Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

sucos antioxidantes


E já que no post anterior o assunto foi os exageros cometidos à mesa na ceia de Natal, vou deixar aqui duas receitinhas de suco antioxidante. Uma  com couve e outra com beterraba para deixar o organismo hidratado e pronto para as próximas festas de final de ano.
A couve contêm inúmeros nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e enzimas,sendo um de seus benefícios principais a eliminação de toxinas do organismo, deixando a pele mais bonita, aumentando a disposição e regulando o metabolismo.
Cada copo do suco de couve e limão tem em média 53 calorias sendo ideal para quem segue uma dieta balanceada. Este suco caseiro para emagrecer melhora o funcionamento intestinal, uma vez que a couve é um laxante natural e possui também propriedades que desintoxicam o organismo favorecendo assim o de duas formas diferentes o emagrecimento. 
 Este é um suco de que faço uso sempre e asseguro que  a ingestão do mesmo trará vários benefícios. Substituindo o suco de laranja pelo suco de 2 limões o suco passa a ter propriedadades emgrecedoras, apenas o sabor será um pouco menos adocicado. Evite colocar açúcar . Prefira o açúcar natural da fruta.
 

Suco desintoxicante de couve

O Suco desintoxicante de couve elimina toxinas e limpa o organismo

Ingredientes


• Suco de 2 ou 3 laranjas
• 3 folhas de couve
• ½ maçã
• Gelo a gosto

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba em seguida. 

*********************************************************************************

E se você quiser também fazer bonito neste verão, mantendo a pele hidratada e garantindo um belo bronzeado, faça a receita abaixo. 

Eu prefiro fazê-lo substituindo o limão por laranja e acrescentando meia maçã, pois essa é considerada "faxineira" no organismo e também digestiva, além de deixar um sabor mais agradável .

Suco de cenoura e beterraba

A bebida garante uma pele hidratada e favorece o bronzeado

Ingredientes

1/2 cenoura média
1/4 beterraba crua sem casca
Suco de 1/2 limão
1 copo de água de coco

Modo de fazer
Centrifugue ou bata os ingredientes no liquidificador com 1 copo de água de coco.

 O suco traz bastante energia e benefícios para a saúde. A cenoura ajuda no colesterol e tem propriedades antioxidantes por conta do betacaroteno, enquanto a beterraba diminui a pressão arterial e desintoxica o fígado.
 
 DICA: Em qualquer dos sucos pode-se acrescentar gengibre a gosto.
O gengibre estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo. Contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras e é usado como um alimento digestivo , refrescante e anti -inflamatório

Com uma alimentação rica em frutas e legumes você estará "novinha em folha" para os próximos festejos.
 Muita energia, saúde e paz prá você!
FELIZ ANO NOVO!!!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Livrando-se das toxinas após a ceia de Natal


Que delícia foram as festas natalinas! A mesa farta, familiares reunidos, muita alegria, muita comemoração
Bom, esta é a parte boa. Mas com toda essa alegria vem também toda comilança.
Panetones, chester, peru, nozes castanhas... e vamos nos deliciando com todas essas gostosuras, não esquecendo também dos doces e outras guloseimas.
Para muitos fica difícil resistir a tanta variedade de alimentos. E como se não bastasse, ainda vem aí a festa da “virada” de ano também repletas de comilança e muita bebida.
Cá entre nós, eu penso até que há sempre um exagero nessa comilança toda. Parece até que estamos “estocando” para uma possível crise . Ou que é preciso consumir, consumir como se fosse a última coisa para se fazer “antes que o mundo se acabe”.
Eu particularmente não vejo a hora do “dia seguinte” para voltar à munha saladinha , sucos e frutas.
Bem, mas nem todos pensam assim . E precisamos respeitar a maneira de festejar de cada um. Afinal, mesa farta no Natal e Ano Novo faz parte da nossa cultura.
E para quem exagerou nas comidas e bebidas é hora da desintoxação.
Se não conseguiu se controlar e “furou” a dieta tão sofrida recuperando os quillos que havia perdido não se culpe. Concordo que muitas vezes é difícil resistir às tentações à mesa. Mas nem tudo está perdido. Sempre é hora de recomeçar.
Temos apenas uma semana, pouco tempo, reconheço, para colocar o “corpito” em dia e entrar naquela roupinha branca que já está reservada no armário. Então não perca tempo!
Não é a hora de fazer dietas radicais para perder peso. Lembre-se: você vai apenas fazer durante essa semana uma alimentção saudável com o propósito desintoxicar o organismo carregado dae toxinas nocivas encontradas nas carnes, frturas , comidas gordurosa e bebidas.
“Reveillon” é uma festa única e importante e vc precisa estar com os cabelos brilhantes, a pele renovada em questão de brilho e maciez, o aparelho digestivo funcionando regularmente.
Então vamos às dicas para a desintoxação:
  • comece por ingerir bastante água , uns dois litros por dia. A água ajuda na eliminação das toxinas retidas.

  • Faça alimentação leve com muitas frutas , verduras, legumes e sementes como linhaça , castanha do pará e também faça uso de cereais e aveia rico em fibras e que ajudam no bom funcionamento do intestino e favorecem uma boa digestão.
  •   Abuse de frutas como melão, mamão, melancia , abacaxi, pois contém enzimas que proporcionam a queima de calorias.
  • Não se esqueça que a maçã é tida como a fruta que faz uma “faxina” no organismo carregado de toxinas
  • retome as caminhadas
  • evite bebidas alcoólicas durante essa semana. A ordem é tomar sucos .
  • Evite doces. Prefira as frutas como sobremesa.
  • Nada de beliscar nos intervalos das refeiçoes. Faça seu horário de se alimentar e seja fiel a ele, podendo fazer de 4 a 6 refeições leves por dia.
  • Ano Novo é vida nova. E se uma de suas metas é melhorar sua alimentação, considere essas regras um pré requisito.
Com essas recomendações, você elimina as toxinas. Com um pouco de sorte pode também perder peso ou evitar de fazer “subir o ponteiro da balança “ até o Ano Novo, além de estar ganhando em qualidade de vida.
Exagerou de novo na festa da “virada” ?
Comece tudo novamente. ..

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Presenteando no Natal

Quem não gosta de receber presentes? Ainda mais neste final de ano em que paira um clima festivo no ar. Muitos votos festivos, muitas mensagens de paz , amor e prosperidade. Os fluídos positivos rolam a todo momento Há no ar uma atmosfera fraterna religiosa ou não. O fato é que todos querem demonstrar sua amizade , e seu carinho pelo outro.
E o que antes foi dito verbalmente acaba sendo concretizado em forma de presentes.
Receber um presente é sempre muito bom, principalmente quando é dado na medida certa e por uma boa razão.
E quer um motivo melhor para presentear do que no final de ano? Festas de final de ano são um ótimo momento para se dizer o quanto nossos amigos e familiares são pessoas queridas e importantes.
Os presentes funcionam como substitutos de quem os doou e testemunham as intenções de quem o fez e o sentimento causado no presenteado acaba por enriquecer ou fragilizar a relação entre ambos.
Por isso considero presentear também uma arte.
E que gostoso é quando recebemos um presente e podemos dizer sinceramente com todas as letras A_M_E_I. E a pessoa retruca: “Ah, eu quando vi não tive dúvidas: “é a sua cara”
Presentear com verdade e carinho é isso: colocar empenho na compra, pensando na reação de quem vai receber. Pode ser um a simples lembrança , mas que demonstre nosso cuidado na escolha e realmente demonstre uma demonstração de afeto.

Eu gosto sempre de inovar presenteando com algo feito por mim. Acho legal ter opções que saiam do comum e me permitam durante a confecção da peça viajar pelo mundo dos desejos da pessoa em questão.
Enquanto confecciono colocando ali toda minha dedicação e capricho vou analisando a reação do presenteado, suas preferências e moldando a “obra de arte” para que fique realmente a “sua cara”.

