Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Bichanos ....


AQUI TEM:


clique para chegar até lá 

http://kantinhodaedite.blogspot.com/2018/07/que-.htmlhttp://kantinhodaedite.blogspot.com/2018/07/que-frio-e-esse.html

foto google


BICHANOS 

foto de arquivo próprio

Gatinhos travessos
Tranquilos a repousar
Mas quando chega a noite
Colocam tudo do avesso
Derrubam plantas
Quebram vasos
Pulam, brincam
Sem parar
E deixam a vizinhança
Nervosa a reclamar 
Juro que eu não mereço 
Vê-los assim a traquinar


Os gatinhos de minha irmã

foto de arquivo próprio

São lindos e fofos .
 Vive em função deles . Desde que nasceram , rodeou-os de cuidados especiais . Tanto os protegeu que até hoje são muito ariscos . 

A falta de aproximação dos bichinhos fez com que os mesmos se tornassem arredios e assustados . Ao menor sinal de alguém no quintal , corriam para cima da árvore . Nunca vi tamanha agilidade .
E ficavam das alturas a nos olhar , olhos atentos ao menor movimento que os fizesse subentender situação de perigo .

foto de  arquivo próprio
E iam subindo , subindo até que alcançassem os últimos galhos que facilitasse o salto para o telhado .

Hoje já maiores , ainda nos espreitam  abertamente , com aquele olhar que parece ler-nos a alma . 

Dizem que o olhar do gato é tão profundo que ele é capaz de enxergar além daquilo que enxergamos , inclusive seres de outra dimensão .
 Cruzes , o olhar de um gato me assusta . É tão profundo que sinto estar me dissecando com o olhar . Algumas correntes dizem que o gato é capaz de absorver toda energia negativa do local . E quando ele insiste em dormir em certo local , inclusive na cama do dono é por pura proteção. Querem absorver a energia negativa daquele espaço   .

Gatos não são selvagens , mas muitas das atitudes que tem são resquícios de seus ancestrais , visto que tiveram sua domesticação mais tardia que a dos cães.  Sua relação com o humano é de afeto , mas também de desapego . Ficam até quando precisam , depois de atendidos facilmente se retiram para seu cochilo numa réstia de luz solar qualquer.
E até dispensam um cafuné .
.
foto google

Desapego , em partes . Como foi dito , são movidos pelo interesse . Os gatos de minha irmã , por exemplo , pressentem quando ela está para chegar do trabalho à tarde. Assim que ela abre o o portão e chega à porta dos fundos da casa , todos já estão miando na área contígua à cozinha .
Comem e dispersam-se . Cada um vai para seu canto .

É comum vê-los saltando com toda agilidade , do chão para o muro e do muro para o telhado .

foto de arquivo próprio
Eu particularmente não morro de amores por gatos . Não sou obcecada como minha irmã , que faz sua vida girar em torno deles .

Acho-os lindos e fofos , mas que fiquem longe .


Gatos , dizem , são animais da espécie , os mais limpos . Bastam-se em higiene , banham-se frequentemente com lambidas, fazem massagem em todos os músculos  . São tão limpos , que acreditem se quiser : repudiam sua caixa de areia para necessidades fisiológicas , se não for limpa todos os dias . Talvez seja por isso que prefiram o meu canteiro como uma imensa caixa de areia ao ar livre .
Provocam-me irritação vê-los fazer de meu canteiro seu banheiro privativo . Lançando imprecações , limpo-o todos os dias . E quanto mais eu limpo , mais parece ficar adequado às suas necessidades .

Desculpem-me os amantes de gatos , por tratar os bichanos com malquerença , mas limpar todo dia caixa de areia de gato alheio  é uma função muito desagradável e que cabe ao dono do gato . Como não entramos em concordância, os gatos continuarão sendo para mim , motivo de desafeto . Mas , fiquem tranquilos , expulso-os de meu quintal,  procuro mantê-los afastado , mas fazer qualquer maldade , jamais...






De todas as criaturas de Deus, somente uma não pode ser castigada. Essa é o gato. Se fosse possível cruzar o homem com o gato, melhoraria o homem, mas pioraria o gato.”

Mark Twain



.






2 comentários:

  1. Tenho uma admiração especial pelos felinos, seja pela suavidade do andar ou pelo olhar sempre atento e desconfiado.
    Duro conviver com transtornos de animais dos outros.Tenho um amigo e compadre, que diz que gato é um grande politico, que fica o dia todo articulando uma maneira de pegar um pedaço de carne e sumir da área. O gato nos passa a sensação de calma.

    Abraços amiga.

    ResponderExcluir
  2. Que amor os gatinhos e eles são ótimas companhias... Adorei teu post! beijos, chica

    ResponderExcluir