Powered By Blogger

terça-feira, 18 de setembro de 2018

ATIRE A PRIMEIRA FLOR



Do poema abaixo , eu só conhecia a frase :"Quando tudo for pedra , atire a primeira flor ", e que já era muito significativa para mim . Dela absorvi a importância do bem tratar as pessoas , sem julgá-las aleatoriamente . Cada pessoa tem uma história  que lhe pertence e que muitas vezes é a causa do seu modo de agir . É preciso ter cuidado no trato com as pessoas de maneira geral respeitando seu modo de ser , procurando compreender suas atitudes ou erros . O mundo está cheio de pessoas prontas a julgar e condenar e poucas interessadas em compreender e ajudar.

  Entendamos aqui , o simbolismo da flor , como o "perdão" , uma palavra branda , um sorriso, um abraço , uma oração . Orar por aqueles que nos atiram pedras, indevidamente , também é um gesto de amor e perdão que alivia o coração de quem o faz. Esta é uma prática que me faz bem , alivia o coração e me dá a esperança de um dia tudo voltar a ser como antes fora.

 Assim como também nunca é demais  orar por aqueles que estão sendo crucificados pelos seus  erros  , orar também é sinonimo de caridade com o próximo.  Foi o que Jesus nos pediu : 

"Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso"
Lc 6, 36-38

Padre Zezinho nos dá um bonito ensinamento de perdão quando diz :

"Um erro na vida não significa uma vida de erros " 

Este é o segredo do bem viver : amor e perdão

Eu me fixei apenas nesta frase "Atire  primeira flor " e já tive a compreensão toda do poema  que transcrevo-o abaixo  com a intenção de uma boa reflexão sobre o mesmo . Leiam e verão que realmente não há mais nada a dizer após sua completa leitura . 

Deixemos de apontar o dedo . Ajudemos no que for preciso . Façamos a diferença ao mostrar que se pode encontrar um novo caminho , uma solução .

Apenas seja sempre o primeiro   a amar , a compreender ,a perdoar e nunca a atirar pedras .


 Atire sempre a "PRIMEIRA FLOR"



Quando tudo for pedra, atire a primeira flor.


Quando tudo parecer caminhar errado, seja você a tentar o primeiro passo certo.

Se tudo parecer escuro, se nada puder ser visto, acenda você a primeira luz, traga para a treva, você primeiro, a pequena lâmpada.

Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso; talvez não na forma de lábios sorridentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem.

Se a vida inteira for um imenso não, não pare você na busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se.

Quando ninguém souber coisa alguma, e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar, começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo.

Quando alguém estiver angustiado à procura, consulte bem o que se passa, talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja.

Daí, portanto, o seu deve ser o primeiro a aparecer, o primeiro a mostrar-se, primeiro que pode ser o único e, mais sério ainda, talvez o último.

Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la.

Quando a flor se sufocar na urze e no espinho, que sua mão seja a primeira a separar o joio, a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor.

Se a porta estiver fechada, de você venha a primeira chave.

Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira seja a primeira proteção e primeiro abrigo.

Se o pão for apenas massa e não estiver cozido, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.

Não atire a primeira pedra em quem erra.

De acusadores o mundo está cheio; nem, por outro lado, aplauda o erro; dentro em pouco, a ovação será ensurdecedora.

Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu; sua atenção primeiro para aquele que foi esquecido; seja você o primeiro para aquele que não tem ninguém.

Quando tudo for espinho, atire a primeira flor; seja o primeiro a mostrar que há caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera, que a compreensão edifica, que o auxílio possibilita, que o entendimento reconstrói.

Atire você, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor.

desconheço o autor



2 comentários:

  1. Boa noite, querida Edite!
    Estou emocionada com está postagem tão linda.
    Conhecia o pensamento de atirar uma flor...
    Mas o atire você é emocionante demais!
    Que maravilha ler seu post nesta hora! obrigada por tão rica partilha.
    Deus te abençoe muito, amiga!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada , Rosélia! Realmente esse texto mensagem é tocante. Quando o conheci na íntegra e absorvi sua profundidade me emocionei."Sejamos sempre"os primeiros a dar o primeiro passo para a transformação. Abraços!

      Excluir