Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Resenha do filme :Só resta a esperança

ou "uma questão de honra"

 

Um filme emocionante , triste e ao mesmo tempo lindo .
Sabe quando se diz que “Foi tão lindo que chorei “ … pois sim , um filme capaz de levar às lágrimas até os mais durões e controlados como eu...
Um filme inesquecível. Desde que assisti pela primeira vez , as cenas e o enredo não me saíram da cabeça . Marcante mesmo, pois assim que o encontrei no YouTube , cenas marcantes imediatamente me vieram à memória .

Já fazia bem uns dez ou 15 anos que havia assistido pela primeira vez. Havia esquecido-me do nome , mas a saga da família de Elmer Jackson , eu  nunca me esqueci.
Um filme , dito que baseado em fatos reais . História que se passa na década de 40 e filme lançado no Brasil por volta de 1987

Uma  família pobre , mas feliz . Elmer pai de 4 crianças . 
Quatro crianças , quatro destinos que a vida se encarregou de traçar após a morte da mãe 
diante do túmulo da mãe


Elmer, um pai disposto a educar sob seu paternal olhar amoroso, seus 4 filhos agora órfãos de mãe.
Trabalhador incansável , apenas precisando se estruturar , encontrar a melhor saída para junto com seus filhos continuar a vida , evitando -lhes traumas maiores .
  E foi assim que Elmer , em busca de ajuda, procura o serviço social de sua cidade.
 Então começam todos os problemas . O estado , representado pela assistente social , achou “por bem"  tirar as crianças de Elmer. Julgava-o sem condições financeiras para cuidar das crianças.
 E um dia , após chegar do trabalho encontrou a casa vazia. Todos tinham sido levados . Foram  em vão os esforços de Elmer para reaver as crianças .
 Segundo o Estado ele não tinha condições financeiras para educar os 4 filhos.as crianças não ficariam bem num ambiente ausente da figura feminina da mãe. . Melhor seria que ficassem sob a responsabilidade do Estado até que ele se mostrasse à altura de recebê-los .
E assim , Elmer se lança de corpo e alma ao trabalho. , sempre tendo em vista um dia reaver as crianças , que ele  nem mesmo sabia onde estavam.
E as crianças , peregrinando de asilo em asilo , internadas em casa de debiloides e até em manicômios. Um Horror , acompanhar o peregrinar das crianças.

Todos é claro , com o tempo foram ficando com sequelas físicas e psicológicas adquiridas por mau tratos. Seja físicos ou por pressão psico-emocionais. . Apagaram da mente a imagem do pai. Julgavam-se esquecidos , abandonados . 
O menorzinho , nem sequer lembrava que tinha um pai e irmãos . Quando foi separado dos irmãos tinha talvez uns três aninhos.
Após 3 longos anos de sofrimento para todos, Emerson se encontra em condições de resgatar  as crianças. Casou-se novamente , tem uma mulher que lhe apoia e construiu com sua habilidade de carpinteiro uma casa grande (exigência do Estado ) para acolher seus filhos.
 Finalmente é possivel reaver as crianças   que já haviam perdido a esperança , fé e confiança nas pessoas,  . Não reconheceram o pai . O sofrimento apagou da memória deles a imagem paterna . Traziam vícios de comportamento , rebeldia , frustrações . Era difícil acreditar que finalmente encontravam alguém que realmente os amavam... 
O resgate do filho mais velho é de levar às lágrimas . O único que apesar das sequelas , guardava na memória a imagem de um pai amoroso e protetor que nunca o abandonaria . Sentia-se vítima do sistema . E quando falou com o pai , após longos anos de ausência sofrida … ah, não dá prá segurar . As lágrimas brotam...

Avaliando todos os fatos do filme , haja visto, década de 40 , eu fico a pensar nas nossas crianças . Ainda em dias de hoje , pleno século XXI, quantas crianças não são separadas dos pais por "n" motivos que o Estado em sua soberania acha justo retirá-las do ambiente familiar. ..
Há que se ter muito discernimento , avaliar muito bem cada caso para não cair em erro gravíssimo.
Pobreza e a ausência de uma casa grande e confortável não é motivo para que se retire uma criança do convívio de seus familiares. Sempre haverá na família alguém disposto a ajudar na formação das crianças em questão.
Infelizmente , Elmer caiu na avaliação equivocada e mal embasada de uma assistente social intransigente e sem sensibilidade alguma . E mesmo hoje, apesar da proteção da criança pelo ECA , não podemos dizer que fatos assim equivocados não aconteçam , colocando em risco a segurança das crianças que crescerão com mais traumas do que se partilhassem do convívio amoroso da família mesmo que na pobreza.
 Havendo Amor , supera-se com mais facilidade os problemas!


