sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Sinto-me cansada ...




Tenho me sentido cansada ! Exausta mesmo . Tenho a sensação de carregar o mundo nos ombros . Pode parecer exagero , mas às vezes a vida exige tanto de nós! 
Já há alguns meses carrego comigo essa sensação de estar "atolada" Não é um cansaço físico. Um cansaço mental que  me faz achar que não vou dar conta de tanto a resolver .

Parece que tudo se perdeu : sonhos ...esperanças ... desejos de inovar... 
Tenho desejos de doar  mais de mim mesma, mas falta-me inspiração . Parece que tudo aquilo porque sempre lutei  foi por água abaixo . Sinto morrer o meu ideal . Sinto-me não correspondida , apenas usada .

É difícil fazer novas tentativas, quando não vem o apoio esperado . E eu, então , na tentativa de não falhar com terceiros , dou tudo de mim e consequentemente acabo me estressando devido à sobrecarga .

A vida nos reserva surpresas . A princípio tudo parece caminhar bem , firmamos nossos objetivos e cheios de entusiasmo nos colocamos a caminho . Começam a aparecer as dificuldades , as frustrações, as demandas . Vamos nos equilibrando como numa corda bamba , até que tudo parece ruir.  Começamos a nos sentir oprimidos , exaustos e aborrecidos . É hora então de tomar algumas medidas na tentativa de buscar de novo o equilíbrio . 
Reconhecer sinais e/ou sintomas de estresse mental funciona positivamente no sentido de se reequilibrar adotando medidas que afastem seus efeitos nocivos .

Sinto dificuldade em seguir a minha rotina , o que faz com que eu me sinta improdutiva .
Um olhar mais atento me fez ver também um certo impacto sobre minha atenção que já não é mais a mesma e a memória também tem dado sinais de fragilidade . Atenção e memória são funções cerebrais essenciais no nosso dia a dia . E um impacto sobre elas acaba por comprometer atividades que antes eram comuns no dia a dia . Assim me disse uma psicoterapeuta .

 Meu sistema imunológico também tem dado sinais de vulnerabilidade , quando não reage bem ao aparecimento de  gripes e resfriados corriqueiros ou outros vírus que circulam por aí .

Quero ter tempo para uma leitura agradável , tempo para minhas orações , 
 tempo para minha família e vida social . 
Tempo para postar em meus blogs e também visitar amigos virtuais.
Tempo para atualizar minhas páginas sociais .   
Tudo feito com prazer e não aquela sensação de algo pesado e obrigatório.

Só quero um pouco de tranquilidade , uma melhor distribuição de afazeres no meu dia ,
 Quero que a noite chegue tranquila e calma trazendo-me paz ao coração.
Por isso o tempo afastada daqui . Por isso o tempo afastada de meu grupo no facebook .
Não conseguia me aproximar do computador . Até do celular deixei de me atualizar nos grupos . E é claro que as cobranças vêm ...

 Mas , hoje , só hoje , perdoem-me os amigos , senti-me disposta a escrever aqui tudo aquilo que me aflige . Aos poucos vou retornando . Espero que compreendam . Eu precisava deste tempo . E talvez ainda precise mais . Vou aparecendo conforme a disponibilidade . 
Mas sinto falta deste espaço , apenas falta-me o ânimo necessário para aqui estar.

 Mas prometo , vou melhorar ...
 O primeiro passo já dei , reconhecendo que a principal ação contra o estresse é a mudança de hábitos, o que faz com que encaremos  o dia a dia de maneira diferente .
 E isso já me propus a fazer .



8 comentários:

  1. Desabafar ja é um bom caminho...Reconhecer a exaustão, o desânimo....A vida anda complicada mesmo temos que nos preservar...beijos, tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica!As coisas hão de melhorar assim espero!

      Excluir
  2. Boa noite, querida amiga Edite!
    Com a entendo...
    Numa certa vez, já vão alguns anos, um frei da Fazenda da Esperança esteve no Mosteiro e, conversando comigo, me disse não conseguir orar e apenas dizer o Nome de Jesus, nada mais... Esgotado? Depressivo? Não sabemos os Mistérios de Deus... mas sabemos bem que a vida é feita de ciclos e que, Santo Inácio de Loyola, bem explicou a nós todos nos Santos Exercícios Espirituais, que são os espíritos bons e os maus que nos põe em movimentos da alma...
    Assim está você, estou eu, e aprendi com ele também que isto é muito bom...
    O conselho que ele nos ensina é que, quando estivermos assim, alegremo-nos pois a consolação virá... e, quando estivermos bem, guardemos um pouco de alegria para quando ela se esconda temporariamente.
    Deus cuide de você, amiga!
    Em oração... peço por mim também.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amiga Rosélia.E tão confortável ter alguém que nos compreende. Ancs

    ResponderExcluir
  4. Também me sinto um pouco assim mas a cada mudança de estação há uma quebra em meu corpo e minha alma!!! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprender é tempo de renovar, Graco há? E que bom que sempre temos novas estações. Obrigada

      Excluir
  5. Oi Edite
    O desabafo em si já é um condutor que os dias cinzentos estão a evaporar e com serenidade tudo vai voltar à normalidade e tu conseguirá conciliar os teus afazeres de forma a encontra prazer em tudo o que propuser a fazer minha querida
    Dias melhores e mais felizes
    Beijos e um feliz domingo

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, gravita! Você me compreendeu bem. E isso e muito favorável ao meu restabelecimento. Obrigada!

    ResponderExcluir