Então resolvi que neste Natal os presentes seriam feitos por mim. Muito do material eu já tinha em casa, então a correria às lojas diminuiu consideralvemente. Apenas algums idas esporádicas ao comércio para compra de acabamentos como fitas e alguns adereços . As bolas de Ntal usadas, também foram feitas por mim, confeccionadas com sobras de tecidos que também já possuia. Enfim ficou um presente bem personalizado. Coloquei ali além de meu tempo, toda dedicação e carinho. Quem já recebeu A_M_O_U
Eu gostei do resultado.

 Vejam algumas fotos no post abaixo


Feitos com A_M-O_R


O abraço que recebi ao presentear com esta guirlanda foi tão caloroso que ainda sinto seu calor

Minha amiga ficou tão feliz com essa guirlanda e me disse que eu tinha enriquecido seu dia. "Vou embelezar minha porta, disse ela.".
Essa foi para minha amiga Li, que ficava o tempo todo me observando e imaginando com  qual seria presenteada.

Essa foi para uma de minhas irmãs

Uma outra irmã recebeu esta bem no dia em que iria começar a preparar a casa para o Natal


Também inovei na árvore de Natal esse ano. Fugi do tradional pinheirinho e montei essa sobre uma estrutura de madeira.Nela pendurei todos meus sonhos e desejos. Com meu pensamento no Lucas, que virá passar seu primeiro Natal com a vovó, fui colocando bichinhos coloridos, bonecos de neve, borboletas , tamborzinhos, estrelas,etc... na intenção de atrair sua atenção.  Alguns bonecos de neve, claro, já foram degolados (Rsss) ... faz parte da festa...


Este é o jogo americano que confeccionei para incrementar a mesa da ceia de Natal. Tudo muito simples, mas feito com muito amor.

E esta é minha mesa de trabalho, onde fiquei "viajando" várias tardes perdida entre linhas , fitas,  isopor , tecidos etc.. neste final de ano...

domingo, 23 de dezembro de 2012

O verdadeiro sentido do natal

Antevespéra de Natal
aumenta a expectativa
Para muitos o esplendor desse dia
fica apenas no glamour da data
a casa arrumada
o cardápio elaborado
A família já chegando
para os festejos tão sonhados
Os presentes já comprados
Roupa nova também tem
seu lugar de destaque

O auge do clima natalino
envolve a todos
Musicas natalinas
se faz ouvir por todos os cantos
nos embalando
e nos remetendo aos tempos de criança
quando ingenuamente
nossos sapatinhos
na janela eram colocados
e passávamos a noite inteira
esperando pela visita do  bom velhinho

Hoje já crescidos
continuamos envoltos
por essa magia natalina
mas com a certeza de que
Natal sem amor
sem fraternidade
sem solidariedade
não é o Natal do Senhor
é apenas um verniz com que
recapearam data tão importante.

Hoje sabemos
que em meio a tantas luzes artificiais
há uma Luz nessa festa sim
Não uma Luz artificial
Mas uma Luz em meio às trevas
Que poucos conseguem enxergar
e veio para nos chamar ao Amor
e à conversão que gera transformação

Paz, União, Prosperidade, Amor
deixarão de ser palavras vazias
e realmente acontecerão
quando chegarmos à compreesnsão
do verdadeiro significado do Natal.

Que possamos todos sermos alcançados por essa Luz. A Luz Divina que deve nos acompanhar por todos os dias do novo ano que está chegando.




sábado, 22 de dezembro de 2012

Paradoxos da vida



Sentada na sala de espera do hospital as ideias se misturam. Pensamentos se confundem num emaranhado enigmático.
Estou acompanhando um paciente com estenose da carótida direita. Está sendo submetido a uma angioplastia com introdução de stent . Uma prática cirúrgica que diminui consideravelmente o risco do paciente vir a ter um AVC, o que estava constituindo um risco iminente.
Angioplastia com introdução de stent, um procedimento cirúrgico mais recente e menos invasivo que a cirurgia aberta, dizem os médicos, mas que não deixa de ter sua porcentagem de risco.
Claro que estou ansiosa e minha vontade é que o tempo corresse mais rápido e que num piscar de olhos tudo estivesse resolvido e todo o stress passado nestas duas últimas semanas à espera em clínicas médicas, seja para consultas ou realização de uma bateria de exames, não passasse de um pesadelo . Enfim , eu teria acordado e me encontraria tranquila e segura em minha casa.
A princípio me atrapalhei um pouco com o excesso de tarefas e a dificuldade em conciliar tudo com a corrida aos médicos. Mas na impossibilidade de não ter controle da situação, pois na vida há situações que são inevitáveis e fogem ao nosso controle, a melhor maneira foi procurar buscar o equilíbrio e estabelecer uma prioridade. Numa situação assim de “risco”,como dizem os médicos , precisamos nos mostrar tranquilos e confiantes para passar essa energia positiva ao paciente.
Era preciso me mostrar tranquila e confiante independentemente de estar vivendo esta situação de instabilidade e incerteza.
Minha filha veio e meu genro, que também é cardiologista, irá acompanhar o procedimento cirúrgico. Sua presença aqui, nos apoiando contribui imensamente para nos tranquilizar um pouco mais, embora minha filha tenha ficado excessivamente preocupada a princípio. Coube a mim a tarefa de, mesmo estando também insegura, passar-lhe a tranquilidade neste momento difícil.
Foi difícil convencê-la que na vida existem situações que estão fora de nossa alçada e que não podemos mudar , transformar ou melhorar por maior que sejam nossos esforços.
Se o fato está aquem de nossas expectativas, procuramos relaxar, respiramos fundo e aguardamos que o resultado seja positivo, ou seja, que o procedimento cirúrgico seja bem sucedido.
No terceiro mês de gestação e passando pelos desconfortos “normais “ de todo princípio de gravidez, fica claro o porque de sua ansiedade e preocupação aumentados. Mas este é um momento delicado para todos e que exige calma e confiança.
Esses são os paradóxos da vida. Dois extremos que se defrontam. Por um lado, uma vida que se forma e predestinada a tantos desafios, realizações, sucessos ou fracassos impossíveis de se imaginar.
Por outro lado, uma existência já tão vivida e marcada por tantas experiências!
Experiências reveladas no rosto cansado , já marcado pelas rugas e nos incontáveis cabelos brancos. Mas que esperamos que esteja conosco por muito tempo para ter o prazer da convivência com seu quarto netinho, participando de seu desenvolvimento, rindo, brincando, ensinando... e também aprendendo...
Feliz Natal a todos!
22/12/12 08:12:47


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Minha árvore de Natal

 
 
 
Quisera
 Senhor, 
neste   Natal
armar  uma ár- 
vore   dentro   do 
meu  coração e  nela 
pendurar,   em   vez  de 
presentes,  os  nomes  de 
todos  os meus  amigos!  
Os 
amigos de longe e de perto. Os 
antigos e os mais recentes. Os que 
 vejo cada dia e os que raramente encon- 
tro.Os sempre lembrados e os que, às vezes, 
ficam esquecidos.Os  constantes  e os  intermi- 
tentes.
 
Os das horas difíceis e os das horas alegres. 
Os que, sem querer, eu magoei ou, sem querer,me ma- 
goaram.Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles 
de  quem não   me são  conhecidas a  não  ser as  aparências. 

Os que pouco me  devem e  aqueles a  quem  muito devo.
Meus amigos jovens e meus amigos velhinhos.Meus amigos
 homens feitos e as crianças, minhas amiguinhas.
  Meus amigos  humildes e meus amigos importantes.

