Powered By Blogger

domingo, 4 de maio de 2014

Fica conosco Senhor!

 Lc 24,13-35
Fica conosco Senhor...
Esta é uma das passagens bíblicas que considero bela e de um ensinamento profundo
Não só chama-me a atenção  como também me comove pela  simplicidade com que é relatada e a presença natural de Jesus que acompanha os discípulos naturalmente sem se manifestar esplendoroso como poderia tê-lo feito.

Cito abaixo alguns detalhes que considero importantes na passagem bíblica

  •   a solidão dos dois discípulos a caminho de um povoado de nome Emaús
  • a desesperança e a tristeza de ambos , sentindo-se decepcionados e até frustrados com o Mestre, aquele a quem julgavam seu Salvador. Aquele que libertaria  Israel
  • a falta de fé : haviam convivido com Jesus durante tanto tempo , viram milagres, acompanharam suas pregações e no entanto esqueceram-se das profecias anteriores assim como também de que  Jesus havia prenunciado seu calvário, morte e ressurreição.
  • A aparição silenciosa de Jesus, que não se impõe. Apenas caminha com eles, ouve , inteira-se dos fatos dando-lhes alento.
  • A caminhada vai se tornando mais suave a partir do momento que Jesus caminha com eles, explica-lhes as escrituras
  • Jesus que se apresenta sem nenhum sinal externo de glória, na simplicidade como um “igual” que caminha ao lado dos dois.
    Fica conosco Senhor, pois já é tarde e a noite vem chegando” (29 ): É Jesus devolvendo àqueles homens a confiança, a alegria da fé e da esperança no Messias, mesmo que ainda não o tivessem reconhecido.
  • O reconhecimento final da presença de Jesus na caminhada com eles:”Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as escrituras?” (32 )
  • o reconhecimento também pelo gesto de Jesus: a partilha do pão: Na passagem acontece o gesto de Jesus que faz com que aqueles discípulos abram os olhos e O reconheçam: na partilha do pão – na celebração da Eucaristia. Jesus repete os gestos que fez na última ceia: toma o pão, o abençoa, reparte e o entrega.
É assim que podemos reconhecer Jesus presente em nossas vidas: na caminhada conosco, buscando-o através de sua Palavra e na celebração da Eucaristia. 
Estes dois discípulos que demoraram tanto para reconhecer Jesus caminhando com eles, representam todos aqueles que não tem uma fé consistente , que perdem a esperança diante de um suposto fracasso
 Pode acontecer que diante dos problemas e dificuldades da vida, sentimos desiludidos, mas Jesus caminha ao nosso lado, e abre-nos os tesouros das escrituras e por seu Espírito, instrui nosso coração.
Desfaçamos a nossa cegueira, abandonemos nosso desânimo e estejamos atentos para perceber a presença de Jesus caminhando conosco.

"Fica conosco Senhor!" 

9 comentários:

  1. Uma linda mesnagem e súplica!! Ótima semana, um beijo e tuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Edite,
    Linda mensagem de encorajamento...
    Somente uma fé consistente, nutre e fortalece nosso espírito,
    e nos aproxima de Jesus.
    Que possamos reconhecê-lo caminhando e falando conosco...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Mensagem da palavra de Deus muito edificante.O maravilhoso é que Ele morreu, mas ressuscitou para ficar conosco e nos dá vida eterna.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Que linda essa passagem,Edite! Eu adorei a sua explicação e ter a certeza de Jesus ao nosso lado é um alivio imenso! Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a todos, volto a dizer que considero essa passagem do evangelho uma das mais belas . Fala-nos de um Jesus generoso, amigo e compreensivo. Eu sempre me emociono quando leio esta passage. Sinto realmente a bondade de Jesus , sua presença amorosa e lastimo pq muitas vezes o ignoramos. Abcs a todos.

      Excluir
  5. Oi Edite,
    Linda mensagem de uma passagem de Deus com seus apóstolos
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Você está assistindo Milagres de Jesus? É uma bela série. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Já vi alguns episódios, mas nunca consigo assistir a todos. Estou com distúrbio do sono e às vezes durmo cedo demais e acordo na madrugada. Mas qdo posso assisto.
    Abcs

    ResponderExcluir
  8. É comovente, sim, também pelo facto de depois de Jesus nos "deixar", tantas vezes a caminhada se faz mais dificilmente, porque nem sempre O sabemos ou conseguimos escutar...

    Um beijinho assim __________________

    ResponderExcluir