Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Novembro sinalizando término de ciclos



E novembro chegou sinalizando quase final de ano.
Dou uma olhada para trás e me surpreendo: Puxa...mas tudo passou tão rápido!
Onde foi que me perdi, onde foi que adormeci... parece que há tanto ainda a fazer., apesar do muito que fiz e o pouco que deixei de fazer ...

Para muitos já é hora de ir se preparando para encerrar mais uma etapa., acelerando projetos , terminando os inacabados...
Novembro é assim, já chega sinalizando férias escolares, fim de mais um ciclo de estudos para alunos e professores.
São os alunos se preocupando com as notas finais, os professores com a avaliação final, os conselhos de classe... . Festas de formatura acenando.... Hora de pensar no vestido de baile e naquele pretendente para rodopiar no salão...
O comércio já se preocupando com os itens de Natal, muitos já se aventurando previamente na decoração e produtos natalinos... Mais uma vez o comércio se adiantando à chegada do menino Deus com seu apelo consumista.
Liturgicamente, o tempo do Advento (do latim adventus = chegada) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Época em que então a Liturgia estará toda voltada para o nascimento do Menino Deus. Época em que também deveríamos estar com nossos catequizandos e prepará-los para verdadeiro Natal:o Natal do verdadeiro encontro com Cristo que leva ao desejo de renovação interior.
Brilhos e luzes de Natal são apenas fatores externos que tornam a festa mais bonita e luminosa.
 Os cânticos de Natal devem tocar o nosso coração e aproximar-nos do mistério natalício de Cristo.
 As luzes das ruas devem direcionar-nos para a verdadeira Luz. Aquela que deve brilhar sempre em nosso coração.

E assim, em clima de final de ano encerrou-se também mais um ciclo da catequese. Uma pena , porque eu estava tão animada com minha turminha. E, acreditem se quiser. Disseram ahhhhh... quando anunciei o término. Uma surpresa para mim, sempre pensei que estavam ali apenas para cumprir mais uma etapa dos sacramentos. E não é que se revelaram aprovando com entusiasmo aquele momento semanal?
Encerrar a catequese neste clima de “quero mais” foi reconfortante para meu ego, confesso. Mas, preocupa-me deixá-los num momento em que a catequese deveria se fazer mais presente. 
Ao mesmo tempo sinto-me reconciliada comigo mesma, com a consciência do dever cumprido, mesmo que dentro de minhas limitações.

Bem , mas na vida é assim, estamos sempre Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. , (  Fernando pessoa)
E assim , a vida vai se renovando a cada dia, a cada mês, a cada novo ano . As coisas passam, e o melhor é deixar que elas se vão e se preparar para uma nova etapa com verdadeiros sentimentos de amor e paz, esperança e desejo de uma vida alegre e saudável na benignidade do Senhor.








10 comentários:

  1. Lindo texto e a vida é assim! Mas parece que estamos voando muito rapidamente ao fim do ano, cada vez mais! Pena! Não gosto desse ritmo louco! bj,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  2. É Chica e quando sentimos que passou depressa demais, é como se o tempo estivesse nos escorrendo pelos vãos dos dedos. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tenho a sensação de que, há pouco tempo, estávamos vivendo a mesma época. E já se passou um ano. O tempo voa. A sensação de dever cumprido é que proporciona prazer. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. O tempo passa rapidamente... Ele não para, dispara...
    Bonito texto, Edite! A high tech é uma coisa ótima, mas ela contribui demais para que a sensação do tempo seja ainda mais acelerada... Fazer o quê?!
    Beijos... Boa 3ª feira...

    ResponderExcluir
  5. Oi Edite! Gostei muito das suas palavras e das palavras de Fernando Pessoa. É assim mesmo, fechando e abrindo portas. Beijo e ótima tarde! Renata

    ResponderExcluir
  6. Pois então, minhas amigas , Anete, Maria Rosa e marilene, me faz lembrar aquela canção de Caetano \: Tempo...tempo... tempo...Abcs

    ResponderExcluir
  7. Oi Edite, é mesmo, parece que ontem foi ano novo!
    Beijos e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi Edite :)
    O tempo está andando rápido demais...
    Gosto do clima natalino e seu real significado,
    e me desagrada muito o apelo consumista que esta data traz.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do seu post, aliás como tantos outros . Vc tem uma maneira suave de nos passar a mensagem. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou. Meu estilo de escrever é assim sem palavras rebuscadas onde procuro deixar clara a mensagem. Muitos vivem tão atarefados que não atentam para esse correr do tempo que nos foge pelos vãos dos dedos. Volte sempre.

      Excluir