Powered By Blogger

domingo, 19 de janeiro de 2020

OLHAR SEM VER


Acostumados que estamos a uma super abundância de imagens e informações , estamos sempre ligados no piloto automático, tornando-se uma tarefa difícil a seleção daquilo que queremos ver . Na nossa pressa costumeira diária eu me deparo diariamente com tantas informações e encontros que ficam apenas no olhar distante e superficial .

 Precisamos desacelerar um pouco e prestar atenção em todas as direções ao longo do caminho .
Um momento que curto bastante é o horário de minha caminhada matinal . Este é o momento que me desligo de tudo e saio despreocupadamente a tudo observando . Não só a Natureza , mas também as pessoas. a cidade despertando...

 É gratificante passar fazer um comprimento , observar a lida diária para o trabalho , a diligência das mães que levam seus filhos para a creche ou os estudantes com suas mochilas coloridas , que apressadamente  se dirigem ao colégio. 

À beira de meu caminho gosto de observar a diversidade de plantas , colhê-las quando me agrada ou até disparar numa corrida quando ouço e vejo ao longe um big de um cão prestes a atacar a intrusa .

Assim é minha caminhada pela manhã , movimentada e cheia de emoções .  Eu não apenas olho num gesto mecânico de dirigir mecanicamente meu olho de um lado para o outro . Eu olho e observo , Eu olho e vejo , analiso , aprofundo meu olhar. Isto quer dizer ter um olhar mais apurado . Não apenas olhar por olhar .

Assim deve ser também nosso olhar para o mundo . Não apenas um olhar de crítica, desaprovação ou de banalização  dos acontecimentos . É preciso exercitar o nosso olhar , sair da contemplação para a concentração , reagir a estímulos , sentir-se parte de um todo e apurar a sensibilidade . Abrir-se ao desconhecido e ao novo.

O poeta Manoel de Barros endossa que “o olho vê”, mas que “é a imaginação que transvê” (BARROS, 2004, p.74), que transfigura o mundo, que faz outro mundo. “A transfiguração é a coisa mais importante para um artista”. E eu acrescento que não só para o artista, ela é importante para todo ser humano, pois esse exercício possibilita enxergar além, ver, no singular, o universal e na parte, o todo. Ver o ser e a aparência, a presença e a ausência, o visível e o invisível. Ver com olhos de criança que se espanta com o novo, mas mergulha com ludicidade e explora o desconhecido com curiosidade.


**************************************************************************************
Esse tema "olhar sem ver " surgiu-me após um acontecimento rotineiro em que percebi esse meu descaso com o "ver" na sua essência, o aprofundar no olhar. Eu pretendia relatar o fato , e ao final acabei escrevendo sobre o que aprendi com ele: " Manter sempre um olhar mais atento ao meu redor, , refletir ,  analisar e através de minhas vivências pensar em como posso contribuir para gerar uma transformação social na área determinada .

Muito pouco pude fazer no momento por aquela senhora  que na minha pressa quase ignorei .
Ao ser interpelada por ela , voltei , conversei um pouco com ela e a atendi naquele momento . Foi o que pude fazer . Mas a situação em que se encontrava me tocou . Talvez nunca mais a veja , mas minhas ações , meu olhar diferenciado pode propiciar oportunidades de minorar tais casos . 

Não posso consertar o mundo , mas posso minorar situações ao meu redor .

Edite 




 


5 comentários:

  1. Boa noite de domingo, querida amiga Edite!
    Logo que li,me reportei a Exupery... O essencial é invisível aos olhos.
    Muito linda toda postagem. Hoje mesmo contemplei o mar e as pessoas com toda calma do mundo. Pude dar toda atenção a uma amiga que encontrei com todo carinho.
    Recordei-me disso ao ler seu post.
    Tenha uma semana abençoada e feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. É esse olhar apurado e atento o diferencial que torna uma pessoa única e especial em seus pormenores e detalhes porque tem uma percepção apurada e portanto apta à generosidade e benemerência
    Beijinhos e uma linda semana para você Edite

    ResponderExcluir
  3. Querida Edite
    Hoje vim trazer um convite.
    Neste ano de 2020 quero alinhavar no meu blog Sonhos e Poesia um projeto intitulado "Café Poético" , quinzenalmente será apresentado na minha página uma pérola poética de sua autoria à sua escolha para que possa ser apreciado pelos nossos amigos e amigas leitores. Maiores informações no meu blog. Passe por lá, leia a postagem e sinta-se à vontade para aceitar ou recusar o convite.
    Beijinhos poéticos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Isso é verdade. Há uma abundância de imagens, principalmente no Instagram. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Fábio 1 Não estou falando de imagens no instagram.

      Excluir