Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O poder da gentileza



Bem, o dia mundial da gentileza aconteceu ontem. Mas , partindo do princípio de que as “gentilezas” nunca devem ser esquecidas, pois devem fazer parte de nosso dia a dia, ainda é tempo de falar sobre o assunto.

Acontece que nos dias de hoje gentileza é figurinha difícil A rotina diária das pessoas sempre apressadas e até mal humoradas faz com que regrinhas básicas para um melhor relacionamento acabem esquecidas

E então, voltadas apenas para sua próprias necessidades vão se tornando insensíveis , o individualismo as prende em si mesmas tornando-as também egoístas.

É comum vermos hoje desentendimentos gerados por conflitos pequenos e que poderiam ser resolvidos com paciência , compreensão e respeito . O esbarrão rua, a invasão do assento alheio, o lugar na fila, o barulho que o vizinho faz , a demora no trânsito tudo acaba gerando discussões por vezes com consequências danosas e até irreversíveis.


Notaram que não estou dizendo apenas de gestos educados de bom dia ou boa tarde, desculpe, por favor  e etc, apenas para cumprir regras de etiqueta. Claro que eles são importantes  e simpáticos rendendo descontração e confiança. 
Mas, eu penso que  gentileza vai muito mais além.. Ser gentil é ter uma maneira diferenciada de ver o mundo. É querer nele ser agente transformador . 
A maneira com que as pessoas se relacionam é que propiciará formas de ter um mundo melhor e mais humano. Se queremos um mundo menos doentio , se queremos um mundo onde possamos viver de forma mais equilibrada , se queremos evitar conflitos , nossas atitudes precisam ser coerentes com aquilo que almejamos. 
É preciso que repensemos a maneira como estamos nos relacionando com as pessoas. É na maneira com que nos relacionamos com as pessoas que vamos exercitar formas de evitar conflitos , apaziguar ânimos, respeitar o espaço alheio e por aí vai.


Hoje mesmo vi uma reportagem na TV sobre brigas de estudantes na escola.
 Não, eu não me expressei bem! Não são brigas. São verdadeiras lutas livres filmadas pelos colegas que afastados a tudo assistem para depois com um prazer mórbido colocar as imagens nas redes sociais..

Eu fico pensando que tipo de relacionamento devem ter essas famílias onde os filhos não ouvem os pais ou os pais não orientam seus filhos para um a convivência saudável. Pelo contrário , a mídia já nos mostrou casos em que as próprias mães em vez de apaziguar a luta também se estapeiam junto com as filhas.

Onde estaria a falha ? Na família? Na escola? Na sociedade exigente e competitiva dos nossos dias ?


Cada um que pense, que se auto avalie e se conscientize da importância da boa atuação de cada um de nós para o próprio benefício e consequentemente da sociedade em geral.

Porque gentileza e educação se aprendem a partir do nascimento, e se aprimoram à medida que crescemos e passamos a interagir com o mundo à nossa volta.

14 comentários:

  1. Que lindo texto e as gentilezas deveriam fazer parte de nossas vidas. Pequenos gestos que podem mudar até dias de alguém...Fazem muito bem pra todos! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Edite. Claro que as "palavrinhas mágicas" que citou são super importantes, inclusive para uma boa primeira impressão e devem fazer parte do nosso cotidiano, mas não é só isso que se resume a gentileza. Concordo contigo.
    Sobre essas lutas, ainda não cheguei a ver no Facebook, mas estamos numa época que UFC, aquelas lutas que o povo se degladia até verter sangue no chão, tem se tornado um programa familiar. É, eu vejo famílias reunidas assistindo aquilo.
    Tem que ter uma cabeça muito boa para não sermos influenciados pela mídia.
    A sociedade em si está doente.
    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo Mi, como eu disse é preciso ter uma visão mais ampla , um olhar diferenciado para o nosso próximo para não querermos a ele o que não queremos para nós. Bjs. Vc sempre muito atenciosa. Bom domingo.

      Excluir
  3. Boa tarde Edite,
    Muitas desavenças e conflitos, seriam evitados,
    se as pessoas exercitassem a gentileza.
    E ela só traz coisas boas,
    seja para quem a pratica ou a recebe.
    Gostei do texto bonito e reflexivo...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Clau. As pessoas estão mesmo muito individualistas , o que gera egoismo de parte de alguns. é cada um para si, voltado seu bem estar. é como se diz :" o maior engole o menor " Bom domingo

    ResponderExcluir
  5. Edite, quem vê desrespeito e falta de educação no lar, vai ter esse comportamento como normal. Por isso creio que a base está na família. Mas se estende, já que observar e conviver com pessoas educadas e gentis também serve de exemplo. Se procuramos vencer a irritação, a intolerância, a pressa descabida, certamente seremos mais educados com as pessoas, o que é, de fato, indispensável para a harmonia, em todos os núcleos sociais. Um ótimo texto. Tenha uma linda semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia, Edite!
    Texto muito bom!! Penso que a gentileza vem da formação familiar. A EDUCAÇÃO anda tão largada, ou melhor, tão "destruída", que os efeitos são terríveis... As influências dos meios de comunicação se alastram de uma maneira muito negativa...

    Mas, sejamos gentis e espalhemos a PAZ que vem dos Céus... Deus é Fiel!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Edite! Que tenhamos sempre a sabedoria de sermos gentis. Excelente post! Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Edite!
    Lindo seu texto, gentileza abre portas e é tão simples ser gentil.
    Um abraço cara amiga e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Belíssimo texto! Gentileza gera gentileza! Bjks e uma semana repleta de paz! Tetê

    ResponderExcluir
  10. Oi querida Edite, vim lhe desejar uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Edite
    Que bom ver nossos semelhantes compactuando com a gentileza aqui no virtual e na vida real!!!
    Bom final de Sábado!!!
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir
  12. O mundo anda carente de gentilezas , Roselia e praticá-las aq não deixa de ser uma forma de disseminá-las tb na vida real. Bjs .

    ResponderExcluir
  13. Gentileza está se tornando uma arte nos dias de hoje. Feliz e sábio aquele que usa as pedras que lhe atiram e as usa para construir um castelo.

    Lindo texto.

    Gisley Scott
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir