Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Médico de homens e de almas: Resenha



 A história do Evangelista Lucas

 Finalmente consegui terminar a leitura desse livro tão inspirador. Um  romance histórico com descrições bem detalhadas tanto dos cenários quanto das pessoas. Com habilidade a autora nos conduz à época  descrita com tal nitidez que viajamos na leitura e muitas vezes nos sentimos fazendo parte do cenário.

"Médico de Homens e de Almas" levou quase meio século para ser escrito , tempo em que a escritora Taylor Caldwel dedicou à pesquisa de mais de 1000 livros para fazer um relato fiel do personagem Lucano, hoje conhecido por todos como o evangelista Lucas.
Uma dedicação extrema que certamente seu amor pela arte literária foi a mola propulsora para atingir seu objetivo: legar à posteridade uma fascinante obra sobre a figura humana especial que foi Lucas
 À medida que descreve a infância de Lucano, seu caráter reto, sua filiação, seus amores e interesses, a autora  conduz o leitor com muita  veracidade aos ambientes da época, usos, costumes, criadagem , jardins bem cuidados.
Pela descrição, Lucano era tão belo quanto uma divindade grega, uma beleza também moldada na inteligência e bondade.
A busca pelo "Deus Desconhecido" torna-se presente na vida de Lucas desde muito cedo. Respeitava as divindades gregas, mas em seu íntimo buscava pelo Altíssimo, um Deus que não fosse cheio de vícios, rancores e paixões  como os deuses gregos e romanos..
E teve certeza de que era realmente a Ele que buscava, quando ainda criança, presenciou do jardim de casa a estrela que anunciava a chegada do Salvador.
Um novo contato com Cristo, à distância também , aconteceu já na idade adulta   e já médico formado. Estava na porta de  casa quando o céu escureceu, como se a noite atropelasse o dia. 
Era o momento da crucificação, como soube mais tarde , relato feito na 3ª parte do livro, momento em que reencontra seu irmão Prisco, soldado romano que participou de toda a cena do Calvário.

Apesar de contemporâneo de Jesus, Lucas nunca esteve com Ele. Tudo que relata em seu evangelho foi escrito ouvindo testemunhas que participaram da vida de Jesus. O livro narra de forma emocionante sua visita à Maria , mãe de Jesus onde ela relata  a Lucas detalhes da "Anunciação do Anjo"  e sua visita a Isabel. 
Além dela, também entrevistou  Pedro, João e outros discípulos. Sua vida era viajar em busca das verdades sobre a vida de Cristo.
Diante da perda de seu primeiro grande  amor, Rúbria" , que faleceu ainda adolescente , Lucas desacreditou, recolheu-se no seu "deserto espiritual" revoltado  contra esse Deus que ele nem conhecia. Após a perda também do pai e depois do padrasto , sua frustração contra Deus aumentou.
Mas assim como acontecimentos contrários frustraram-lhe na fé , outros acontecimentos positivos o trouxeram de volta.
A caminhada de Lucas em busca do "Deus desconhecido" é longa, cheia de dúvidas e questionamentos. Mas tudo em sua vida parecia conduzi-lo à  Luz que procurava. E quando finalmente a encontra, então acontece a conversão.

Também o livro descreve a política de Roma, suas orgias, vida de prazeres luxuriosos, ricos palácios, o poder de César e a opressão do povo. Tudo na na segunda parte do livro, onde a autora  relata a ida de Lucas para Roma a fim de  concluir seus estudos em medicina. Uma vida de orgias,  da qual Lucas não fazia parte, mas que mantinha relações de amizade com alguns dos  políticos da época, pois seu falecido padrasto fora um  membro muito respeitado  do senado

Longe de ser um livro que se presta a evangelizar, antes de tudo é uma obra biográfica muito bem escrita  e rica em detalhes  que traça o perfil e a caminhada difícil e cheia de acontecimentos marcantes de um dos maiores evangelistas  . 
Vale a pena conferir!




8 comentários:

  1. Apenas conhecia o título da obra e nome da autora que... até agorinha, lendo seu pos... eu pensava que Taylor Caldwell fosse homem... no geral, Taylor é um nome usado mais pra homem do que pra mulher, porém é como Darcy, Guiomar... em português usados para ambos os sexos...Etienne, em francês usado para ambos os sexos. -- Bem, fui ler uma geral na biografia de Taylor Caldwell e descobri que ela escreveu tb sob uns dois pseudônimos masculinos... assim que meu equívoco pode ser considerado ali emcima domuro, hein? -- Recomendo "O Físico", de Noah Gordon. Se quiser ler sobre o escritor http://www.americasknittingguru.com/americas_knitting_guru_003.htm
    Obrigada por mais um post que ajudou a ampliar meu interesse literário! Você tendo sido ótima.
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão Paz, Taylor escreveu alguns de seus livros sob o pseudônimo de Marcus Holland e Max Reiner. Obrigada pela dica

      Excluir
    2. Edite, eu deveria ter esclarecido algo no meu comentário anterior... em português, o título do livro de Noah Gordon "O Físico" deveria ter sido traduzido como "O Médico", pois o original é "The Physician" e physician é medico, em inglês. Se vc ler o livro, vai gostar muito! E Feliz Primavera!
      Paz

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro. Agradeço a dica! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Edite, hoje de manhã eu tivei a oportunidade de ver um video sobre o Evangelho de Lucas... uma parte apenas. E me ocorreu te perguntar se a autora aborda tb o Lucas do evangelho.

    "Deus é minha 'autoridade', Jesus é meu 'pastor', e o Espírito [Santo] é minha 'teologia'. --Rocco Capra
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paz.O livro "medico de homens e de almas" é um relato da vida do evangelista Lucas. Toda sua trajetória até sua conversão e como começou a escrever seu evangelho. Seu nome de batismo é Lucano, segundo narra a autora. Lucas seria o diminutivo pelo qual ficou conhecido.

      Excluir
  4. Olá Edite! dos quatro evangelista, somente lucas não conheceu Jesus em vida . Mateus escreveu p. os judeus, já marcos enviou o evangelho p. os romanos, enquanto que o quarto evangelho foi enviado p. a igreja, que é o do apóstolo João.
    Lucas por sua vez, enviou o seu para o povo grego, que estava a procura do homem perfeito, apresentando Jesus como o homem perfeito, o Filho do Homem. Como Lucas não conheceu Jesus, ele viveu de consultas e realizou um estilo literário diferente dos demais, que é conhecido como jornalismo investigativo, onde ele entrevistou muitas pessoas, inclusi9ve a mãe do Salvador, Maria, de onde ele tirou bastante referências. Fique na paz!

    ResponderExcluir
  5. Olá Paz, obrigada pelas informações.. Eu realmente desconhecia para quem e onde foram enviados os outros livros evangélicos. Apenas colhi informação sobre a vida de Lucas, narrada no livro em questão. Bjs.

    ResponderExcluir