Powered By Blogger

domingo, 29 de setembro de 2013

Uma história de Superação

OZIEL

No final da semana anterior conheci através de uma reportagem na TV, a história de Oziel. 
Uma história que muito me emocionou e me pôs a refletir sobre as surpresas que a vida nos prepara. Uma história de coragem , luta e determinação para supera ras dificuldades que vive no dia a dia.
Oziel aos 9 anos, antes de descobrir a doença. Hoje seu rosto está irreconhecível e você poderá vê-lo num dos links citados.   abaixo.

Oziel é um rapaz de 22 anos que mora em Lucas do Rio Verde , cidade a 360 Km de Cuiabá, Mato Grosso.
Aos 9 anos de idade uma carne crescida num dente levou-o ao dentista. 

Encaminhado ao médico, foi diagnosticado uma bactéria, o que conduziu  os médicos a fazer um tratamento equivocado.  Oziel ficou três anos em tratamento em Cuiabá. A doença se alastrava e seu rosto foi se deformando. 

Procurando tratamento em São Paulo, os médicos imediatamente indicaram uma cirurgia de emergência, pois ele era possuidor de um câncer raro. No total fez 12 cirurgias, segundo ele relata. Na última Oziel perdeu grande parte do rosto. Foi preciso extrair quase todos seus dentes, ossos e partes moles da face para extirpar todo o câncer.. 
Resumindo, Oziel ficou com um buraco enorme no rosto. O câncer foi extirpado, mas em consequência seu rosto ficou totalmente deformado. Nem cirurgias plásticas e de reconstrução conseguiram sanar o defeito , pois houve rejeição.

Desde essa época , Oziel sente-se discriminado pela sociedade. Atrai a curiosidade e pena das pesssoas. 
Passou 5 anos trancado em um quarto. Hoje usa uma máscara para pelo menos poder andar pelas ruas,mesmo chamando a atenção.
Oziel sonha com uma vida normal, em que poderá voltar a estudar e trabalhar sem causar curiosidade ou repulsa nas pessoas.

Hoje as técnicas modernas de reconstrução da face permitem ao jovem sonhar com um futuro mais promissor. Para isso lançou uma campanha pela internet contando sua história num vídeo que  foi muito acessado, atingindo segundo informações de sites cerca de um milhão de  acessos. No vídeo, Oziel conta sua história e pede doações para poder fazer o tratamento que beira a 100 mil reais.

Sua história comoveu o país e ele conseguiu arrecadar exatamente a quantia mencionada.
Após 13 anos de espera tempo em que Oziel passou sem reconhecer o próprio rosto, tirando a máscara apenas para si em quarto fechado, hoje ele já pode sonhar com um novo rosto.que lhe abrirá as portas para uma nova vida.
Os médicos dizem que a reconstrução do rosto de Oziel é um" processo lento e difícil”, mas que as chances de bons resultados é grande.

A cirurgia está prevista para outubro, segundo informação do próprio Oziel:


Oziel, estamos torcendo por você!

Um comentário:

  1. Bom dia!!!
    Querida fiquei comovida com essa história
    a gente não sabe quantas coisas existe por ai assim
    espero que Deus ajude que essa cirurgia acabe bem e que ele
    possa viver na sociedade cheio de muita paz, vamos esperar!!!
    Abraços de um domingo feliz

    └──●► ¸.·*Rita!!

    ResponderExcluir