Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de março de 2018

Criança precisa brincar


"É interessante para as crianças viverem todas as alegrias da infância. Se não podemos minorar as dificuldades e o sofrimento de muitas delas, que às vezes não são supridas do essencial, podemos ao menos dar alguma alegria, colorir um pouco o seu mundo, fazer com que conheçam um lado da vida que ainda pode ser colorido e alegre.

Isso não é alienação, chama-se infância. E esse tempo bom passa, que pena! Um belo dia abrimos os olhos literalmente, e adultos estamos, rodeados de preocupações e notícias acinzentadas nos jornais. Por que não permitir que os pequeninos tenham infância? Uma Páscoa feliz e sim, repleta de real significado a todos! Porque o significado real não se apaga com coelhinhos e chocolate. Ele se deteriora quando falamos da cruz mas não vivemos seu real sentido."

 Profª Elizabeth Cavalcante



Seguindo essa linha de pensamento , a Pastoral da Criança tem a criança como prioridade na sua educação e desenvolvimento .

 A missão da Pastoral da da Criança assim se define :

Missão

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

As crianças adoraram a brincadeira da boca do palhaço

A Importância do BRINCAR
A Criança precisa de brincar . Por incrível que pareça , as crianças de nossos dias tem poucas oportunidades de ampliar seu relacionamento e convívio social com outras crianças , a não ser na escola . As casas tem cada vez menos espaços uma realidade constatada em nossas visitas domiciliares . Estamos criando uma geração de sedentários sentados à frente da TV ou com o celular na mão .  Já não existe o "brincar de bola , o pique de esconde -esconde , as brincadeiras de menina como a "casinha ", e etc... 
Pensando em buscar recuperar uma parte dessa cultura perdida , a Pastoral da Criança estimula as brincadeiras durante as celebrações mensais . Uma oportunidade de interação entre as crianças e também entre as mães que participam. 
A proximidade da Páscoa foi motivo para organizarmos uma tarde de brincadeiras com as crianças . Felizmente , nesta tarde de sábado tivemos alguém para cuidar das crianças , enquanto as mães participavam da dinâmica :

" A criança é responsabilidade de todos , mas é na família que tudo começa . A família é a base da educação da criança , que depois será completada pela escola , igreja e demais órgãos sociais . "
Foi uma tarde agradável . As crianças adoraram as brincadeiras e os chocolates doados . 
As mães ouviram atentamente e participaram colocando no painel valores a serem firmados /ensinados  a seus filhos .


A criança é responsabilidade de todos ...

Mais  fotos de nossa Páscoa antecipada . 


O coelho bolo chamou a atenção das crianças que estavam ansiosos por aquela "cenourinha de leite ninho ! Uma delícia !

A vovó e seus netinhos 

Crianças felizes é o que nós queremos 

um lanche delicioso foi servido 



líderes engajados numa boa causa


Dra. Zilda
As crianças são prioridade absoluta, como garante o Estatuto da Criança e do Adolescente, e merecem carinho, atenção e respeito”.
Papa Francisco
Precisamos ver cada criança como um presente a ser saudado, acarinhado e protegido”.


5 comentários:

  1. Muito bom e que lindas as crianças! Concordo que todas precisam muito brincar.Faz toda a diferença! Lindas fotos! beijos, FELIZ PÁSCOA! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Infelizmente, hoje em dia, muitas crianças perdem seu tempo nas brincadeiras com atividades de estudo em inglês, judô, natação e sei lá mais o q.... Há tanta atividade que fica com a agenda mais comprometida q muitos adultos. Beijos e Feliz Páscoa! Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
  3. BRINCAR ajuda no seu crescimento!
    Pelas imagens foram belos momentos!!!
    Uma SANTA PÁSCOA

    ResponderExcluir
  4. Linda ação e pensamentos perfeitos sobre as crianças.
    Que elas tenham vida em abundancia e sejam respeitadas no direito de serem crianças e que ninguém as perturbem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Criança que brinca torna-se um adulto forte e brincalhão... As brincadeiras são importantes e trazem tanto ensino... Há brinquedos e atividades infantis que transmitem aprendizados para a vida inteira!...
    Bonito trabalho mostrou aqui!
    Um abraço

    ResponderExcluir