Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Sinto-me cansada ...




Tenho me sentido cansada ! Exausta mesmo . Tenho a sensação de carregar o mundo nos ombros . Pode parecer exagero , mas às vezes a vida exige tanto de nós! 
Já há alguns meses carrego comigo essa sensação de estar "atolada" Não é um cansaço físico. Um cansaço mental que  me faz achar que não vou dar conta de tanto a resolver .

Parece que tudo se perdeu : sonhos ...esperanças ... desejos de inovar... 
Tenho desejos de doar  mais de mim mesma, mas falta-me inspiração . Parece que tudo aquilo porque sempre lutei  foi por água abaixo . Sinto morrer o meu ideal . Sinto-me não correspondida , apenas usada .

É difícil fazer novas tentativas, quando não vem o apoio esperado . E eu, então , na tentativa de não falhar com terceiros , dou tudo de mim e consequentemente acabo me estressando devido à sobrecarga .

A vida nos reserva surpresas . A princípio tudo parece caminhar bem , firmamos nossos objetivos e cheios de entusiasmo nos colocamos a caminho . Começam a aparecer as dificuldades , as frustrações, as demandas . Vamos nos equilibrando como numa corda bamba , até que tudo parece ruir.  Começamos a nos sentir oprimidos , exaustos e aborrecidos . É hora então de tomar algumas medidas na tentativa de buscar de novo o equilíbrio . 
Reconhecer sinais e/ou sintomas de estresse mental funciona positivamente no sentido de se reequilibrar adotando medidas que afastem seus efeitos nocivos .

Sinto dificuldade em seguir a minha rotina , o que faz com que eu me sinta improdutiva .
Um olhar mais atento me fez ver também um certo impacto sobre minha atenção que já não é mais a mesma e a memória também tem dado sinais de fragilidade . Atenção e memória são funções cerebrais essenciais no nosso dia a dia . E um impacto sobre elas acaba por comprometer atividades que antes eram comuns no dia a dia . Assim me disse uma psicoterapeuta .

 Meu sistema imunológico também tem dado sinais de vulnerabilidade , quando não reage bem ao aparecimento de  gripes e resfriados corriqueiros ou outros vírus que circulam por aí .

Quero ter tempo para uma leitura agradável , tempo para minhas orações , 
 tempo para minha família e vida social . 
Tempo para postar em meus blogs e também visitar amigos virtuais.
Tempo para atualizar minhas páginas sociais .   
Tudo feito com prazer e não aquela sensação de algo pesado e obrigatório.

Só quero um pouco de tranquilidade , uma melhor distribuição de afazeres no meu dia ,
 Quero que a noite chegue tranquila e calma trazendo-me paz ao coração.
Por isso o tempo afastada daqui . Por isso o tempo afastada de meu grupo no facebook .
Não conseguia me aproximar do computador . Até do celular deixei de me atualizar nos grupos . E é claro que as cobranças vêm ...

 Mas , hoje , só hoje , perdoem-me os amigos , senti-me disposta a escrever aqui tudo aquilo que me aflige . Aos poucos vou retornando . Espero que compreendam . Eu precisava deste tempo . E talvez ainda precise mais . Vou aparecendo conforme a disponibilidade . 
Mas sinto falta deste espaço , apenas falta-me o ânimo necessário para aqui estar.

 Mas prometo , vou melhorar ...
 O primeiro passo já dei , reconhecendo que a principal ação contra o estresse é a mudança de hábitos, o que faz com que encaremos  o dia a dia de maneira diferente .
 E isso já me propus a fazer .



8 comentários:

  1. Desabafar ja é um bom caminho...Reconhecer a exaustão, o desânimo....A vida anda complicada mesmo temos que nos preservar...beijos, tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querida amiga Edite!
    Com a entendo...
    Numa certa vez, já vão alguns anos, um frei da Fazenda da Esperança esteve no Mosteiro e, conversando comigo, me disse não conseguir orar e apenas dizer o Nome de Jesus, nada mais... Esgotado? Depressivo? Não sabemos os Mistérios de Deus... mas sabemos bem que a vida é feita de ciclos e que, Santo Inácio de Loyola, bem explicou a nós todos nos Santos Exercícios Espirituais, que são os espíritos bons e os maus que nos põe em movimentos da alma...
    Assim está você, estou eu, e aprendi com ele também que isto é muito bom...
    O conselho que ele nos ensina é que, quando estivermos assim, alegremo-nos pois a consolação virá... e, quando estivermos bem, guardemos um pouco de alegria para quando ela se esconda temporariamente.
    Deus cuide de você, amiga!
    Em oração... peço por mim também.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amiga Rosélia.E tão confortável ter alguém que nos compreende. Ancs

    ResponderExcluir
  4. Também me sinto um pouco assim mas a cada mudança de estação há uma quebra em meu corpo e minha alma!!! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprender é tempo de renovar, Graco há? E que bom que sempre temos novas estações. Obrigada

      Excluir
  5. Oi Edite
    O desabafo em si já é um condutor que os dias cinzentos estão a evaporar e com serenidade tudo vai voltar à normalidade e tu conseguirá conciliar os teus afazeres de forma a encontra prazer em tudo o que propuser a fazer minha querida
    Dias melhores e mais felizes
    Beijos e um feliz domingo

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, gravita! Você me compreendeu bem. E isso e muito favorável ao meu restabelecimento. Obrigada!

    ResponderExcluir