Powered By Blogger

sábado, 26 de julho de 2014

Caminhando para o inverno da vida


imagem de arquivo próprio
Sentada no sofá ao lado do leito eu aproveito os primeiros  raios de sol que penetram pela janela  do quarto pela manhã  e aqueço meu corpo ainda meio entorpecido pelo frio da noite.
 A madrugada foi fria, muito fria... O frio característico da estação aliado  ao frio peculiar do quarto de hospital aumenta a sensação de inverno no corpo e no coração.
 Aberto no colo eu trago o livro de Anselm Grün : "A sublime arte de envelhecer".

Logo no início do livro ele compara metaforicamente a velhice com o outono no auge de sua beleza , suas maravilhosas cores outonais e a amenidade do sol.
 O envelhecer "outonal" seria a fase do "contemplar e usufruir " o belo. Nesta fase já não há a necessidade premente de produzir. Os frutos já estão ali. É hora da alegria da colheita. Hora de provar dos frutos e também experimentar coisas novas.

Naturalmente, depois do outono vem o inverno que também tem sua beleza. Estação onde predominam a calma , a tranquilidade do aconchego. Momento de serenidade marcados pelo calor físico e humano.
Mas, não se pode esquecer que tanto o outono como o inverno podem ser marcados também por experiências negativas. Podem advir tempestades que arrancam árvores,  destelham casa e desabam morros, assim como também geadas e até avalanches em territórios mais inóspitos.

Faz parte da arte do envelhecimento ver o outono e o inverno da vida em sua beleza , mas também aceitá-los em sua dureza. Descobrir  mesmo em meio a aflições o amor , a paciência e a aceitação que pode dar um aspecto novo e aquecer qualquer época da vida.

Meu olhar se volta para minha mãe no leito ao lado. Vejo nela o fluir constante do inverno. Um inverno  frio e cinzento marcado por imprevistos que a debilitaram . Marcas de tempestades geladas  que a levaram a um sofrer calado  como a dizer: "Estou aqui ,Senhor!. Faça de mim o que quiseres."
Durante o inverno frio e cinzento de sua vida, muitas nevascas, um gelo  que só é aquecido pelos nossos cuidados e infalivelmente a presença do Senhor!



5 comentários:

  1. Oi Edite,
    Forte e triste postagem, eu presenciei minha mãe 10 dias no hospital até ter uma morte horrível.
    Nem quero pensar,. Doeu
    Bom sábado
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  2. Que lindo,Edite! Belas reflexões sobre a vida e suas fases! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Querida Edite,que belo e comovente texto! Tantas reflexões importantes que colocou e a vida é uma constante mudança de ciclos que temos que aprender a nos adaptar. Estimo as melhoras de sua mãe! bjs,

    ResponderExcluir
  4. Olá Edite,

    Melancólica reflexão nesse ambiente tão frio de quarto de hospital, que traz desconforto ao corpo e à alma, principalmente quando estamos acompanhando ou assistindo um ente querido. Sei bem como é angustiante. Saber envelhecer é mesmo uma arte e embora os outonos e invernos da vida prometam serenidade e paz, também podem trazer furacões, conforme você muito bem salienta.
    Que Deus ampare e abençoe sua mãe e toda a família!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. As estações trazem beleza e também amargor, na vida. E não gostaríamos de sentir o frio que atinge a alma, em certos momentos. Sofremos mais com a dor de entes queridos que com a nossa. Companhia, cuidado e carinho são alentos que mostram amor e que alegram o espírito. Que Deus abençoe sua mãe e dê a toda a família serenidade para vencer o desafio. Fique bem, Edite. Bjs.

    ResponderExcluir