Páginas

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

OS IPÊS E A SIMBOLOGIA DA VIDA






Echaporã , minha linda Princesinha da Serra , agora enfeitada com o colorido dos ipês que neste final de inverno disputam no colorido Amarelo em contraste com o branco alvo do algodão .

Desde os meados de junho que aqui florescem os ipês rosados ,beleza primeira em colorido rosa intenso enfeitando as calçadas ao redor das escolas e/ou quintais diversos .


É bonito admirá-los ao longe com seu topo colorido ressaltando sua beleza sobre os telhados em contraste com o céu azul ou colorindo uma paisagem cinza .


Ao amanhecer , o brilho do sol infiltrando-se por entre suas flores , nos ofuscando a visão ...

Ao cair da tarde , suas flores são tocadas pela luz cadente do sol , mostrando uma paisagem obscurecida de uma beleza nostálgica . 



É o crepúsculo fazendo um breve intervalo entre o entardecer e a noite que virá . Parece que a Natureza se recolhe instantaneamente . Veste-se de um manto sombrio e se põe a rezar .

Final de Inverno , apesar de tanta chuva , ou quem sabe, beneficiados pela chuva de dias atrás , o ipê branco e o ipê amarelo floresceram não simultaneamente, mas juntamente , como que disputando o prêmio de “Dama da Temporada” na passarela dos jardins .



Fica difícil decidir entre o Amarelo dourado brilhando sob a luz do sol e o branco imaculado ,exibindo seus cachos que mais parecem flocos de algodão .

Não há quem não faça uma parada por pequena que seja, para admirar tamanha beleza . E neste contemplar ressurge-nos um pensamento de agradecimento ao Supremo Artista de tão bela criação .


E assim , ano vai , ano vem... Os ipês estão aí com sua floração sempre a nos dar lições de vida . Primeiro , num gesto de entrega total vão perdendo as folhas ao mesmo tempo que florescem para nos ensinar que nossa floração também exige sacrifícios . Primeiro precisamos passar por etapas difíceis, muitas vezes até perdas, para irmos aos poucos florescendo . Tudo demanda tempo e paciência . Mas as flores , com certeza virão .


E depois vamos deixando pelo caminho nas pétalas derrubadas , como nos ipês, a certeza de que nada foi em vão . 


As pétalas caídas são resquícios de um tempo de produção .É a renovação da espécie , um novo ciclo que há de vir !


domingo, 20 de agosto de 2017

DIAS CHUVOSOS




Estou contando os dias, melhor , estamos … já são 10 dias de chuva . Ou mais ?
Já perdi a conta . Choram os céus , choram as nuvens... Deus parece estar numa tristeza imensa e derrama suas lágrimas sobre a humanidade. Os dias tem amanhecido cinzento e sombrios , acompanhado da chuva fina e fria que dificulta o caminhar cotidiano dos passantes.

Hoje, milagrosamente, a manhã despertou clara e de bom presságio . Enfim , pensamos,o sol resolveu voltar das férias .Olhares de esperança para o horizonte , um novo dia ensolarado pareceu otimizar as pessoas . A dona de casa mais entusiasmada e acreditando na boa vontade do sol, já logo de manhã encheu o varal com sua roupa molhada há tantos dias escondida na área de serviço.


Mas foi só um alarme falso . Da mesma maneira com que clareou , instantaneamente ,o céu cobriu-se de nuvens escuras como se São Pedro recebesse ordens de “prolongar” a chuvinha fina e modorrenta. Cheguei à Igreja apenas a tempo de me proteger dos primeiros pingos . Animada que estava com o suposto dia ensolarado não levei guarda-chuva e também resolvi fazer do percurso uma pequena caminhada respirando o ar fresco da bela manhã prometida.

Trovões ecoavam ao longe , como se lá no céu a ordem fosse despejar todos os baldes de água possíveis sobre a terra . Relâmpagos clareavam o céu como flashes que infiltravam pelas janelas da sacristia . Assim transcorreu a manhã que voltou a ficar fria , nebulosa e molhada dando continuidade a uma tarde morosa e melancólica .




Não se ouve o canto dos pássaros que se recolheram há tantos dias e deixaram de fazer o seu estardalhaço matinal e vespertino. Alguns dizem que dias assim chuvosos é próprio para esconder os pássaros e recolher as crianças . Ou seria o contrário ?





Tudo é silencioso e frio . A TV ligada o dia inteiro , o pijama e o chinelo que não nos abandona , principalmente quando a tarde chuvosa é no domingo , onde a preguiça já faz morada em dias normais .
Da cama para cozinha sempre a beliscar : a solidão e abandono nos coloca nesse impasse de ansiedade e vontade de não sei o quê . Haverá sempre na cozinha uma caneca de chocolate quente ou um café fumegante a suprir essa nossa melancolia . Melhor ainda se vier acompanhado de uma pipoquinha bem crocante e quentinha .





E assim o dia transcorre melancólico e nostálgico . Lembranças passadas que vem à mente  Desejos insatisfeitos ... sonhos a realizar …É como se o tempo fechasse também sobre nossas cabeças...nossa alma...
E nessa solidão forçada sinto-me como um pingo de chuva no oceano da vida . Lutando para não me afogar na imensidão das águas que correm para o nada !






terça-feira, 15 de agosto de 2017

Resenha do filme : "O AMOR DE UM PAI "

Considerações sobre o tema :

Agosto é um mês marcado por uma marcante comemoração : "O dia dos Pais"  que acontece sempre no segundo domingo de Agosto . Claro que "todo dia é dia de Pai " , mas  a data especial é justamente para lembrar da importância do pai na família , de seu papel protetor , educador e transformador . Um bom pai , aquele que se preocupa realmente com o filho , aquele que não atende apenas às suas necessidades materiais , mas preenche a vida do filho com amor e passa segurança  , aquele que participa da vida do filho , quer para ele o melhor como ser humano e lhe passa bons valores , com certeza será recompensado não só com um presente material , mas com o reconhecimento  eterno do filho .