Os nomes de todos os que
 já passaram pela minha 
 vida. Aqueles a quem eu
 conheços em me conhecerem e 
aqueles que me conhecem sem eu os 
conhecer. 
Que me admiram e 
me estimam sem eu saber, que eu estimo 
e admiro sem lhes dar a entender.

Uma árvore de   raízes 
 muito profundas,para que os seus nomes
 nunca mais sejam arrancados do meu coração. 
De ramos  muito  extensos 
para que  novos nomes, vindos de  todas as  partes, 
 venham juntar-se aos existentes.  
De sombra  muito agradável para que nossa amizade 
seja um momento 
de  repouso  nas lutas  
da vida. 
 


 "Que o Natal seja de bênçãos e que as alegrias deste belo momento perdurem por todo o ano  vindouro".

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Natal solidário com as crianças da Pastoral

Almoço de confraternização com as crianças e pais da Pastoral da Criança
















Natal solidário com idosos

Quando o natal se aproxima, o espírito solidário costuma se revigorar. A data sensibiliza as pessoas criando um cenário que deveria existir durante o ano inteiro. Impossível chegar a uma data como essa sem olhar ao nosso redor e refletir sobre o nosso irmão. É impossível fechar os olhos para a dor de tantos.. Muitos nem sabem que o Natal existe.
A solidariedade é, sem dúvida, a forma maior de expressar o amor pelo irmão .
"Amai-vos uns aos outro como eu vos amei", é o mandamento de Cristo
O Natal solidário vem acontecendo já há alguns anos em minha cidade, e a cada ano conquista mais adeptos.
 A ideia é  promover um pouco mais de assistência aos menos favorecidos através da arrecadação de  alimentos, brinquedos e vestuário.
 Não há dúvida que o sucesso da campanha depende do coração generoso e solidário de cada um e com essa generosidade podemos sempre contar.
Quando somos solidários os benefícios são recíprocos.  Há uma troca de emoções e impressões. Se os assistidos sentem-se felizes por receber, dar também é muito gratificante. 
Faz-nos sentir mais humanos, a repensar valores a olhar para o outro e para a vida  com um novo olhar.
 Almoço solidário com os idosos em Echaporã











terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Refletindo sobre o Natal

É Natal
Você tão feliz pensa:
-Ah, neste Natal quero reunir toda minha família...
-Ah, também vou comprar tudo bem antes, porque deixar para a última hora...
-Ah, também quero melhorar minha árvore de Natal, ver o que posso fazer com o presépio...
E como você quase toda a humanidade assim pensa e assim faz...
Mas, irmão, irmã, será só isso o significado do Natal?
Não... Não.. . Há outros:
Há um que nos faz relembrar Maria que, ao assumir a vontade de Deus, revelou-nos o poder da fé;
Há um que nos incita ( e esse é tão humano);
  • a perdoar alguem
  • a ajudar mais as pessoas à nossa volta
  • a visitar alguem doente
  • a perdoar nossos próprios erros e a procurar não repetí-los
  • a refletir sobre o que significa a Vinda do Deus Menino, e a partir dessa reflexão procurar fazer do Natal um dia sim muito especial:
    O dia em que deve renascer e se fortalecer em nossos corações um desejo ardente de amar sempre.
Feliz Natal!

Esta mensagem recebi de amigos por correio e quis partilhá-la com vocês, na certeza de que cada um está vivendo o verdadeiro espírito de Natal

sábado, 15 de dezembro de 2012

Encerrando mais um ano de atividades catequéticas.

