Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2016

A dificuldade em dizer "NÃO"!





Não , uma palavra curtinha e de significado claro . 
“Não é Não” e pronto !
Bem , claro que poderia ser simples assim : “não gosto “ , “não quero “ não faço”, “não vou”
Mas na realidade , para muitas pessoas , o “não” é uma palavrinha difícil de dizer !
Eu mesma tenho uma dificuldade tremenda em dizer “não” desde as situações mais corriqueiras às mais complexas do dia a dia .
E essa minha dificuldade acaba por gerar sérias complicações a mim, claro . Acabo “desafogando” outros enquanto eu me pego “atolada” em mil atividades ou funções que acabam por me desgastar .
No final do ano passado mesmo , estive eu tão comprometida com tudo e todos que o que eu mais queria era um tempinho para “respirar”
Virei o ano com essa intenção de me “aliviar” um pouco , me abster de tantos compromissos que acabaram por me estressar. . Poder fazer tudo com calma , sem prazos apertados , sem angústia …

Tudo ia indo aparentemente bem , até que me veio um convite para substituir uma coordenação !
Já me convidaram tantas vezes para assumir essa coordenação , e eu sempre me esquivando …
Será que está destinado a mim, esta pastoral ? Puxa vida ! Tudo o que eu menos quero é liderar algum movimento . Sei das atribuições e implicações disso . Gosto de colaborar , ajudar no que posso , mas como “agente” e não como “Chefe”. Aliás , já estou cheia de atribuições dentro do movimento . “Coordenar”, também, seria me sobrecarregar .

E como dizer isso à pessoa ? Parece fácil , não ! Até já tentei , mas os argumentos da parte contrária são tão fortes que acabam por derrubar os meus !

Já tentei :
  • “ Coordenar, no momento, não corresponde às minhas prioridades”
  • “Vou pensar no assunto , depois te falo”
  • “Não sou a melhor pessoa para ajudar com isso . Tente falar com “X”
Nada que eu diga , "educadamente" , parece resolver !

E assim eu sigo me esquivando , e com esse temor de dizer claramente : “NÂO ! 
NÂO POSSO!” “NÂO QUERO!” “NÃO VOU!”

Você também tem essa dificuldade com a palavrinha “NÃO”!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

TEMPOS DIFÍCEIS



Estamos atravessando tempos difíceis ! Tempos de desassossego , insegurança e dúvidas no âmbito político / econômico do País . Momentos delicados que requer reflexão sobre tantos acontecimentos, , tanta lama , tantas mentiras que há tempos vem chocando a população e que agora explodiram com um vulcão em erupção

Independente de apoiar este ou aquele partido , é hora da verdade . É hora de defender sim a nossa Bandeira! Nossos direitos de cidadania!
Eu posso não entender de política , mas entendo de “ser cidadão “ Entendo do direito de ser respeitado . Entendo que a corrupção é uma mancha negra que acabou com a nação , deixando hospitais , escolas , saúde , educação , tudo à deriva .. Estamos vivendo uma época do “salve-se quem puder “ . Literalmente...

Eu não entendo de política , mas não sou apolítica . Podemos dizer que a política é um mal necessário. Apenas perdeu-se o encanto por ela. Diante de tantas falcatruas os sonhos morreram.
O brasileiro se acha derrotado , outros conformados com a situação . Afinal , nada muda nunca nesse País .

Mas é preciso resgatar em cada um de nós este sonho de política que constrói , que resgata valores . Retornar no tempo e ver a luta pela conquista das eleições democráticas com o movimento “direta já” e também a participação dos jovens que protagonizaram o impeachment do ex- presidente Collor.

“A política é inevitável e está em nossas mãos a decisão de deixá-la nas mãos de maus políticos ou nos empenharmos em fortalecê-la” para que a democracia prevaleça plenamente e nós cidadãos sejamos favorecidos por ela.



“ Enquanto alguém estiver dizendo que “não gosta de política” os que “gostam” estarão bem à vontade exercendo o seu papel !”

“O pior analfabeto é o analfabeto político “ Ele não ouve , não fala e não participa dos acontecimentos políticos”


domingo, 10 de abril de 2016

Ela faz a diferença ! Faça você também !







Ela tem 99 anos e costura um vestido por dia pra doar para meninas da África.
Tem pessoas no mundo que realmente são especiais. Lillian Weber é uma senhorinha de 99 anos que está fazendo uma coisa incrível que deveria ser seguida por mais pessoas. Ela tomou como desafio, costurar 1 vestido por dia para a causa africana Little Dresser for Africa, em português – Pequenos Vestidos para África.
Lillian quer chegar ao vestido número mil até seu aniversário de 100 anos, sensacional né? Ela revela que seu maior desejo é que as meninas se sintam mais bonitas com seus vestidos e assim possam se sentir melhor em meio a tamanha pobreza.
Confira alguns lindos vestidos que foram costurados por essa linda senhora que ajuda a mudar o mundo.



O texto acima , quardado na pasta "rascunho " estava desatualizado . Na época , Lilian Weber contava 99anos . Fazendo uma busca para atualizá-lo , ficou confirmado que Lilian atingiu a sua meta . Quando completou 100 anos , em maio do ano passado , já havia confeccionado 1051 peças . Todos diferentes  para que as meninas sintam-se "especiais " ( palavras de Lilian)
 Lilian mora em Iowa , Estados Unidos e costura para a instituição beneficente " Litlle Dress for Africa " ( pequenos vestidos para a África . ), que se encarrega de fazer a entrega para as crianças( meninas) carentes da África .
Uma gesto que nos comove e que nos desperta para a necessidade de tantos e a inércia de muitos
Gosto de partilhar essas acões , porque me fazem olhar para minha atuação no mundo e me indagar :

O que posso fazer para acrescentar algo que gere transformação ?



idosa-100-anos-costura-vestido-dia-criancas-carentes-africa-1



Fazer o bem , em qualquer lugar  e em qualquer idade !
 Lilian Weber é " gente que faz!"