Powered By Blogger

domingo, 22 de abril de 2018

Saudade é o amor que fica


Já havia ouvido algumas vezes a frase acima  "SAUDADE É O AMOR QUE FICA ".
 Durante esta semana ouvi mais uma vez um relato que finaliza com essa definição de saudade . Procurei prestar atenção no relato do pregador , mas ele , talvez supondo que muitos já conheciam a história ,verídica por sinal,relatada por um oncologista pediátrico, não entrou em muitos detalhes . 
Fiquei a pensar na frase e curiosa fui procurar o relato na net . Como imaginava , encontrei  aqui https://filhosnoceu.wordpress.com/carta-para-nossos-filhos/%E2%80%9Csaudade-e-o-amor-que-fica%E2%80%9D/

O relato me emocionou e cheguei à conclusão também que nunca se viu tamanha sabedoria ao definir a palavra SAUDADE , vinda de uma criança sofrida , atormentada pela certeza da morte que , sabia a espreitava diariamente . Uma criança amadurecida precocemente pela dor e sofrimento , lutando contra o inevitável .

Ela sabia que no início a dor esmagaria  o coração de sua mãe . Mas com o passar do tempo , a dor poderia ser transformada em saudade. 

A saudade é o elo de conexão com aqueles que se foram.  Sentir saudade é sentir  todo  amor que fica e permanece para sempre nas lembranças dos momentos vividos juntos  e dos sentimentos experimentados . Um amor que nunca irá se separar da gente e será para sempre uma doce SAUDADE



Foi num hospital do câncer que a lição foi dada. A menina tinha 11 anos e lutava, desde os 9, contra a insidiosa doença.
Nunca fraquejou. Chorava, sim, mas não fraquejava. Tinha medo em seus olhos, mas entregava o braço à enfermeira e com uma lágrima, dizia:
Faça, tia, é preciso! E havia confiança e determinação no gesto e na fala.
Um dia, quando o médico a foi visitar no quarto do hospital, ela estava sozinha. Perguntou pela mãe. E ouviu a resposta que, diz ele, até hoje guarda, com profunda emoção:
Tio, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores.
Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer.
Eu não nasci para esta vida!
Pensando no que a morte representa para crianças que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indagou o médico:
E o que a morte representa para você, minha querida?
Olha, tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama, não é?
É isso mesmo, concordou ele, lembrando o que fazia com suas filhas de 2 e 6 anos.
Vou explicar o que acontece, continuou ela. Quando dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto.
Eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o Meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa dEle, na minha vida verdadeira.
Que bela imagem! Que extraordinária lição dessa criança , atormentada pela dor e medo , num corpo tão jovem e sofrido.
O médico estava boquiaberto, não sabia o que dizer, ante tanta sabedoria.
Mas a menina não terminara ainda.
Minha mãe vai ficar com muitas saudades minhas, emendou ela.
Com um travo na garganta, contendo uma lágrima e um soluço, o médico perguntou:
E o que saudade significa para você, minha querida?
Não sabe não, tio? Saudade é o amor que fica.


*   *   *
A menina já se foi, há longos anos. Ainda hoje, quando o médico experimentado olha o céu e vê uma linda estrela, imagina ser ela, a sua pequena paciente, na sua nova e fulgurante casa. A casa do Pai.
*   *   *
Toda vez que a morte vier com seus braços frios e levar um dos nossos amores, pensemos que é o Pai que o envolve com ternura e o está levando para Sua casa.
O Pai que, com carinho, o vem buscar para estar com Ele, pois o ama muito.
E pensemos que logo mais poderemos ir também, pois todos os que nos encontramos na Terra seremos levados pelo Pai ao mundo espiritual.
Enquanto isso, cultivemos a doçura da saudade, em nosso coração.
A saudade... O amor dos nossos amores que ficou...


É, Saudade é o amor que fica... 



4 comentários:

  1. Uma comovente história e uma bela definição de SAUDADE!!! BJ

    ResponderExcluir
  2. Emocionante ,linda e tocante! bjs emocionados,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Edite.
    Um texto que nos faz refletir bastante. Triste, realista e com aprendizados edificantes.
    Saudade é algo forte e, às vezes, doloroso...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Edite,
    Esse texto é emocionante...
    o conheço há algum tempo e pelo
    que pesquisei é verídico mesmo.
    Pra mim não existe saudade doce,
    ela é sempre amarga.
    Hoje mesmo conversava com minha mãe
    sobre isso. Ela perdeu uma filha e eu uma irmã,
    então sabemos o quanto é doloroso
    e tem dias que a dor dói mais, mesmo
    sabendo que a nova morada dela
    é um lugar de paz...
    Boa semana pra vc \o/ Bjs!

    ResponderExcluir