E eu passei o ano mencionando em alguns posts minha queridas meninas da catequese de Crisma.
Foi um trabalho muito gratificante, apesar das dificuldades que muitas vezes atropelam nossa caminhada. Mas nada que me fizesse desanimar. Pelo contrário, cada pedra no caminho representava um estímulo para contorná-la e seguir em frente.
"O importante não é chegar a algum lugar, mas sim ter a certeza de que se está caminhando na direção certa",já dizia Pe. Leo.
 Assim ,passo a passo , detendo-nos na medida da necessidade, parando, contemplando a paisagem a nosso redor , vamos atingindo nossos objetivos.
E é essa certeza que move o catequista. Porque o que é a catequese senão despertar no catequizando o amor a Deus e ao próximo, recuperar valores hoje tão esquecidos como respeito ao outro e à natureza tão prodigamente por Deus deixada a nós.
A fé é um caminho ascendente. É como uma semente que só germina em terra boa. E o catequista vai irrigando esse terreno com boas palavras cristãs, vai trazendo os ensinamentos de Jesus para nosso dia a dia  . E assim, o jovem ou a criança vai vivenciando esses ensinamentos e percebendo que as palavras, ou seja, os ensinamentos cristãos é que vão nos  conduzir ao caminho do bem. Vão aprendendo que onde se vive o amor, estabelece-se laços de comunhão muito mais fortes entre as pessoas.
Essa mesma fé aliada à confiança em Deus vai nos fazer levantar quantas vezes precisar após uma possível queda.
E assim , com essa certeza de que a semente foi lançada em terreno fértil, na esperança de que todos perseverem naquilo que aprenderam,  encerramos esta semana mais um ano de atividades catequéticas, com um alegre encontro para revelar o amigo secreto, como é de praxe no final de ano.

Vejam alguns flashes de nossa confraternização


E não são lindas minhas gatinhas? Valéria, um pouco displiscente, agrega a função de coroinha em seu currículo de catequese. Uma boa menina. 
 Carol, ...Ah, esta é super assídua, atenciosa e muito compenetrada. Um exemplo para as outras que no final do ano reconhecendo sua dedicação à catequese não tiveram dúvidas em reservar prá ela o "Anjinho" mais cobiçado por todas. 
Eu explico. O "anjinho" foi uma peça linda que dei a cada uma como lembrança de final de ano. Apenas um deles era maior que os outros. E  a dúvida era: "com quem ficaria? Confusão geral. Todas queriam, é claro. Mas no fim chegaram a um consenso muito válido ."A Carol... disseram em uníssono" Guarde para a Carol". Afinal ela foi a mais dedicada durante todo o ano. Neste dia não estava presente porque estava doente. Mas seu esforço foi lembrado pelas colegas e recompensado com o reconhecimento de todas. "Parabéns meninas1 vocês são meu orgulho". Emily, é do grupo da Sílvia. Um encanto de menina, meiga e gentil.  Gabi, ah, eu amo essa baixinha que já tentou me desafiar. Mas no fim ficou tudo bem. Estava num momento difícil que eu entendi perfeitamente.

E olha as duas turmas aí. Eu fiquei perdida em meio a essa moçada!  Dá prá me identificar aí? A Sílvia, claro, é a "Lora" da direita. Mas essa "lora" é porreta". O que tem de "lorice" tem de inteligência, dinamismo e boa vontade. Minha amizade com ela foi assim : afinidade pura! Ela  sim é "mãezona". Traz todos debaixo de "suas asas... Seus catequizandos a amam de montão. eu também. Reparem que só tem um varão em meio a tantas meninas bonitas. Cuidado Artur! pense bem no que vai falar...vc é minoria. Se bobear, levou... Brincadeirinha, as meninas amam o "rei Artur".Ou melhor, nós amamos o "rei Artur". Ele é especial... E vejam  a caixa de bombons que ele  ganhou do amigo secreto. Veio bem a tempo...(rsss...) Sábia escolha, será que comendo tanto chocolate assim ele não engorda um pouquinho? E vejam aquela com quem estou abraçada. É a minha '"giselle". Vaidosa que só ela! Sempre muito bem maquiada e... não anda...desfila! Um encanto! Tenho por ela um carinho especial. 
Por isso fui chamada de "mãezona". Não me considero mãezona não. Apenas me esforço por compreender cada uma delas. Sou protetora, cuidadosa com todas. Afinal sou responsável por levar-lhes bons ensinamentos, recuperar valores esquecidos, mostrar outros. E acolher bem a todas é fundamental. principalmente aquele que se se mostra inseguro,ideias tumultuadas,  buscando compreensão. Fase difícil essa de adolescente!
Mas eu tenho consciência de que fiz o melhor que pude por elas.Lancei a semente e tenho certeza que algum fruto há de brotar... Este e um grupo do qual sempre me lembrarei. Especial!



