Powered By Blogger

sábado, 3 de novembro de 2018

Horário de verão : Odeeeioooo....

5, 4, 3, 2, 1......

E já é horário de verão . Quem não adiantou o relógio , que se apresse . Uma hora a menos no nosso final de semana . Uma hora que fará falta , pelo menos prá mim , que não me acostumo nunca com esse famigerado horário .
Um adiantamento no relógio que agrada a muitos , mas que também complica a vida de muita gente .



 E o pessoal do ENEM, realizando as provas justo no primeiro dia do horário de verão ?! . Imagino o estresse desses estudantes que normalmente já vão para as provas em adiantado nível de ansiedade e nervosismo . 

"Com a confirmação de que o horário de verão começará no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no dia 4 de Novembro, a recomendação é que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na hora da prova.
A gente orienta os alunos a três, quatro dias antes do ENEM, começarem a ajustar horário do sono. Uma coisa é chegar nervoso, outra é chegar cansado”, diz o professor de língua portuguesa do Colégio Único, Marcelo Freire.

Todos os anos sempre ouvimos alguns casos de atrasos na chegada , portões quase fechando e outros estudantes que dão de cara com o portão fechado por segundos de atraso . Uma correria só !!!

Amanha , então ? ou melhor , HOJE!  Sinceramente espero que tenham um bom desempenho , apesar da "uma hora a menos de sono ",que gera cansaço, irritabilidade, mau humor e certamente refletirá  na avaliação das questões.


Pesquisas mostram que o tal horário,  apesar de ter sido adotado por uma boa causa: economia de energia em horários de pico, causam mais mal à saúde do que o benefício gerado com a tal economia de energia elétrica.


Para saúde, a situação ainda piora. “O organismo fica completamente desequilibrado. Estudos apontam sintomas indesejados como dores de cabeça, aumento da fadiga, taquicardia, diminuição de rendimento nos estudos e no trabalho, principalmente em pessoas com mais idade”,

Quem assim se pronuncia é o parlamentar Valdir Collato , autor do projeto de lei que quer a extinção do horário de verão:

Projeto de lei quer o fim do Horário de Verão

Chapecó 10/10/2016 – Em tramitação na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 397/2007, de autoria do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), quer extinguir o horário de verão. Neste ano, os relógios serão adiantados em uma hora na virada do dia 16 para 17 de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e permanecerá até 19 de fevereiro de 2017.

 “Mais uma vez se prejudica a saúde das pessoas com uma medida de pouco ganho na economia do país”, destaca o autor do PL.
Conforme o parlamentar, os trabalhadores rurais são os que mais relatam as consequências do horário diferenciado. O desconforto que a adoção deste horário acarreta é experimentado por todos que são obrigados a acordar mais cedo, incluindo as crianças em idade escolar
Uma das medidas propostas pelo parlamentar e que pode solucionar o alto consumo de energia é o desenvolvimento de ações permanentes do governo que possam orientar e educar a população brasileira sobre o uso consciente de energia nos horários de ponta, das 18 horas às 21 horas.

Atualmente, a proposição de autoria do deputado Valdir Colatto está na Comissão de Seguridade Social e Família. Se aprovado, segue para as Comissões de Minas e Energia e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Eu venho ouvindo falar sobre esse tal projeto de Lei , já há alguns anos . Mas ele nunca sai do papel .
Enquanto esse dia não chega,  vamos ficando iludidos com os benefícios da noite estendida,nos acostumando com o desconforto do dia , acordando com as galinhas... e torcendo para Fevereiro chegar...



Já "acertou" seu relógio ?






9 comentários:

  1. Já aqui no horário de verão. Também dele não gosto! Prefiro sempre as coisas naturais e mais normais. Mas...fazer o quê? Seguir e aceitar... Vamos que vamos! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. E eu sigo simpre expondo meu desejo de que esse horahor um dia se acabe. Será que isso um dia acontece? Enquanto isso não acontece, sigo protestando. Abcs.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto mas a mim não me faz diferença!!! Bj

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, querida amiga Edite!
    Estou no meu horário normal, o de Deus...
    Não sou fisurada em relógio mais desde que me aposentei.
    Acertou bem seu relógio, RS...
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Edite,
    Como a compreendo!
    Eu pessoalmente não gosto do horário de inverno.
    Aqui atrasou uma hora a semana passada e às 17,30 já é noite...;)) e mais escuro ainda quando chove como hoje. Até 21 de Dezembro é sempre o dia a encolher;))!!
    Desejo otima primavera aí com dias cheios de sol.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Oi Edite
    Eu detesto o horário de verão. E para falar a verdade não vejo grandes benefícios na economia do país porque para nós a única que muda é o nosso humor e a conta cada vez mais cara
    Beijos e uma feliz e abençoada semana

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Edite. Eu não gosto desse horario de verão. Meu humor fica péssimo. Não consigo dormir bem, levanto com indisposição física, as vezes irritada e numa sonolência de lascar risos. É muito complicado para os trabalhadores que precisa pegar várias conduções pra chegar ao trabalho. deve ser muito cansativo e corre muito perigo com assaltos. Minha postagem tem algo sobre horário de verão e mais uma mistura do Brasil. Ja estou torcendo para Fevereiro chegar.
    Beijos e bom mês de novembro.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Eu gosto do horário do verão.... Dá para voltar para casa com a luz do sol. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Edite,
    Passo para lhe desejar um domingo muito abençoado.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir