Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Espatódea...

...uma beleza em risco de extinção.
caminho para a academia
 Os amantes das flores, com certeza gostarão de conhecer um pouco mais sobre esta árvore de beleza exótica denominada espatódea.
 Árvore de origem africana, mas que se adaptou  muito bem  em nosso clima tropical.
Com certeza você já deve ter presenciado um belo exemplar como este da foto, perto de sua casa ou em algum parque que visitou.
.
espatódea ainda bebê- deve ter de 4 a 5 metros de altura.
Aqui em minha pequena cidade , de qualquer lugar onde se esteja,ou virando uma esquina, de longe se avista  uma espatódea em floração.
São 4 os exemplares que pelo menos eu conhecia  a sua existência. Também, fica difícil ignorar tão bela floração.Galhos fortes e altaneiros que desafiam o azul dos céus formando uma bela copa colorida atraem o olhar do observador atento.
posto da polícia militar

Quatro  exemplares , preenchendo  com sua beleza os quatro cantos da cidade
 Mas, ainda ontem voltando para casa constatei que bem perto de onde moro há  mais um exemplar. Um bebê em floração, pois ainda não atingiu sua altura máxima. Mas já nos contempla com suas belas flores vermelho-alaranjadas , com seu néctar acolhendo beija-flores e abelhinhas.
 Por ser originária da África, muitos a conhecem popularmente como tulipa africana.



Talvez  por ter seus frutos em forma de vagens,  onde  guarda sementes aladas facilmente dispersadas pelo vento, seja a razão de tamanha proliferação da espécie.


Árvore de crescimento rápido, chega a atingir 25 metros de altura. Com 2 ou 3 anos já podemos admirar a floração que acontece sempre no verão.

Houve aqui e ali suposição de que o néctar das flores da espatódea seria tóxico aos beija-flores.

Mas observadores de pássaros , felizmente já desmentiram tal suposição:
  
Diversos observadores de aves relataram que "nunca observaram beija-flores com qualquer sinal de debilidade ou mortos próximo a estas arvores, a despeito de as frequentarem com grande avidez. Trata-se certamente então de uma falsa suposição, a de que beija-flores também seriam envenenados pelo néctar da espatódea, com base apenas no fato de este envenenamento está comprovado no caso de alguns insetos.

Diante dessa declaração, eu poderia ficar mais tranquila,não fosse também o conhecimento de que realmente sua flores são tóxicas às abelhas e outros insetos, podendo acarretar desequilíbrio do nosso ecossistema por extermínio dos mesmos.
Face ao conhecimento desse fato, há um parecer da Comissão de Defesa do  meio ambiente em que  se cogita a possibilidade de proibição do plantio da espécie.



 http://www.al.sp.gov.br/spl/2007/08/Arquivos/10008251_700324_par1559.txt


Admiremos essa beleza enquanto houver...













5 comentários:

  1. Edite
    Que bom vir aqui e saber sobre essa arvore de flores lindas!
    Eu sempre confundi esse nome espatodea com a flor do flamboyant . Ontem mesmo me perguntava qual seria o nome correto. Pronto! Minha duvida se foi.
    A espatodea tem m significado muito forte para mim. Ao perder meu filho bebe e saindo desesperada e correndo do hospital, uma espatodea caiu entre os mes seios cheios de leite. Essa flor ficou no travesserinho do berço vazio ate que secasse. Meu filho hoje teria 36 anos. Espatodea nao deve fazer mal a beija flores nao, eu acho.m
    Pena nao permitirem o plantio,
    Pra mim a flor. Significa meu anjinho que se foi.
    Bj Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zizi, prazer em recebê-la no meu kantinho. Seu comentário muito me tocou pela história triste que envolve.
      Imagino o significado dessa flor prá vc. Partida, desespero e ao mesmo tempo Amor.
      Bjs. Fk com Deus.

      Excluir
  2. E, Paz , seu comentário não está aparecendo aqui. Sei dele pela página de estatística, mas não é visível aqui. Algo deve ter acontecido.. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Porque minha espatodea não tem galhos

    ResponderExcluir