 Assista ao filme por DVD ou acesse o link abaixo em seu computador ou tablet :
.





12 comentários:

  1. Boa noite Edite, um filme que pela sua excelente discrição deve ser bem emocionante e embora passado na década de 40 muito se adequa ao que ainda hoje se assiste!
    Há que haver um mínimo de condições para as crianças, mas o amor dos progenitores é o mais importante!
    Grande coragem desse pai!
    Obrigada por compartilhar!
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edite, rectifico a palavra : descrição e não como escrevi por lapso)!
      Desculpe.
      Ailime

      Excluir
    2. Concordo plenamente , Ailime . Com amor tudo se supera . Abcs

      Excluir
  2. No que concerne à proteção da criança, nos EUA, existem duas agências (por assim dizer): uma tratando de remover as crianças dos lares onde há maltratos; a outra tratando de cuidar da disfunção emocional da família pra que todos vivam bem. Essas duas agências dependem do dinheiro do governo; cada agência recebe sua cota... e qto mais casos cada agência apresenta, mais dinheiro o governo libera no próximo ano. Como veem, é tudo a luta por obter mais dinheiro a qq preço.

    Eu sei pq já trabalhei no sistema... de um lado eu prestava contas para a agência que queria remover o menino dos pais; de outro lado eu tratava com a agência que queria marcar reuniões para sessões de psicologia pra resolver os problemas familiares. Contudo, o mal tem uma força tremenda e quase sempre sai vitoriosa nessa batalha a agência que a qq preço quer e se empenha em separar a criança e botá-la em lar substituto que muitas vezes a coisa fica até pior do que o lar biológico.

    Sobre o filme... fui ler comentários no Youtube. Li comentários em port e tb em ingês... a neta do Elmer, fllha de um dos filhos, possivelmente do mais velho, em 2001 deixou um comentário na página do filme dizendo que o pai dela foi o único que conseguiu sair da embrulhada com uma attitude de Vou Vencer... e mesmo assim foi difícil ele ser pai de família.
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá paz , vc sempre fornecendo informações valiosas . Eu nada sei sobre as leis de proteção à criança no sistema americano, mas o filme mostra que na época as leis eram bem rígidas e até desumanas. Se tiver oportunidade assista ao filme em DVD ou mesmo pelo Youtube. e verá como uma família teve seu caminho totalmente desviado apenas embasado na opinião de uma assistente social. Li vários comentários sobre o filme , mas esse da neta de Elmer não conhecia.Aliás , fica sempre um ponto de interrogação sobre o destino que tiveram os filhos traumatizados e sofridos em questão. Abcs.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Eu sou tradicional.. Sempre assisto filmes no cinema e raramente agora na TV... No computador, jamais!!!! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora Fábio , eu tb sou resistente a filmes em computador , mas o TABLET facilita tanto. ..Mas vc poderá adquirir o DVD e garanto que não vai se arrepender ! Abcs

      Excluir
  4. Este filme é inesquecível, foi o divisor de águas que me fez escolher a faculdade de serviço social, é preciso olhar cada caso vivido pelas famílias com amor e respeito acima de tudo, focar na família, separar a família só quando não há mais possibilidades de convivio, é preciso acreditar no poder das famílias, instituição de abrigo não pode ser depósito de gente. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é sensacional. Seu blog é muito bom, continue escrevendo. Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Assisti esse filme ha uns 15 anos, corei demais, e me marcou tanto que em rodada de conversa me refiro a ele, mas por conta do tempo eu havia esquecido o nome. Hoje decidi escacaviar a internet e achei ele aqui...obrigada por fazer esta postagem.

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto, bom ver que tem pessoas que ainda gostam de filmes antigos assim. Estou querendo escrever sobre esse filme no meu blog também. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Amei ver o filme ,pois muito bem indicado aos trabalhos da faculdade de Serviço Social ,triste pois também fiquei órfã ,juntamente com outras 3 irmãs em cuidados de proteção pelo estado.
    A tristeza em ver o pai das crianças me remeteu o quanto minha avó Paterna sofreu e lutou por manter nos 4 juntas .
    O orfanato ate quis colocarmos pra adoção ,porem minha amada vó lutou pela nossa guarda .enfim que não é mera coincidência minha escolha .
    Jamais teria uma atitude como daquela assistente social ,pois aquele
    descaso com o Pai ,foi que causou danos as crianças.

    ResponderExcluir