Olha nóis aí de novo.. Gente que vergonha! Até eu, se bobear, perigo de apanhar dessa moçada.Um empurrãozinho só e...era uma vez. Chiiiiiii....  magoou. Façam de conta que não estão vendo minhas "perninhas" ao lado dessas "pernaltas"   kkkk
Ah, e olha a Erika aí, a penúltima da direita. Dizem que ela é difícil, mas eu não tive problemas com ela não. Pelo contrário, a admiro muito . É uma garota alegre e participativa.  Frequenta o grupo de jovens e usa seus dotes de violonista  tocando na igreja, enriquecendo as celebrações com o som de seu violão. A última é a Isabella, do grupo da Sílvia. Simpática e sempre sorridente. Canta muito bem, usando o dom da voz que Deus lhe deu. Participa de todos os eventos celebrativos mostrando com simplicidade seu dom de louvar a Deus através do canto.
A de blusa verde no centro é a Natália, Nat para os mais íntímos.   Tem perfil de bipolar. Quando está nos seus melhores dias, tem uma alegria contagiante . Gosta de contar fatos que presenciou. E haja paciência prá fazer a Nat parar de falar (asneiras) como dizem as outras. Mas tem dias que está sorumbática e permanece calada em seu canto. Parece que nada a interessa.Fica ausente. Puxa! Tenho que ser psicóloga também prá entender essas meninas. E ainda me chamam de "Mãezona" . Pode ?
Silviaaa....Metidaaa.. eu também ganhei...

Que lindinho! tchutchuca da mamãe... rssss

Siiiiiilviaa!   essa catequizanda é minha ... e do coração. Não vale comprar carinho...Caroool...vc me traiu..tô com ciumes... chuif...chuif


do que será que ela ri tanto? Esta é a Sílvia, sempre alegre e sorridente! Sílvia, foi um prazer ser sua parceira durante esse ano!

Essa comigo é a Gabizinha. Eta baixinha brava, gente! Sabe, dessas que parece não estar escutando , mas não deixa passar nada? Mas em compensação é a enciclopédia ambulante do grupo. Tudo ela já leu, já viu ou já escutou. Gostei quando ela foi a sorteada para o livro "Agapinho" do Pe. marcelo Rossi.  O livro "Agapinho eu o ganhei em sorteio do grupo "Catequistas Unidos" Fui comtemplada com 6 livros muito  interessantes. Querendo continuar a "corrente do bem" que a Angela começou em seu blog, eu sorteei esse volume entre minhas pequenas.E quem ganhou foi a Gabi.Tenho certeza que vai lê-lo e depois nos contar tudnho... Ah, a pose? É que sumiram com meu presente. Então eu simulei estar segurando algo. Mas, não ´"pegou"  Ficou esquisito... Gabi, vc mora no meu coração. Já estou com saudades...


E prá fechar com chave de ouro, eu e  minha amiga Sílvia. Uma parceria que deu certo.Tomara que no próximo ano possamos repetir a dose. Afinal, em time que está ganhando não se mexe.

Gente, o post ficou longo demais. Desculpem, mas eu queria mostrar o perfil dessas belezuras.... 
e ainda ficou gente prá trás, mas que são todas muito especiais: a Mayume, mesticinha meiga e gentil, Janaína  , uma bela moça, grande em tamanho mas não passa de uma criança precisando de apoio. No que a Sílvia faz muito bem
e a bela , meiga e tímida Ana Dália. Seu nome é mesmo condizente com ela. Delicada como uma flor...