Powered By Blogger

domingo, 22 de julho de 2018

MEXENDO COM AS PLANTAS


COMO PREPARAR UM VASO PARA O PLANTIO







E ontem foi dia de mexer com as plantas , renovar plantios , recuperar vasos , fazer novas mudas .../
Cuidar das plantas , uma atividade relaxante e  que pode trazer benefícios à saúde mental . 

Nos dias de hoje , com o concreto invadindo também nossos quintais , muitas vezes fica difícil encontrar cantinhos adequados para alguns vasos ou mesmo plantas de canteiro.

Mas , para fazer uma área verde em casa não é preciso muitas regras Basta planejar de acordo com o espaço disponível . Com um pouco de boa vontade utilizamos vasos , jardineiras  e aproveitamos pequenos espaços ociosos para fazer pequenos canteiros .

As plantas vivem um eterno processo de desenvolvimento. O cuidado é sempre necessário , pois como todo ser vivo, a manutenção da saúde vegetal é fundamental para garantir uma bela planta.


Enquanto estamos ali envolvidas "mexendo com a terra" , vamos também desenvolvendo novos valores como a responsabilidade e disciplina. Além do que , não estamos apenas "mexendo com a terra " , mas estamos cuidando de outro ser vivo  e isso tem um grande valor para nosso estado emocional , melhora o humor , desperta  a expectativa da brotação , a expectativa de ver surgir ou recuperar uma nova vida. 

 Ver uma nova planta brotar do solo e saber que fomos responsáveis pela semente é muito gratificante e é motivo de orgulho e satisfação pessoal .


e a mudinha de pitanga  cresceu ...



Eu gosto de observar a reação do meu neto Lucas,  quando vem aqui em casa e já vai correndo ver como está a mudinha de pitanga que ele mesmo colocou a semente no solo. 

Ele fica muito feliz e corre logo a pegar seu regador para regar a terra . E fica todo orgulhoso , já imaginando como a plantinha vai estar na sua próxima vinda. E quando ela irá dar frutos .



E assim , plantando ou cuidando das plantas vamos também desenvolvendo novas habilidades e aprofundando conhecimentos sobre qual o melhor adubo , o melhor local para a planta , época de plantio e poda , assim como também sobre controle das pragas .

Eu ainda me considero uma principiante no mundo da jardinagem . Cultivo poucas plantas , mas estou sempre aprendendo , adquirindo novos conhecimentos .

Porque na vida é assim , todos os dias temos novas oportunidades de aprendizado e temos que saber aproveitá-las , pois somos o que estamos dispostos a aprender






4 comentários:

  1. Amo cuidar de plantas. Aqui tenho horta, vasos com flores, algumas frutas inclusive pitanga e um belo jardim que cuido com carinho
    Beijos e uma feliz semana amiga Edite

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querida amiga Edite!
    Como eu também sempre gostava de plantas!
    Era bom tempo onde tinha família em casa e lindas plantas a enfeitar a sala... também já tive um jardim onde eu e meu pai amado me ajudava a cuidar. Era um terreno muito grande... uma casa ao estilo italiano... com varanda na volta toda...
    Belos tempos que você me fez recordar!
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem
    P.S. somos sim o que estamos dispostos a aprender... quando morre este interesse, a vida se extingue em nós.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Minha mãe conversa com as plantas. Isso é sério... Rs... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir