Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Não dê tanto brilho às panelas ! Deixe brilhar a vida !





Manhã de sol ardente ! Um dia  próprio para arear panelas   !
Arear panelas ? Como ?  alguém pode dizer !

Pois é , eu também pensei que não houvesse mais desses costumes por aqui .

Tendo ido em busca nem me lembro de quê, na periferia extrema da cidade , de longe avistei uma cena que chamou-me a atenção .

Aliás , à primeira vista , o que chamou-me a atenção foram algumas panelas brilhando como espelho penduradas na grade da frente da casa.  Aproximei-me um pouco mais , discretamente , para não chamar a atenção ou constranger quem ali estivesse entretido em tão primoroso trabalho .

Tirei até umas fotos , pois estava diante de algo que não via há décadas,  haja visto que este costume de arear panelas até ficar espelhando  é do tempo da vovó.

Hoje em dia , com a vida moderna , temos outras opções para realizar trabalhos domésticos , bem como falta-nos tempo para essa dedicação extrema com as panelas . 

Ficou na minha memória de criança... A maioria das casas possuía um paneleiro ( tipo pendurador de panelas ) onde deixavam expostas sua panelas tinindo de tanto brilho , um brilho de dar inveja .. .

Lembro-me que na casa de uma amiga  de infância tinha uma canequinha de alumínio que ficava em cima do pote de água . 
Puxa posso estar falando de coisas bem antigas mesmo . Mas era assim que funcionava . 

A geladeira ainda era um objeto de luxo e a água era colocada num pote de barro , onde guardava todo seu frescor . E beber água naquela canequinha super areada todos queriam . Diziam que ali a água ficava mais fresca . Não havia quem não tivesse em casa uma canequinha de alumínio onde todos bebiam .


Anti- higiênico ? Claro , mas não se dava muita atenção para esses “pequenos detalhes “ naquela época.

E, voltando às panelas , sexta -feira era dia de “arear” panelas . As mulheres se esmeravam nesta tarefa . Muitas faziam mesmo uma pasta de areia ou de cinza , que deixavam seus alumínios tinindo. 

A esponja era de bucha vegetal mesmo , que se esparramava aos montes pelas cercas dos quintais das casas , ou por terrenos baldios . O sabão feito em casa associado ao produto de mil e uma utilidades , que felizmente já tínhamos acesso , ajudavam na tarefa .



E depois daquela trabalheira todo , alumínios brilhando , eram colocados para secar no quintal debaixo do sol ardente , para ajudar no brilho . Nada de enxugar com guardanapo pois o alumínio poderia ficar embaçado .
Afinal , as panelas bem areadas eram o cartão postal de toda dona de casa que se prezava.

Olhando aquela cena , um filme passou-me pela cabeça . Aproximei-me mais e pude ver a senhora por trás das grades , abaixada às voltas com mais panelas . Tive vontade de falar com ela , até cumprimentá-la por tanto esmero e capricho. Falar de outros tempos ...  Mas achei melhor me afastar antes que me visse e pudesse ficar constrangida . Era um momento seu e achei plausível respeitá-lo

Uma pena que acabei perdendo as fotos que tirei . Ao fazer uma limpeza no celular , acabei por deletá-las também.

Mas se você ainda conserva este velho hábito de deixar panelas brilhando ao ponto de você se "pentear" nelas , saiba que limpeza faz bem , mas pode ter seu preço . 


Panela brilhando pode ofuscar a sua saúde


Arear utensílio tira camada protetora e contamina o alimento


Veja algumas dicas :


Os tipos de panelas e suas peculiaridades

Anti aderentes

Câncer

Se forem utilizadas no fogo muito alto, em frituras, por exemplo, as panelas anti aderentes podem liberar uma fumaça tóxica que, em testes feitos com cobaias, em laboratório, teve efeito cancerígeno. No entanto, esse 
efeito ainda não foi comprovado em seres humanos

Cobre

Contaminação

Apesar da tradição mineira de fazer doces e compotas nesse tipo de panela, no Brasil, elas só podem ser vendidas com uma camada protetora de titânio, para evitar contaminação. Em excesso, o cobre pode causar problemas no   estômago, intestino, rins e nas articulações. Em casos extremos, pode até levar ao câncer 


Alumínio

Não arear


O acúmulo de alumínio está relacionado ao mal de Alzheimer. Por isso, recomenda-se não arear a panela para não retirar a camada de óxido de alumínio que fica no fundo após o cozimento. Ela ajuda a diminuir a transferência do metal para o alimento e, em consequência, para o organismo


Ferro

Faz bem


É comprovado por cientistas que a porção de ferro transferida pela panela à comida é benéfica à saúde. Segundo pesquisas, preparar um alimento por dia nesse tipo de panela, ajuda a suprir 20% da necessidade diária de ferro. 
Ótima solução para prevenir as anemias


Inox

Segurança


É um dos modelos de panela mais seguros porque o material é inoxidável e, por isso, não libera metais  na comida. As panelas de inox também são indicadas para cozimentos mais demorados  e para armazenar os alimentos depois de prontos, na geladeira


Titânio

Modernas


Essas panelas são mais modernas e, por isso, os preços ainda são bem altos. Ao contrário dos outros metais, o titânio não contamina os alimentos, e as panelas desse material são mais resistentes. Assim como as de inox, as panelas de titânio podem ser utilizadas para guardar os alimentos depois de prontos.

******************************************************************************************************
A última dica é : cuide bem de suas panelas , mas sem exagero . Lembre-se que o brilho maior deve vir de você . Por isso , lave as panelas ou delegue a função , mas também não cobre tanto . Tenha tempo para"você"  brilhar no dia a dia .

Sabendo dosar , você não corre o risco de errar , 
e seja feliz !

Nota : AREAR / verbo transitivo direto que vem do costume que se tinha antigamente de dar brilho nas panelas com uma pasta de sabão e areia da beira do rio .
Podemos encontrar a expressão "panela areada" como também "panela ariada" . Mas etimologicamente falando , o correto é "arear "


7 comentários:

  1. Quantas lembranças por aqui e que me fizeste ter! Quem não gosta de panelas brilhando? Mas vou te contar...As minhas são revestidas e nem me preocupo com essas coisas... Tem muiiiiiito mais a brilhar,rs...Foooooooooooooi-se o tempo!!rs...beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issors o, amiga chica! Temos outros lugares para brilhar. As mulheres hj tem tantas outras ocupações, tanto a ser feito que panelas já era! O mundo de hj não nos permite essa excentricidade.

      Excluir
  2. Não tenho forças na mão para bem arear por isso...sempre que ficam feias...compro outras!!! Bj e gosto das suas escolhas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pratica vc, heim gracinha...Atear panelas é coisa de outros tempos.

      Excluir
  3. Boa tarde, querida amiga Edite!
    Estava adorando ler e lembrar da casa das tias... elas deixavam tinindo... uma linda lembrança!
    Aí veio a segunda parte do seu post... rs...
    Ainda bem que minhas panelas são de inox. Achei um produto que as deixam "tinindo".
    Gosto muito do seu jeito descontraído de escrever e com grandes verdades atuais.
    Tenha alegrias de flores recém regadas!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Obrigada , Rosélia. Gosto de falar de coisas do cotidiano.Bom é recordar tempos já passados e seus modismos. Recordar e viver.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosélia!Atear panelascoida de outros tempos. Temos tantas outras coisas a fazer. Escondemos a panela no armary da cozinha e tudo fica bem

    ResponderExcluir