Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Superação


 
foto google



 nosso poder de conquista

Hoje o programa “encontro” de Fátima Bernardes trouxe-nos exemplos de superação.
Observando Edson dançar capoeira ou samba com extrema maestria, pus-me a pensar em quantas coisas incríveis somos capazes de fazer desde que nos motivemos a isso. É o querer viver, como disse o autor da proeza., é o amar a vida, o aproveitar as oportunidades que ela coloca a nosso dispor.
 É aproveitar uma segunda chance, que a vida nos oferece, aliada à boa vontade e um entusiasmo intenso.
O entrevistado era Edson Dantas , um ex cobrador de ônibus que viu sua vida mudar inesperadamente. Em 1992 ele sofreu um grave acidente de trem e teve sua perna amputada..
São as surpresas, os imprevistos que a vida nos prepara.
Edson passou por um difícil período de recuperação e houve momentos em que pedia a morte. Era preferível morrer do que continuar preso a uma vida agora sem sentido e cheia de limitações. Até a opção de usar uma prótese era recusada.  Sentia vergonha e se considerava uma aberração perante a sociedade. O preconceito morava dentro dele e não com os outros.
Depois de muita conversa,  terapias e acolhimento de parentes e amigos, conseguiram convencê-lo a deixar as lágrimas de lado e continuar a caminhada mesmo que dentro de sua limitação.
A família e os amigos foram muito importantes nessa fase difícil de sua vida. Juntos compraram uma prótese de moderna tecnologia e após a aquisição da mesma a vida de Edson mudou. Hoje ele dança, joga bola e capoeira. Sua vida está totalmente voltada para o esporte.
Sua meta para 2016 é o triatlo.
A historia de Edson é apenas uma das poucas histórias que nos serve de inspiração em momentos difíceis. É no esporte onde encontramos os maiores exemplos de superação, principalmente na época dos jogos paraolímpicos.
Muito conhecido também o caso do modelo e piloto Ranimiro , praticante de parapente, esporte no qual também perdeu um dos membros inferiores. Mas depois de muita luta interior, muito recolhimento veio a superação e a vida continuou .Após uma difícil fase de recuperação voltou aos esportes.
A história também nos relata o caso de Beethoven, que mesmo surdo continuou a compor . Grande parte de suas obras datam de seu pior período de surdez.
Nos dias atuais, atuando na área da musicalidade posso citar como exemplo Andrea Bocelli, cantor de ópera e música erudita e vítima de glaucoma congênito ,culminando com  a cegueira total aos 12 anos .
Todos são exemplos de superação. São pessoas que não se contentam apenas em existir. Elas querem “Sentir-se vivas”. E para isso utilizam as ferramentas de que dispõem e fazem acontecer. Vão muito mais além daquilo que imaginamos que sejam capazes.
Não vivem somente para si, mas para deixar bem evidente a capacidade de superação do ser humano.

foto google



Conheça a história de Ranimiro no link abaixo


Veja a história de Edson Dantas aqui

4 comentários:

  1. Gosto dessas histórias de superação e sempre fazem bem, servem de exemplos aos que reclamam e tudo tem e podem fazer! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Verdade chica. Inspirados nestes exemplos, vamos deixar as mazelas de lado e agradecer por termos tanto , qdo tanto sofrimento existe por aí. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? O programa da Fátima Bernardes evoluiu, mas acho que poderia ser semanal...... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haja tema interessante para segurar a audiência. Concordo com vc. Semanalmente os temas poderiam ser melhor estudados para apresentação. Bfds

      Excluir