Powered By Blogger

terça-feira, 7 de novembro de 2017

UAU!!! MEU CACTO FLORIU...


reparem nesta floração : dá para acompanhar desde o despontar da pequena flor.
Assim ficou a minha plantinha

Há uns dois anos visitei uma feira e trouxe de lá algumas mudinhas de cactos . Por serem de regiões áridas, quentes e arenosas , são de fácil trato e não exigem muitas regas . Estou sempre vistoriando-as, acompanhando seu desenvolvimento e regando segundo a necessidade . Dizem que os cactos preferem ambientes expostos ao sol para florescer . 
 Eu jamais imaginei que uma de minhas plantinhas iria florescer . E qual não foi minha surpresa ao me deparar com uma coroa de flores rosadas encabeçando um de meus exemplares .
Demorou , mas floriu, assim espontaneamente sem exigir muitos cuidados . Esteve exposto durante todo esse tempo no peitoril da janela, exposto ao sol pela manhã , sombra à tarde  e chuva à vontade . 

assim ficou o meu cacto! Um encanto !

 Mostrei a foto a uma amiga ( que prometeu vir conferir pessoalmente , mas não veio ) . Ela sempre duvidou da originalidade das flores dos cactos . Sua dúvida tem fundamento , pois existem mesmo produtores que " falsificam as flores",  desidratando mini sempre -vivas , colorindo-as com anilina e espetando nos cactos para atrair a atenção do leigo desinformado.

Eu mesma já caí neste "conto do vigário " . Daí a minha surpresa ao presenciar a floração do  meu pequeno exemplar de cacto


meu cacto florido , tão delicadas florzinhas que duraram apenas uma semana ,
 mas encantou a todos que o viram 


A floração é rápida  e bela . Mostra-nos a beleza na simplicidade e traz a mensagem do "florescer sempre " apesar dos espinhos .


*********************************************************************************

Entusiasmada com a floração do meu exemplar de cato , fui buscar na net alguns esclarecimentos que me façam cultivá-los melhor . Deixo aqui com vocês algumas dicas e também o site . 

Algumas dicas para reconhecer cactos floridos "naturalmente 

Como cultivar cactos 

cactos floridos--Apesar de já serem lindos, alguns cactos ainda conseguem se superar e ficar ainda mais lindos: com flores. Alguns já possuem essas florzinhas, mas se você tem um cacto normal e quer deixá-lo ainda mais colorido e delicado, pode apostar em florzinhas artificiais encaixadas no próprio cacto. Fica lindo e com certeza vai alegrar a sua casa.




Frequentemente, encontramos Cactos nas floriculturas e garden centers, principalmente em miniatura, portando diversas flores ao longo de seus caules e ramificações. Ainda hoje, muitos juram que se tratam das verdadeiras flores dos Cactos, mas isso é um mito. Na realidade, os comerciantes espetam pequenas flores secas, popularmente conhecidas como sempre-vivas, apenas para ‘adornar’ a planta.

Para que um Cacto floresça de verdade, são necessárias condições muito específicas, nem sempre fáceis de serem reproduzidas. Como existem milhares de espécies de Cactos, é necessário pesquisar sobre seu habitat e tentar reproduzir as condições ambientais do local. 

De modo geral, são plantas que necessitam de pouca água. Neste caso, a rega desajustada pode matar a planta. A iluminação precisa ser intensa, item essencial para que a floração ocorra. O resultado vale a pena. 

As Flores de Cactos são muito mais belas do que as pequenas florezinhas artificiais que costumamos encontrar. São grandes, vistosas e podem apresentar uma grande variedade de formas e cores, tais como branco, rosado, amarelo, laranja e vermelho. Algumas podem ser bastante perfumadas, abrindo-se inclusive durante a noite.



6 comentários:

  1. Oi Edite,
    quanto tempo hein...tudo bem?
    Que bom que está de volta!
    Achei uma graça seu cacto!
    Gosto muito desse tipo de planta,
    as flores demoram para nascer,
    florescem por pouco tempo,
    mas são encantadoras!
    Muito legal sua postagem!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Adoro flores de cactos. Ninguém diria que de uma planta com espinhos nasceriam flores tão belas.

    Uma lição de vida!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Mais um lindo post, Edite... Linda floração!...
    Vi você no Vida & Plenitude e gostei muito, obrigada.
    Bjs e muitíssima paz...

    ResponderExcluir
  4. Lindo esse seu cacto amiga! Maravilhoso seu blog. Seguindo Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nunca vi pessoalmente um cacto florido... Bênção da natureza... Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito dessas flores...Adoro ver, mas muito pouco por aqui vejo! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir