Powered By Blogger

sábado, 26 de maio de 2018

Setenta nos ? Enfim chegou



foto de final 2017

Alguém pode perguntar o porque do “enfim chegou” E eu respondo agradavelmente que me sinto tão feliz e realizada neste meu septuagésimo aniversário como uma adolescente de 15 anos .
Não sei bem dizer porque , mas sinto uma alegria interior infinda e meu coração agradecido não cessa de voltar para Deus e em uníssono com todos os anjos louvá-lo pelo grande dom da vida já adiantada que me concedeu .

Fazer 70 anos é fascinante , considerando que chegamos afinal ao extremo de sair dos bastidores e viver por nós mesmos , claro que com algumas pequenas restrições que nos coloca a vida de ainda casados . Mas, quando querem me enquadrar , me obrigar a viver a vida de terceiros , reajo dizendo sempre que “estou viva” , sim “Viva” e primo por fazer aquilo que me dá prazer e me acrescenta na vida no sentido de aprendizagem , convívio social e bem estar .

É hora de sair do quadrado. Participo bastante da vida em comunidade dando minha contribuição em trabalhos voluntário . Às vezes acho que até sou extremista demais . Tenho prazer no que faço , mas de tanto que gosto , acabo exagerando e me canso um pouco demais, Tenho que encontrar um equilíbrio mas eu chego lá .

Não fiz curso literário algum , apenas tenho formação pedagógica para professora , mas escrever neste espaço me proporciona conhecer novos amigos , variedade de pessoas umas cultas e esclarecidas , outras simples assim como eu, mas todas com um desejo enorme de com suas postagens atingir além do espaço em que vivem e levar alguma mensagem mesmo que pequena . Por exemplo , nem que seja apenas um alerta : “Ei , você está vivo/a . Existem portas a serem abertas .Coragem , ouse !”

E assim eu vou saindo do meu pequeno quintal e alçando voos , ganhando altura e esperando que logo , logo outros ousem e também ganhem as alturas voando a meu lado .

Gosto de estar sempre aprendendo . Não gosto de comodismo . Quando entro em um projeto , estou dentro mesmo . E quero fazer acontecer . Como disse Lya Luft em uma crônica sua , “ a alma tem suas dores e para se curar precisa de projetos e afetos”. 

O projeto não precisa ser algo miraculoso como bem diz ela . Pode ser algo pequeno mesmo , algo que demonstre que você ainda enxerga ao seu redor , deseja melhorar a si mesmo ou o espaço em que vive . 

Eu, por exemplo ,tenho pequenos projetos que aos poucos vou procurando executar . Gosto de fazer cursos novos , mesmo que seja apenas para enriquecer conhecimentos . Sempre tive muita vontade de fazer um curso de inglês , mas o “quadrado” em que vivia não me deu oportunidade .

Hoje , vendo abrir-se essa janela , vou correndo fazer a inscrição . As vezes penso : Inglês aos 70 anos ? De que me vai servir ? Mas logo me reanimo . Comprei um novo celular ultimamente, todo cheio de “ inovações” E para decifrar suas mensagens em “inglês” a nova língua virá ajudar . Não é uma boa razão?
Também tenho em mente um curso de teologia programado para o segundo semestre .
Viajar , viajar muito , ainda é meu sonho . E até já tenho uma lista de “lugares para visitar antes de morrer”.

A beleza da vida está aí , neste otimismo esperançoso : seguir fazendo planos como se fôssemos viver eternamente . Vou concluí-los ? Não sei , mas acredito que isso é que se chama viver …


Faço ginástica todos os os dias , gosto de ler, embora ultimamente tenho tido pouco tempo para para fazê-lo , assim como para postar também . Mas vou me ajeitando e aos poucos dando conta do recado . Quanto aos afetos , os netos e filhos poderiam preencher mais meus dias , se morassem por perto , mas tenho que me contentar com telefonemas e vídeos chamadas . Outros afetos de minha Pastoral, mães e crianças com quem convivo também me completam e o afeto e amizade dos amigos fecham o ciclo .

E é assim que chego à beira dos meus setenta anos . 
Calma , ainda não os concluí , mas estou em contagem regressiva . Pensei em comemorá-los com uma grande festa . Fiz até uma lista de convidados . Afinal , não é sempre que se completa setenta anos . E não considero uma banalidade como dizem alguns . Para mim é especial .

Mas em relação à festa , pensei melhor , prefiro apenas família e amigos mais íntimos . Não sou de badalações e prefiro algo mais discreto e longe de “holofotes”. Vamos celebrar na intimidade do lar com muita alegria e agradecimentos pela data vindoura e pelos muitos outros anos que espero hão de vir .


eu e duas amigas do grupo de "aposentadas felizes" 
******************************************************************************

Leiam mais sobre " Meus 70 anos clicando :    tempo que foge

7 comentários:

  1. Que legal! Hoje é também niver do KIKO, meu marido! PARABÉNS pra ti! Completar 70 anos é lindo e estando bem disposta e cheia de sonhos, melhor ainda! FELIZ NIVER! ( em novembro, chego aos 70 também...Estamos juntas!rs) bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, querida amiga Celina!
    Um post fascinante em todos os sentidos... você reflete e nos edifica a sermos melhroes do que somos em todos sentidos...
    Uma aposentada feliz... que bênção imensa!
    “ a alma tem suas dores e para se curar precisa de projetos e afetos”.
    Lindo demais este pensamento da Lya!
    Ontem nos reunimos aqui para um café também... foi muito legal!
    "Não é o muito saber que sacia e satisfaz à alma mas sim o sentir e saborear as coisas internamente... (Santo Inácio de Loyola)
    Este pensamento me norteia há muitos e muito anos...
    Deixei tudo do passado e o que não me traga crescimento pessoal...
    Vi esse seu desejo implícito em cada linha escrita tão sabiamente em sua postagem, querida.
    Seja muito feliz e abençoada nesta nova etapa da vida!
    Anseio em chegar aos 70 com grande expectativa de que serei muito melhor em todo os níveis do meu ser...
    Bjm fraterno, festivo de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e continue assim linda e agarrada à VIDA!!!bj

    ResponderExcluir
  4. Amiga, temos mesmo que comemorarmos o nosso aniversário. A vida é um presente de Deus. Parabéns pelo seu dia! Feliz aniversário!
    Tenha um fim de semana feliz e abençoado. Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Edite,
    Achei fascinante este seu artigo sobre a idade e alegria de completar setenta anos!
    Os meus Parabéns e obrigada pelo seu testemunho tão bonito de como não devemos dramatizar a passagem dos anos, mas antes enaltecê-los preenchendo os dias com coisas que ajudem a valorizá-los.
    Um beijinho, minha amiga, e obrigada pela sua lição de vida.
    Que Deus a abençoe muito e lhe conceda muitos e bons anos repletos de alegria, saúde, felicidade e amor junto de sua Família.
    Com muito carinho,
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Parabéns!!!! Desejo muita saúde, felicidades e cada vez mais sucesso para o blog!!! Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Engraçado que penso que tinha comentado, pois lido sim.
    Mas parabenizo pela linda idade e o pensamento evolutivo.
    Não se vive de contar anos e sim momentos e criar momentos que nos promova o bem estar e poder dizer: eu estou vivo.
    Que Deus a ilumine a saúde e a paz com harmonia na família e assim se sentirá mais forte para prosseguir esta longa jornada.
    Um abração amiga e felicidades.

    ResponderExcluir