sábado, 30 de maio de 2015

Boas Palavras


 


Existem coisas que não voltam atrás : a flecha lançada , a pedra atirada , a oportunidade perdida e a palavra proferida.
Vou me deter na aqui na questão da palavra proferida ou escrita. Ambas as formas em que se apresentam , seja escrita ou falada , possuem amplos poderes. São armas que devem ser muito bem utilizadas . Uma vez faladas difícil revertê-las. Se escritas, pode-se até apagá-las, mas o efeito produzido já pode ter deixado marcas e causado prejuízo a alguém ou alguns.

Em tempos difíceis como os que vivemos hoje  margeado pela violência , desrespeito e inversão de valores , faz-se mister o uso de boas palavras que venham a persuadir as pessoas a recuperar a esperança em dias melhores, a voltar a ter confiança nas pessoas , a se socializar mais.
Em dias de hoje as pessoas andam carentes de palavras bonitas , olhares e sorrisos sinceros . Sobra muita falta de vontade , muito egoísmo e individualismo em detrimento da doação e solidariedade.

No nosso dia a dia estamos em contato com canções de dúbio sentido que podem influenciar no comportamento  das pessoas, programas de Tv que destroem valores familiares outrora sólidos e bem estruturados. 
 Também as redes sociais com seu alcance infinito é uma faca de dois gumes. Dependendo da forma como a usamos, de como escolhemos que tipo de mensagens  queremos receber , pode ser muito útil e construtiva. Em certos casos são fortes elementos de destruição de valores comportamentais. 

Mensagens positivas , com palavras de otimismo , brincadeiras saudáveis,   demonstração de amizade , amabilidade e respeito, edificam. Podem gerar transformações no campo espiritual , suavizar corações  e de alguma forma levar as pessoas a uma aproximação maior com Deus  através da propagação do amor.
Essa troca de mensagens na net , gera uma reciprocidade entre membros na rede , produz energia positiva e edifica pessoas.
como diz Gandhi “Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras”.

 Eu me apeguei de tal maneira a essa forma de comunicação na net , que mantenho minha publicação diária de boas palavras com o propósito de levantar o astral de alguém,  suavizar dores , mostrar que ainda é possível recuperar ou preservar valores importantes como respeito, amizade , integridade  e cultivar virtudes como a compaixão e solidariedade tão fora de moda em nossos dias.
Muitos as leem, manifestam-se cordatos e receptivos. Alguns esperam pela mensagem diariamente. Notam quando não a encontram. Outros a ignoram e  a consideram “soberbas , vaidosas e  até utópicas" . 

Quantos me leem? Dez, cem, mil? Não sei ..Mas eu sigo disseminando minhas boas palavras com a certeza de que “Fazer todos os dias um bom dia é a mais elevada das artes”
Disseminar boas palavras me fortalece e me energiza. Gosto de deixar “retalhos de mim” por aí, até onde a palavra alcançar.

*************************************************************************************************************

 "Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha " ( Confúcio )

No kantinhodasmensagens também sempre  poderá encontrar "boas palavras" deixadas por mim...

7 comentários:

  1. Linda mensagem e é importante espalhar boas sementes e que sejam em forma de palavras, exemplos, atitudes! Lindo domingo! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vamos esparramando sementes por aí >Algumas devem brotar.. Bjs

      Excluir
  2. Dite, muito obrigada pelas suas boas palavras, entra ano e sai ano. Volta e meia venho ler suas boas palavras... e de boa palavra em boa palavra, me lembro de "A Boa Terra", de Pearl. S. Buck... fica a dica.
    Boa semana.
    Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paz 1 Obrigada pelas suas palavras carinhosas e de estímulo. Vou procurar na net o "Boa terra' Vc não disse se é filme ou livro . Obrigada pela dica . Gosto de novidades . Bjs . Tenho aparecido pouco por aqui , estou em dívida com visitas . Mas estou muito sobrecarregada de compromissos.. Bjs . Este é um dos meus recantos preferidos e nem penso em abandoná-lo , . Vou levando como posso . Bjs

      Excluir
    2. Dite," A Boa Terra", romance que virou filme... e o filme, em preto e branco, retrata muito bem o livro. Pearl S. Buck, americana, viveu muitos anos na China, foi pra lá menina, com os pais missionários cristãos. Se quiser ler um pouco sobre a ela http://pt.wikipedia.org/wiki/Pearl_S._Buck
      Voltarei mais vezes... abraço
      Paz

      Excluir
  3. Atravesso um ano cinzento. Preciso de me rodear de pensamento positivos para tudo aguentar.

    Um texto fabuloso, para reflectir!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monalisa . A vida é assim mesmo . Momentos altos e baixos . Nem sempre as coisas acontecem como queremos ou presumimos . Mensagens de otimismo levanta o nosso astral , nos anima e dá coragem para recomeçar . Tanto quanto gosto de deixar "boas palavras" tb gosto de lê-las. Abcs

      Excluir