Powered By Blogger

domingo, 23 de setembro de 2018

Ipês de Setembro : prenúncio de primavera




“Muitas pessoas levam seus cães para passear; eu levo meus olhos para passear, eles se encantam com tudo.”
 Assim disse Rubem Alves para falar de um outro modo de olhar: olhar com paixão, encantamento.


Eu que pensei que já tinha completado minha cota de fotos de ipês para este ano , de repente vejo-me frente a uma nova floração .


 Assim meus olhos passeiam quando caminho ou quando estou numa estrada . Sou observadora e tudo me atrai desde uma pequena flor que rompe na calçada até a beleza esplendorosa dos ipês . 



Desde Junho tenho acompanhado a floração dos ipês que já passaram pelo rosa intenso, para alguns denominado ipê roxo e  também os tons mais amenos.


 Agora me deparo com o esplendor do ipê rosa pálido . Tão pálido que chega a ser intrigante.    Grandes árvores cobertas de buquês rosa clarinhos insinuando romance  ornamentam as esquinas da cidade vizinha .

Os buquês são espetaculares . Não há espaços entre eles . Não há folhas verdes . É tudo um só conjunto .


Na calçada um tapete  que mais parece um colchão macio
Uma beleza suave e ao mesmo tempo atraente , apesar da pouca intensidade da cor. 


A beleza dos ipês em sua exuberância, anuncia a primavera e sempre nos traz uma mensagem de vida.
Ruas e avenidas de Assis ostentando toda a beleza divina. Divina ,sim, porque toda essa beleza nos remete ao paraíso que Deus preparou com cuidado para o primeiro homem e a primeira mulher. 

Diz o Gn.2,8-9 "que Deus plantou um jardim de delícias e pôs nele o homem, com toda espécie de árvores formosas à vista . 
Não podemos imaginar que os ipês já tenham existido no Éden, e Deus os mantém na terra para nos fazer sentir saudades do "paraíso perdido?"( uma analogia que encontrei em Aleteia)
Adão e Eva não souberam dar valor a beleza gratuita que o Senhor havia lhes preparado. Estaremos nós prontos a fazer morada nesse paraíso?
Admiremos a beleza do paraíso terrestre, mas vivamos 
de tal maneira que um dia possamos gozar as alegrias do paraíso celestial.


 As belezas naturais são como uma tênue ideia do paraíso .Deus , o grande arquiteto, antecipa a nós a beleza eterna do paraíso  através de belezas da natureza.

A beleza dos ipês em sua exuberância, anunciam a primavera e sempre nos traz uma mensagem de vida.
Ruas e avenidas de Assis ostentando toda a beleza divina. Divina ,sim, porque toda essa beleza nos remete ao paraíso que Deus preparou com cuidado para o primeiro homem e a primeira mulher. Adão e Eva não souberam dar valor a beleza gratuita que o Senhor havia lhes preparado. Estaremos nós prontos a fazer morada nesse paraíso?
Admiremos a beleza do paraíso terrestre, mas de tal maneira que um dia possamos gozar as alegrias do paraíso celestial.

O manto dourado do ipê amarelo confere um ar de corte que simboliza seu reinado entre as outras árvores. Mistura-se com o  dourado do sol que reluz entre o verde da mata. Suas flores em cachos trazem a mensagem de esperança no porvir, nas promessas de Deus ainda não realizadas, mas que a seu tempo se cumprirão.


Os ipês brancos como flocos de algodão, parecem nuvens tal brancura apresentam sem nunca se deixar manchar . Evoca-nos o esvoaçar de anjos bem como a pureza celestial de Maria , Virgem imaculada .

"Na impermanência da vida , Deus sempre encontra uma forma de falar conosco e renovar nossas emoções mais profundas . É só olhar para o mundo com os olhos do coração " 







SEJA BEM VINDA, PRIMAVERA!



3 comentários:

  1. Que beleza de post! Adorei ver e sao encantadores esses ipês...Linda primavera! Bjs chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Adoro ipê rosa. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir