Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Quem tem que mudar ? Sou eu!



Tenho ouvido algumas vezes esta frase muito usada em encontros e dinâmicas religiosas onde pregam a preservação das relações .
 Pesquisando descobri que esta frase é na verdade o título de um livro de Ricardo e Eliana Sá .
 Ainda não li o livro, mas o título chamou minha atenção  e pus-me a refletir sobre o momento que estou vivendo .
 A vida já me ensinou que ninguém muda ninguém. Temos que respeitar e amar as pessoas como elas são. Certo?
Renovar-se deve ser um exercício constante na vida de todos, homens e mulheres, para que haja um bom convívio entre os seres humanos em todos os âmbitos das relações.

“Quem tem que mudar , sou eu “ é um convite a um olhar para dentro de nós mesmos  avaliando nossos valores , qualidade e/ou defeitos e procurando sempre aprimorar-se .

Já se disse que   " a vida é um constante aprendizado" .
 Lapidar as arestas de nosso perfil é próprio daqueles que querem realmente deixar uma boa imagem àqueles com quem se relaciona , deixando o orgulho , a vaidade , o individualismo e egocentrismo de lado .  
É também próprio daqueles que valorizam mais o relacionamento do que seu próprio ego.

“ Dar a outra face “ é a proposta da Bíblia Sagrada através do mestre Jesus.  Oferecer o bem para quem nos decepciona, ser gentil com quem nos aborrece. Enfim, segundo Augusto Cury no seu livro “O vendedor de Sonhos” dar a outra face é sinônimo de lucidez , e de força . Não força física , mas aquela força interior consequência de nossa maturidade emocional .

Enfim , ele sugere : se você já usou de todos os artifícios para mostrar a outrem que está disposto a viver num clima harmonioso , já teve jogo de cintura suficiente para que o outro compreendesse sua boa vontade,  e o conflito parece não ter fim , use sua inteligência : "saia silenciosamente da linha de frente" .
Afaste-se da linha de fogo de quem o agride ..
Essa pode ser a melhor solução para que se evite maiores traumas  e cicatrizes impagáveis .

Um comentário:

  1. Ao olharmos pra centro, bem no fundo de nós, poderemos ter a v visão do que temos ou não que mudar...Belo texto! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir