Powered By Blogger

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Você é velho ou idoso?

Dia Internacional do idoso

Bem, hoje dia internacional do idoso eu não poderia me abster de deixar aqui umas palavrinhas sobre essa “juventude acumulada” de nossos dias.
Eu não consegui definir ainda quando uma pessoa é considerada idosa. Segundo a sociedade preconiza , beirando os 60 anos a pessoa já é apontada como idosa. Mas segundo o estatuto do idoso os direitos nele assegurados são válidos para aqueles com 60 anos ou mais. No dia a dia, passou dos 50 já é apontado como idoso.
Mas , o que importa não são os anos acumulados numericamente e sim a vida que a pessoa coloca nos anos.Eu, particularmente ainda não encontrei o meu lugar nessa classificação. E assim como eu, quantas pessoas com seu anos acumulados e tão prontos ainda a aprender e a ensinar! O corpo fala de números , mas a cabeça e o espírito fala de vida , de otimismo e boa vontade. Vejo em muitos aquele olhar de brilho e busca por melhorias em qualidade de vida e melhor interação social.
E é isso que me encanta nessa geração de velhos de nossos dias. Temos visto a cada dia mais as pessoas saírem de seu conforto no sofá ou frente de TV a buscar algo mais que dê prazer e deixe a vida mais interessante.
Quando se começou a falar em terceira idade o que tínhamos eram os bailes de 3ª idade procurado por tantos e abominado por outros.
O velho jogo de cartas nas tardes com os amigos também eram os mais procurados. O idoso era visto como aquele apenas apto para dançar ,jogar cartas e viajar. Afinal, o que mais se esperava deles?
Hoje uma reportagem chamou-me a atenção. Mulheres idosas de 60, 70 anos ou mais praticando luta de boxe.
Eu, confesso que fiquei ali boquiaberta. Eu não conhecia essa modalidade de esporte para idosos. Sei, claro, que hoje as mulheres mais jovens aderiram a esse esporte, talvez com a finalidade de modelar o corpo ou perder peso. Uma vaidade pessoal.
Mas, segundo o depoimento das nossas “idosas” ali frequentando, elas estão é muito satisfeitas com a prática desse esporte. Disse o professor que o boxe deve ser visto como um esporte que trará benefícios à saúde e não apenas como um esporte violento. Trabalha a parte respiratória , aumenta a resistência do corpo e do sistema cardiovascular.
Bem, eu não sei se eu faria um esporte tão radical assim como boxe ou voar de asa delta. Sou mais contida. Mas que todos nós já sabemos e está comprovado pela medicina é a necessidade do idoso procurar sempre estimular não só o corpo através de atividades físicas dentro de seus limites, como também exercitar a mente, manter proximidade com outras pessoas. Enfim, fugir do isolamento
.

Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.
Daí a importância do convívio social , fazer parte de programas de integração social, praticar atividades produtivas.
Finalizando quero dizer que essa nova geração de “Idosos” veio prá ficar, desmistificar tabus de que ao velho nada mais resta a não ser amargar sua velhice. 
Veio para transformar e encarar essa nossa sociedade preconceituosa e que ainda desrespeita o idoso em seus direitos adquiridos pelo estatuto, uma das grandes conquistas.
 Veio pronta para enfrentar novas oportunidades seja de melhor qualidade de vida ou mesmo de trabalho.

Está nossa  sociedade pronta para conviver esse novo velho?



Outros títulos abordando "envelhecer"













9 comentários:

  1. Edite, você sempre arrasa com seus textos.

    Parabéns por suas sensatas colocações.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Acho que quem passou dos 70 pode ser considerado idoso.. Rs.. Sinais das mudanças da sociedade. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fábio, vc é "bonzinho" . Mas posso dizer que sou da geração dos "seminovos"...hehehe

      Excluir
  3. Olá Edite, texto perfeito! Bela reflexão para todos, independente da idade... Obrigada pela sua visita no meu blog, volte sempre! Estou seguindo teu Blog, adorei aqui... Feliz final de semana! Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Nossa Edite, obrigada pela visita e comentário. Sua opinião foi muito importante para mim minha querida!
    Quanto ao seu texto eu amei! O descaso com relação ao idoso é tremendo.
    Pela minha idade já sou considerada idosa e dai? Eu não me sinto assim.
    Se quiser seguir meu blog ficarei muito feliz!
    Já estou seguindo o seu é claro!!!

    Beijinhos em sua alma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zizi, gostei do seu blog. Estou tentando me cadastrar como seguidora, mas ainda não consegui. Bjs.

      Excluir
  5. Infelizmente parece que parou de funcionar Edite! Eu estou colocando os blogs nos favoritos. Eu posto sexta ou sábado.


    EU GOSTARIA MUITO QUE FIZESSE O FAVOR DE CURTIR A MINHA FANPAGE!
    EU RETRIBUO COM O MAIOR PRAZER!!!

    MINHA FANPAGE: http://www.facebook.com/ZiziParaOsAmigos

    BEIJOS NA SUA ALMA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora já eztou la cadastrada como seguidora. É so conferir.

      Excluir
  6. Foi a mensagem para a sua caixa de e-mail? tem que confirmar.
    Eu olhei agora não está.

    ResponderExcluir