Powered By Blogger

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Decidi...



A manhã ainda estava muito fria hoje. Foi então que decidi que meu retorno às atividades físicas teria que acontecer apesar do frio resistir. Uma vez que manhãs mais quentes anda difícil de se encontrar por aqui, hora ou outra eu teria que voltar.

Fui caminhando até a academia que fica a algumas quadras de casa. Mas o vento gelado que batia no rosto pareceu-me duplicar o percurso.
É primavera, o tempo não deveria estar mais quente e aconchegante ? Essas variações climáticas tem -nos surpreendido ultimamente.

Sei que não foi uma boa opção eu ter desistido de minha rotina diária na prática de exercícios físicos durante o inverno. É de consenso geral que durante o inverno o corpo gasta mais energia para manter-se aquecido . Também ingerimos alimentos mais quentes e calóricos. Deixar de praticar atividades físicas no inverno resulta em perda dos benefícios ganhos anteriormente , inclusive condicionamento cardiovascular, além de uns quilinhos a mais... 

 Nosso corpo pode ser comparado a um motor de carro que em tempo frio demora pegar. Assim também acontece conosco. Ficar parado só aumenta o entorpecimento dos músculos.
Ah, mas eu fui ficando... ficando enroladinha no meu edredom tão quentinho.
Parecia mais uma lagarta no casulo. Mas chegou o tempo da metamorfose e eu então hoje saí logo pela manhã e me senti uma borboleta ainda um pouco entorpecida pela manhã fria, mas disposta a percorrer o jardim.

Enquanto fazia meus exercícios lembrei-me de vovó Dolores.
Vovó Dolores é de Uberaba, Minas Gerais , tem 98 aninhos e é dona de uma energia invejável.
Vi o seu vídeo no programa “BEM ESTAR” da Rede Globo.. .
Sua alegria e disposição é contagiante. Com uma disposição de dar inveja a muitos mais jovens, faz exercícios , em casa mesmo, três vezes por dia. E ainda insiste alegremente: 20 vezes, vinte vezes...
Sei não, mas talvez seja o exemplo de Dona Dolores que tenha me contagiado....
E, pode ter certeza, a sensação de bem-estar e tarefa cumprida foi incrível!


Parafraseando Walt Disney , em seu texto “Aprendi e decidi:”
E assim , depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi voltar a me exercitar..."





4 comentários:

  1. Bela decisão e exercícios fazem bem!! bjs praianos, quase voltando!! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Edite! Parabéns pelo esforço. Afinal, disciplinar para a prática de exercício físico não é nada fácil. Beijo e ótima semana! Renata

    ResponderExcluir
  3. Exercitar é preciso, Edite. No frio ou no calor movimentar o esqueleto faz bem.Nunca deixo de fazer minhas caminhadas matutinas chova ou faça sol.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é disciplinado... Vá em frente1 Gostaria tb de ser tão disciplinada assim. Abcs

      Excluir