tenho feito a cirurgia bariátrica. Repare nos posts em blogs... vc é diferente... vc comenta sobre comida dentro de um contexto, por exemplo uma festividade religiosa qdo determinada comida implica no aspecto sócio-cultural ou vc comenta sobre um aniversário e vc traz algo significativo pra gente ler... vc passa receita como uma pessoa que gosta de escrever e aprecia sociologia e não como uma comilona. Como vc já notou, eu não fico na superfície... me aprofundo em todo texto que leio e sempre encontro algo pra dar o que pensar e refletir... tb não sei fazer comentários en passant apenas pra agradar ou pra me fazer presente deixando um comentário alegrinho... rs...
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, minha amiga (creio q posso chamá-la assim ) vc é profunda mesmo. Percebo isso sempre em seus comentários . Vc lê, analisa, reflete, sabe ler nas entrelinhas. E acho isso importante, pq demonstra seu interesse pelo texto que leu. Vc não fica só na superfície do que lê. Vc, como se diz no popular: "destrincha o texto" . e eu gosto disso. Sinal q vc não passa por aqui apenas prá agradar, como vc mesmo disse. Mas pq vem procurar algo que realmente lhe interesse. Sei da minha responsabilidade escrevendo neste espaço, . Vc conhece bem meu estilo: falo de tudo um pouco , mas daquilo que vi , li, ou ouvi .Sempre procurando transparecer minhas emoções. Posso não agradar a tantos, mas valorizo leitores fiéis como vc.
      e aqui entre nós, menina!!! vc fez uma leitura de minha pessoa.... parece até que me conhece "ao vivo" e a cores" rss....

      Excluir
  4. Olá td bem por aqui, vim agradecer seu carinho
    no meu aniversário, desejar sempre o melhor pra vc
    Amiga eu adoro caminhar, de manhã vou trabalhar a pé acho divino
    Venha participar do sorteio do meu Blog será bem vinda (o)
    Abraços
    Rita
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/2013/08/sorteio-do-cantinho-virtual-da-rita.html

    ResponderExcluir
  5. Edite, veja esse modelito
    http://www.ravelry.com/patterns/library/au-revoir-cowl
    Vou te fazer um para o inverno 2014...
    Basta vc fazer um post sobre cores... o significado das cores... simbologia das cores em diferentes culturas... influência das cores no nosso humor e por aí vai. Comente o significado do vermelho, azul, roxo/lilás nas imagens de Maria e de Jesus. -- Bem, faça lá sua pesquisa e cite no post suas cores preferidas para acessórios de inverno... daí poderei escolher a lã para um cachecol-gola ou cachecol infinito... cachecol infinito é um círculo que a gente pode enrolar duas ou três vezes à volta do pescoço.

    Provavelmente vou te mandar para o Natal...
    temos tempo de sobra.
    Não se preocupe em me enviar endereço...
    a encomenda vai chegar às suas mãos de forma surpreendente.
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, mas vc é mágica! Tudo assim, sem dificuldade alguma, surpreendentemente como vc disse. rsrsrs . Agora fiquei curiosa, mas não sei se vou poder atender suas "exigências". Mas vou tentar . prá começo de conversa eu já tenho um post sobre cores aqui ;
      http://kantinhodafe.blogspot.com.br/2012/03/dinamica-das-cores.html

      Talvez não esteja dentro daquilo q sugeriu, mas já é um começo.

      Excluir
  6. http://fringeassociation.com/2012/12/12/double-basketweave-cowl-free-knitting-pattern/
    Edite, será que dá pra vc abrir a página do link acima? É pra vc ver um cachecol infinito... do mesmo comprimento e largura da foto dá pra enrolar no pescoço e ainda cobrir a cabeça como um gorro... ou apenas enrolar no pescoço, se preferir. Você usaria algo assim ou prefere uma peça menor?
    Paz

    ResponderExcluir