Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

REFENS DO MEDO





Fala-se tanto em fazer o bem , praticar ações que geram transformações . Mas nunca esteve tão difícil colocar em prática esse gesto de cidadania. Cada vez  menos freqüentes estão os gestos de cidadania , gentilezas , praticar  boas virtudes, compaixão  e valores estão a cada dia mais negligenciados .

 Vivemos amedrontados  com tantos noticiários nos informando de violências , gestos monstruosos praticados aleatoriamente . Tudo isso acaba gerando o individualismo , a viver voltado somente para seus próprios interesses , sua sensibilidade e compaixão embotados .

 Nada mais compreensível, comportamento que pode ser interpretado como uma reação de autodefesa. Vivemos prevenidos contra tudo e contra todos . O medo , a desconfiança são nossos companheiros constantes.

 Nesta  semana , descendo uma avenida movimentada na cidade vizinha , a poucos passos de mim, vindo ao meu encontro percebi que um jovem senhor me olhava fixamente .
 Fiquei apreensiva, pois sei que pessoas idosas costumam ser alvos fáceis de meliantes.

Ao se aproximar, ele me cumprimentou fazendo menção de parar. Respondi a seu cumprimento, mas apressei o passo.
 Foi então que ele disse numa voz calma : “Não precisa ficar com medo! Não sou bandido!
-Estou com pressa, respondi! Mas ele continuou:
“Eu só quero alguém que me pague um salgado ou  uma refeição. Está tudo muito caro e não tenho dinheiro!”

Seu aspecto era o de um trabalhador. Assim me pareceu, pois tinha as mãos grossas e unhas encardidas. A roupa não era farrapos, mas em mau aspecto.
 Parei então para escutá-lo, olhar atento ao meu redor, receosa de ser vítima de qualquer surpresa desagradável  .

Estávamos na frente de uma lanchonete. Pedi que entrasse, e após verificar que prato pedir deixei  paga a refeição, a qual ele ficou muito agradecido.

Não faço esse relato por vaidade  ou para me enaltecer . Quero apenas mostrar o quanto a violência nossa de cada dia vem interferindo negativamente no nosso dia a dia . Ultimamente tenho vivenciado experiências assim , que me deixam indecisa entre ajudar ou não.

Felizmente , ainda não encontrei pessoas com segundas intenções e o bom senso tem me conduzido a ajudar . Mas , diante de tanta criminalidade que a mídia nos mostra ,tanta violência , golpes contra idosos , o melhor mesmo é ficar sempre de prevenção .

 Conhecem aquele caso onde uma criança se acercou do portão de uma idosa e pediu para pegar a pipa que havia caído em seu quintal?
 Pois bem , era, nada mais  nada menos que uma emboscada .Assim que a senhora abriu o portão , o resto bando veio e dominou a idosa . Bem , o que aconteceu depois já é fácil imaginar ...

Acabamos por nos sentir ameaçados até diante de rostos "aparentemente" inocentes !
Em tempos de hoje, desconfie até de quem lhe pede um copo d'água no portão !






8 comentários:

  1. Nessas situações, por força da realidade que nos cera, temos que desconfiar sempre.E os inocentes pagam pelos outros , marginais! Pena! Que bom que ajudaste! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Aqui em São Paulo os descendentes de orientais estão apavorados, já que bandidos invadem suas residências....O governo do Estado não tem uma postura firme na área de segurança pública.... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Edite, quem não se sente assim como vc, vivendo as circunstâncias que vc descreve?
    Paz

    ResponderExcluir
  4. Oi querida amiga, vim lhe desejar uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  5. Edite, vindo por aqui deixar um abraço!
    Muita paz e Bom Final De Ano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando de vc e vindo dar UM ALÔ...
      Abração... MUITA PAZ!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Anuncio oficialmente que o blog FABIOTV retornou aos domínios do UOL. O novo endereço é www.tvfabio.zip.net Por favor, atualize na relação dos seus blogs. Nos próximos dias, atualizarei com os artigos já divulgados no blogspot. Agora tudo retornará ao normal. Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Oi Edite, vim lhe desejar uma ótimas semana, abraços!!

    ResponderExcluir