Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A tradição do "BOM PRINCíPIO DE ANO NOVO"




De onde vem a tradição das crianças saírem às ruas no dia de “ANO NOVO” pedindo doces?

Segundo conta a história, os antigos povos celtas ( século V, DC) celebravam o Samhain,.
SAMHAIN marcava o término do verão em 31 de outubro e início do inverno no dia 1º de novembro. O festival SAMHAIM  era a comemoração da passagem do ano dos celtas, povo que se reunia em tribos e habitava a região oeste da Europa ( Wikipedia)
Início de inverno simbolizava então início do ANO NOVO CÉLTICO., onde se faziam os festejos desde a véspera e no início do ano crianças celtas saíam às ruas pedindo oferendas aos deuses e os adultos pediam lenhas para as fogueiras.
Com o passar dos anos a festa ficou conhecida como Halloween
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas", que conservou a tradição de festejos no dia 31 de outubro.

Acredita-se que seja esta também a explicação para essa tradição do 1º dia do ANO NOVO: uma variação do Halloween.

Na manhã do primeiro dia de ANO NOVO as crianças logo bem cedinho andam pelas ruas da cidade batendo de porta em porta.
Ao serem atendidos , dizem : BOM DIA! FELIZ ANO NOVO!
A maioria dos moradores, como já sabem do costume, esperam pelas crianças e já tem preparados desde a véspera seus “pacotinhos” de doces para oferecer a elas.
Elas agradecem e saem felizes com suas sacolinhas já bem “recheadas”, desejando ao dono da casa um “BOM PRINCÍPIO DE ANO NOVO”

Neste ano eu, ao atendê-las pedi que para fazer algumas fotos.
Gosto de registrar esses momentos. Uma forma de estimular a quem conhece a tradição a não deixar que ela morra , como vem acontecendo em muitos lugares do interior do Brasil.

Vejam as fotos no post seguinte: 


4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Isso não acontece em São Paulo. Rs.... Aliás, desconhecia esse fato. Crianças sapecas hein. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Legal essa tradição!Aqui não existe,mesmo porque as crianças nem podem sair às ruas sozinhas...Pena! beijos,tuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandes centros desconhecem essa tradição, talvez pela dificuldade na aplicação do evento. Afinal, hj é tão perigoso crs sozinhas andar pelas ruas. Mas , aqui no interior é uma festa. A gente já fica esperando com os doces prontos.

      Excluir
  3. Eu Saia Sempre Para Pedir Nossa ficava Muito feliz estou querendo levar meus Filhos para Essa Tradição

    ResponderExcluir