Powered By Blogger

domingo, 18 de agosto de 2013

Pão-de-ló básico

E meu velho e bom caderninho de receita continua sendo de grande ajuda.
 No final desta semana, lembrei-me de uma receita de pão-de-ló dos tempos de escola ainda. 
Pão-de-ló é uma massa básica que aceita qualquer tipo de recheio assim como também serve de base para rocamboles ou bolo de rolo, como alguns chamam. 
 É rápida, prática, fácil e econômica .E  fica fofinha e deliciosa.
Eu sempre tenho um pouco de receio de investir em  receitas de pão-de-ló, porque em algumas vezes já as perdi. Não sei o que acontece, o bolo cresce, depois murcha e fica borrachudo.
 Muitos dizem que pode ser a temperatura do forno. É uma massa delicada. A temperatura do forno precisa estar bem dosada.  Mas hoje, a sorte estava a meu favor, e o bolo ficou assim . Fofinho e bem crescidinho.
Preferi a receita com água fria, porque acho mais fácil  dar certo. Quando uso leite fervendo ou água fervente, então aí é que tudo desanda.

 
O pão de ló é considerado um dos principais doces portugueses, por sua permanência e popularidade. Há referências ao pão-de-ló em textos do século XVI. Pode ser consumido puro ou ainda é a base para rocamboles, alguns pavês e tortas. Use a imaginação...

Encontrei referências sobre a origem e aceitação do pão-de-ló no link abaixo. Se você é tão curiosa quanto eu e quer além de fazer um delicioso bolo,e também  aumentar seus conhecimentos em culinária, é só clicar no link abaixo:


 Pão- de -ló de água fria

Ingredientes
  • 3 xícaras de açúcar refinado União.
  • 3 xícaras de farinha de trigo especial
  • 4 gemas.
  • 4 claras em neve.
  • 1 copo (americano) de água.
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó químico
Modo de preparo
  1. Na batedeira, bater as gemas com a água até dobrar de volume. Colocar o açúcar e tornar a bater bem.
  2. Colocar aos poucos a farinha de trigo e o fermento. Fora da batedeira acrescente as claras em neve e misture levemente.
Coloque a massa em assadeira retangular (27×39 cm) untada com óleo e pulverizada com farinha de trigo por aproximadamente 30 minutos.


Se você quiser, pode incrementar a receita colocando um recheio a seu gosto, assim como também  sua cobertura preferida. 
Eu deixei  meu pão-de-ló bem caseiro mesmo, porque é assim que gostam aqui em casa. 
Mas, use sua criatividade e... bom apetite



poderá gostar de:



6 comentários:

  1. É tão gostoso e simples e até esquecemos de fazer! beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  2. As pessoas complicam d+. Eu gosto de coisas praticas e gostosas na coxonha . Mss vc pode incrementar colocando im recheio de doce de leite c ameoxa e cobrir com chantily. Gica muito bom. Abcs.

    ResponderExcluir
  3. Eu quis dizer "cozinha " e "ameixa". Falha do teclado .

    ResponderExcluir
  4. Que legal, acabo de aprender algo que me intrigava... um tal sponge cake (bolo esponja) popular nos EUA agora sei que é o nosso pão-de-ló... e a Swiss roll (rolo suíço) é o nosso rocambole. -- Edite, vc tb poderá verificar na Wikipedia sobre pão-de-ló e rocambole. Hum... acho que amanhã mesmo vou comprar um rocambole, digo Swiss roll... rs... rs...
    Paz

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Minha mãe sempre faz pão-de-ló. Adoooooooro!!!!! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir