Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Plantas ornamentais e...cochonilhas


A maioria das pessoas gosta de ter dentro de casa ou em áreas protegidas suas plantinhas ornamentais.

Cuidar desses seres ornamentais, absorve um pouco de nosso tempo, mas é tão agradável poder acompanhar seu desenvolvimento, vê-las verdinhas e “sorridentes” à nossa aproximação. Dizem que as plantas são literalmente verdadeiras sensitivas e se desenvolvem melhor quando “sentem” nosso carinho por elas.

Eu gosto muito de sempre cultivar algum exemplar dentro de casa. Não sou tão feliz assim como algumas pessoas o são no seu cultivo. Mas sou teimosa e persisto.

Já li em algum lugar, Talvez escritos de Pe Fábio de Melo, onde ele diz que “enquanto houver um vasinho com flor na janela de uma casa, ali ainda há esperança de vida”, porque uma planta exige cuidados , exige dedicação, exige que se doe algum tempo a ela E, claro, eu não quero deixar morrer essa esperança dentro de mim...
cochonilhas marrons em forma de placas endurecidas  atacam também os antúrios, minguando-os e atrapalhando a floração

Ultimamente tenho andado às voltas com uma praga difícil de acabar: as implacáveis cochonilhas.

Você já deve ter ouvido falar ou até ter tido contato com alguma espécie dessa praga Elas existem em diferentes formas e cores diferentes. Fixam-se à planta normalmente próximo aos brotos e botões novos e sugam a seiva incessantemente.


cochonilhas brancas tem uma certa preferência por jiboias

Quando percebi pela primeira vez aqueles tufinhos de algodão fixados na minha jiboia , demorei muito até descobrir que eram as tais cochonilhas. 
 Conclusão :não consegui salvar minha plantinha que de viçosa e verdinha foi minguando até a o extermínio total. 
 


Agora a vitima é minha fitônia, bela plantinha verdinha com nervuras claras, conhecida também como planta mosaico. 

Estava linda e viçosa e eu com todo cuidado com ela , qdo de repente percebi que estava minguando. Não deu outra: investigando , verifiquei que estava totalmente tomada de cochonilhas brancas.


Não adiantaram calda de fumo, extração com cotonete ou escovinha molhada em água e detergente. Precisei arrancá-la quase toda. Fiz algumas mudinhas do que consegui salvar.

Ainda hoje investigando o vasinho que já estava ficando tão belo, verifiquei ali também a existência da praga. Fiz alguma poda nos brotos mais atacados, limpei com cotonete e borrifei calda de fumo, mas acredito que vou “perder” também essa mudinha.

Cochonilhas são tão difíceis de erradicar como certas “pragas” que de vez em quando “grudam” em nós. Você pode tomar a atitude que for , mas elas não desgrudam...Estão sempre em “nosso pé”....
************************************************************************************************

No próximo post, tipos de cochonilhas e como combatê-las, ou  melhor, controlá -las por que não se consegue exterminá-las totalmente. Exige sim,  um certo controle , tempo e dedicação.



17 comentários:

  1. Que pena quando essas pragas atacam nossas plantinhas! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São as leis da natureza, não é mesmo. Joaninhas comem as cochonilhas, que sugam as plantas que nos dão oxigênio ou servem de alimento. E assim quebra-se a corrente do nosso eco sistema.......

      Excluir
  2. Eu não sabia o nome dessa praga, mas é realmente uma praga! Acaba com qualquer planta e ela passa de uma para outra! Um horror! Mas, dessa vez não foi nenhuma praga que acabou com meu "jardim interno"... O calor, apesar das regas diárias, deu fim em quase todas as minhas plantinhas de dentro de casa! Que tristeza! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também demorei a descobrir o nome dessa praga. Pergunta daqui, pergunta dali e... bingo ... vamos acabar com as cochonilhas....

      Excluir
  3. Olá Edite, informações preciosas encontro aqui... Adoro plantas, gosto de mexer na terra, ver as folhas se desenvolverem, flores que desabrocham como que "sorrindo" pra vida! Viver sem plantas e sem "amiguinhos de quatro patas" eu não sei...fazem parte do meu dia a dia! Uma abençoada quinta-feira, muita paz! Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe melhor círculo de amizade do que a desenvolvida com plantas e animais. Vc está bem acompanhada

      Excluir
  4. Oi Edite querida, tambem gosto muito de plantas e acho que preciso de mais algumas aqui em casa....

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos sempre renovando nosso ambiente não é mesmo Ani? Isto é muito bom. E como eu disse : enquanto houver interesse em cuidar de uma plantinha que seja, a esperança ainda habita em nós.Abcs

      Excluir
  5. Adoro plantas, tenho algumas já com cerca de 30 anos! estão grandes e lindas e por sorte, nunca me apareceu nenhuma praga!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte mesmo, Lila. proteja-as prevenindo com a poção receitada no blog. Pode pulverizar uma vez por semana como prevenção.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Em casa tinha "cochonilhas", mas nem sabia que tinha esse nome. Rs... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Fábio, blog tb é cultura ...rsss.... Agora q já sabe o nome eo poder dessas inimigas, vamos combatê-las. Abcs

      Excluir
  7. Bom tarde de sábado!!

    Que bom ter amigas assim que ajuda na
    nossa orientação com as plantas valeu é
    lendo e aprendendo gostei

    .Bjusss tenha um bom final de semana

    Abraços

    __________⊰•✿.•°•.•✿⊰Rita!!

    ResponderExcluir
  8. Pois é Rita, vamos sempre nos informando para dar o melhor aos leitores. Abcs . Obgda pelo carinho.

    ResponderExcluir
  9. Edite, já andei a ler que esborrifar as plantas com água oxigenada misturada com água ajuda a acabar com insetos que as atacam e tb as ajuda a crescerem saudáveis...preciso pesquisar em detalhe... isso é praticado na floricultura e na lavoura americana... não sei no Brasil.

    Com licença, vou usar seu espaço para compartir uma dica útil sobre o uso da água oxigenada nos ouvidos para tratar infecção de um modo geral. Para prevenir ou lidar com a gripe e dor de ouvido em geral, pingar 2 ou 3 gotas de água oxigenada no ouvido, ficar deitada com a cabeça de lado por 10 minutos para a água oxigenada atuar… vai borbulhar e isso significa que bactérias ou vírus ou fungos estão sendo destruídos. É preciso fazer isso diariamente, de preferência 2 vezes ao dia, até o borbulhar acabar… no meu caso foi além de duas semanas. A partir daí, passei a fazer regularmente 2 vezes por semana para prevenção ou manutenção pois cresci sofrendo de dor de garganta e problema no ouvido. Passei essa dica para uma pessoa que se dispôs a testar comigo e ela encontrou alívio para o zumbido nos ouvidos (não sumiu de vez, mas aliviou bastante).

    Foi uma prática comum pela Europa e EUA até o final da 2ª Guerra Mundial qdo começou a prática da venda de medicamentos por receita médica e os laboratórios deram por desenvolver mais e mais medicamentos, orientando os médicos para o uso dos novos medicamentos… tudo a ver com $$$. Um médico americano, da velha guarda, trouxe o assunto à baila e desde então tenho visto vários outros médicos americanos conhecidos propagando esse uso… dr. Oz e dr. Mercola entre outros e tb um pediatra que tem programa na TV americana… me esqueci o nome dele. Muitas mães americanas tb fazem uso da água oxigenada para esse fim no cuidado da dor de ouvido e gripe das crianças. Minha amiga que nasceu e cresceu na Europa, agora morando nos EUA, me disse que foi enfermeira lá e no hospital os médicos tb faziam uso da água oxigenada assim como exponho aqui. Na Índia essa prática era comum até a 2ª Guerra Mundial qdo os medicos, orientados pelos laboratórios, começaram a assustar as mães pobres dizendo que a infecção poderia subir para o cérebro… e receitavam antibiótico. O problema do antibiotico é que, além de destruir a flora intestinal, atua unicamente sobre bactéria e não tem poder algum para destruir vírus… pelo visto a água oxigenada pode combater essa tranqueira toda que pode causar infecção… e não tem contra-indicação.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, não conhecia essa indicação da água oxigenada para curar gripe ou dor de ouvido. Prá mim é novidade. Mas não deixa de ser uma boa dica, se como vc mesmo falou tem fundamento na medicina. Minha filha qdo bebê sofreu muito com dor de ouvido, até que foi preciso "lancetar" o ouvido. Procedimento doloroso que não sei se ainda é usado. Dias ateás o filho de minha diarista tb teve uma complicação de ouvido que o estava levando à surdez. Felizmente foi resolvido com medicamentos farmacêuticos. Bjs. Vou procurar me inteirar mais sobre o assunto.

      Excluir
    2. Vai ser difícil vc encontrar algum medico aí que endosse isso simplesmente pq eles não aprendem na escola e nem cresceram com a mãe ou a avó deles fazendo isso. Vou passar um video pra vc... em inglês... dr. Mercola é um dos médicos que endossa essa prática... inclusive há um video de uma mãe que volta e meia levava o filho pequeno pra sala de emergência por dor de ouvido até que ela viu a enfermeira pingando água oxigenada no ouvido do menino, esperar um tempo e mandar pra casa... a mãe deu por fazer o mesmo em casa.

      Hydrogen peroxide = água oxigenada
      dr. Mercola/água oxigenada http://www.youtube.com/watch?v=M0t1K_-YA30
      ele diz que não sabe como e nem pq funciona, pois aprendeu de um paciente dele e ele mesmo começou a fazer... mas há muitos videos de gente americana falando sobre isso... por incrível que pareça, Americano é bem ligado em práticas caseiras... o povo anda pelas tampas com os laboratórios.

      Não estou insistindo na prática... apenas tentando dar exemplo concreto do que comentei anteriormente. Eu comi o pão que o diabo amassou a infância e parte da adolescência com problema de garganta e de ouvido e meu pai não deixou operar. E descobri que qdo a gente vai envelhecendo esses problemas começam a dar o ar da graça novamente!!! E finalmente encontrei um jeito de lidar com a perrenha.

      Outra coisa... nos EUA qdo a criança está com gripe... resfriado... dor de garganta dor e de ouvido... a primeira coisa que os medicos fazem é suspender todo produto lácteo, inclusive leite. Isso me deixou encafifada... pesquisei e descobri que todo laticínio promove o aumento do mucus na região ligada a otorrino-laringo-logia, por assim dizer.
      Paz

      Excluir