Powered By Blogger

domingo, 19 de outubro de 2014

horário de verão?! Odeioooo....



Eu já disse aqui que odeio o horário de verão?
Claro que sim, mas vou me fazer repetitiva . Desculpem os adeptos, mas é a minha única oportunidade de protesto.
Não me acostumo com ele e tenho certeza que não me acostumarei. Quem inventou esse famigerado horário de verão não deve trabalhar nadinha e nunca depender de horários fixos.
 
Eu também dependo pouco de horários fixos. E esse pouco que tenho que obedecer relógio, já me incomoda muito. Estou sempre atrasada, não consigo conciliar minhas refeições com o tal horário, sono  e etc e tal. Tudo que é disciplinado pelo relógio fica uma confusão só. 
E esse pessoal que se levanta às cinco da matina ? Crianças de escola , quem depende de ônibus... horrível!

Eu me lembro que quando ainda exercia a função do professora, muitas crianças não entendiam bem,por mais que se explicasse. E se alegravam pensando que iriam sair uma hora mais cedo.
Toda essa mudança na rotina acaba por causar mais prejuízo do que benefício

Levantar uma hora mais cedo ,gera cansaço, irritação, baixa produtividade , stress e até instabilidade vascular. . Pesquisas mostram que o tal horário,  apesar de ter sido adotado por uma boa causa: economia de energia em horários de pico, causam mais mal à saúde do que o benefício gerado com a tal economia de energia elétrica.

E será que temos mesmo uma economia substancial de energia que compense o sacrifício?
Sei não, porque no fritar dos ovos , nem se fala muito nisso. Parece que é segredo de estado e não interessa à população, aliás, a quem se deveria realmente prestar contas.
 
Será que não tem alguém lá no plenário disposto a baixar um decreto que acabe com esse flagelo?
Enquanto isso vamos nos iludindo com a extensão das tardes que alegram aqueles que dizem ter tempo para “produzir mais”,mais tempo para caminhadas , happy hours... Vamos nos acostumando com o desconforto, com o cansaço diário pela hora perdida, o stress e até a irritação.
 
Felizmente , as férias escolares logo começam e as pobres crianças podem ficar livres do acordar antecipado. E como se não bastasse , vamos ter que suportar esse horário uma semaninha a mais.
Bem, mas até lá , espero ter me adaptado melhor. Fazer o quê , não é ? Mas com certeza, a princípio, meu relógio biológico vai entrar em pane!
*******************************************************************************

 Eu andei me informando aqui na net e vi que esse horário realmente causa muita polêmica. Tudo que eu disse foi apenas como cidadã leiga  que abomina esse tal horário e torce pelo seu fim.
 Mas tem gente estudiosa, bem informada que também questiona sobre o assunto: VEJA .....


No Brasil, existem muitas dúvidas sobre a metodologia que o MME  (Ministério das Minas e Energia ) utiliza para sustentar a existência dessa economia de energia durante o HV. A avaliação do consumo de energia elétrica nos período do HV, vis a vis ao período sem HV, parte de premissas extremamente questionáveis, já que embute uma enorme gama de imprevisibilidades, generalizações e condições diferentes como adaptações do corpo e dos hábitos diários das pessoas, nível de chuvas, nebulosidade, temperatura ambiente atípicas, férias escolares ou laborais (que impõe a mudança do horário de consumo das famílias) etc.
 
Esses fatores contaminam qualquer amostragem estatística que possa se sustentar. Ainda que, essa amostragem estatística - com tantas variáveis já comentadas - fosse confiável, o nível de incerteza associado seria tão alto que o valor em torno de 0,5% com certeza está dentro da margem de erro. Ou seja, uma grandeza que deveria ser solenemente ignorada.

Leia o artigo todo , clicando no link abaixo. Você verá que realmente estão nos fazendo de bobos, simples marionete nas mãos de quem ignora o bem estar da população.
 
http://ofrioquevemdosol.blogspot.com.br/2014/02/horario-de-verao-especialista-questiona.htmlhttp://ofrioquevemdosol.blogspot.com.br/2014/02/horario-de-verao-especialista-questiona.html
*******************************************************************************
Quer saber sobre o projeto de lei para acabar com o horário de verão?
Clique aqui



9 comentários:

  1. Esse horário realmente causa transtornos a alguns. Eu como ando numa fase de dormir pouco, nem mais dou bola,rs bjs, lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Edite!
    Realmente, no começo é de se estranhar... Depois vai ficando mais tranquilo e tiramos vantagens dele... Nos dias chuvosos sentimos mais, né?!
    Um abração e carinho...

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente eu detesto a mudança da hora quer seja para o Verão ou Inverno!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Edite! Eu não vejo muita diferença entre uma hora a mais ou a menos, digo isto porque quando fazemos viagens longas cujos fusos horários são muito diferentes, aí sim acredito que o corpo possa entrar em pane e o relógio biológico descoordenar. Talvez seja algo mais psicológico.
    Quanto à economia de energia, eu também nunca caí muito nessa história não. E no Nordeste parece que não fazem né?
    Beijo grande e uma semana fantástica para ti!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus que aqui na Bahia há três anos ficamos livres dele para desespero dos empresários que querem, a toda força, retornar o famigerado.
    Era uma luta quando tinha esse horário por aqui. Ficava com prisão de ventre por muito tempo, quando tudo se normalizava, o horário acabava e aí tome prisão de ventre novamente. Era terrível!
    Quanto à economia de energia é pura balela. É só para privilegiar alguns setores. Veja: acorda-se mais cedo e acende-se tudo, sai-se mais cedo e as luzes continuam acesas.É o país dos poderosos.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vou mudar prá Bahia...rssss. vale tudo prá ficar livre dessa abominação. Abcs

      Excluir
  7. Ah, minha gente... ( Lilás, Mi, Chica e Anete) esse horário me causa tantos transtornos... E tenho um séquito de seguidores ....rsss Abcs a todos e obrigada por terem deixado sua opinião.

    ResponderExcluir
  8. Edite, nos primeiros dias, o sono demora para chegar. Depois, acabo me acostumando e até gosto das longas tardes (ilusão, já é noite rssss). Mas tenho conhecidos que não se adaptam e sofrem durante todo o período. Bjs.

    ResponderExcluir