Poderia ficar aqui discorrendo sobre todo perfil de pai , mas prefiro me restringir ao filme
 " Amor de um Pai " , um filme simpático e que mostra até que ponto pode levar  o amor de um pai, que resiste a toda e qualquer dificuldade  e na ausência da mãe que , imatura prefere abandonar o filho e o jovem marido  a encarar a responsabilidade de administrar sua própria vida e cuidar do bebê.  Um filme moderno e inspirador , baseado em fotos reais , do qual trago a resenha e o recomendo que vejam o vídeo e façam sua própria avaliação .




O FILME 


Um conto moderno inspirador. Ainda bem jovens, John e Kathy formam o casal perfeito. Mas o futuro dos dois entra em crise com uma gravidez não planejada. Eles decidem ficar juntos haja o que houver; ela cuidará da criança e John se dedicará aos estudos em Harvard para garantir uma boa carreira. 
 No início , tudo parece correr bem  . Kathy está animada e parece feliz . Mas , depois que o bebê nasce , tudo muda . John se esforça , mas Kathy se mostra incapaz de administrar uma casa e cuidar do bebê .

 O casal passa por momentos difíceis, mas persiste firmemente. Tudo muda quando Kathy, ingênua, começa a se ver como uma mãe ruim pois apenas John consegue acalmar seu filho. Ela se precipita e volta para seu lugar de origem, deixando a família recém formada. 
            John agora precisa agora equilibrar seu dever de pai e aluno, sozinho. Mas, mesmo sozinho, com dificuldades em Cálculo e ameaças à sua vaga em Harvard por parte da reitoria, ele consegue educar muito bem Adam e se esforça por conciliar os dois papéis .
           As dificuldades são extremas , mas John não desanima . Perde seu alojamento no Campus , se depara com a antipatia do professor de Cálculo e da reitoria . Mas também encontra gente disposta a ajudar .

              É um filme emocionante e tocante que além da superação de John mostra também por outro ângulo a dinâmica da gravidez precoce .

                   



terça-feira, 1 de agosto de 2017

O TEMPO VOA



Puxa como o tempo voa ! Voa para longe , voa distante , voa rápido...
Oitavo mês do ano e a sensação de que o ano começou “ontem” permanece …
É Agosto chegando e nos instigando a “correr contra o tempo” a realizar aquele sonho , a reparar aquele erro , a buscar a transformação de vida que tanto apregoamos no início de ano .
Temos tanto a fazer ainda , mas o tempo não espera . Vai passando e levando para longe nossas conquistas , nossos sonhos ,nossas apreensões , nossos medos , nossas angústias . Por mais que tentemos detê-lo , ele não espera . Pelo contrário nos arrasta . O ideal é que saibamos usar bem o nosso tempo . Deixar que ele nos sirva e não ser escravo dele , como acontece com muitos . O tempo voa , mas temos a nosso favor que somos nós a conduzi-lo . Somos o piloto do tempo .

Embora exista situações em que temos que esperar a ação do tempo , porque tem coisas que só o tempo cura . Mas isto não significa esperar de braços cruzados . Vamos dar uma ajudinha pro tempo , buscando novos interesses , aproximando-nos de pessoas que nos fazem bem , sendo criativo , se reinventando .
Por que já percebemos que o tempo se arrasta quando estamos infelizes ou insatisfeitos .

Pessoas felizes e otimistas não veem o tempo passar . A vida passa rapidinho quando estamos cheios de alegria , de felicidade , nos sentimos realizados ou nos organizamos para isto . Por isso não desanime , não reclame do tempo que passa rápido demais ou que se arrasta . Tudo vai depender de suas atitudes , de como conduzi-lo .
O tempo passa rapidinho quando seu coração está voltado para o bem . Então vamos viver cada minuto de nosso dia , de nossa vida , com alegria e com intensidade de quem não tem tempo a perder , fazendo o bem , plantando boas ações. 

Tem dificuldades ? Não precisa parar no tempo ! Olhe para a frente , caminhe com confiança e otimismo . Vai resolvendo tudo devagar , com calma , sem desânimo , sem medo . Afinal , há tempo para  tudo ! Não cruze os braços , mas também não se esqueça : o que não se resolve hoje , pode ser resolvido amanhã ou depois . O “tempo dirá”

Então vamos receber Agosto de braços abertos , sem superstição alguma . Nada de “Agosto mês do desgosto “.
Que Agosto venha com gosto
gosto de conquista ,
gosto de amor ,
gosto de realizações
ao seu gosto
ao meu gosto
ao nosso gosto


E assim como os ventos de Agosto levam para longe as sementes que germinarão nova vida, que as sementes de amor germinadas em nosso coração possam voar para terrenos férteis espalhando também muito amor e conforto em outros corações.

by Edite




Posts relacionados que poderá gostar

Tudo tem seu tempo   http://kantinhodasmensagens.blogspot.com.br/2016/12/tudo-tem-seu-tempo.htm


http://kantinhodasmensagens.blogspot.com.br/2017/03/voar-alto.htmlhttp://kantinhodasmensagens.blogspot.com.br/2017/03/voar-alto.html