Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2019

Esta menina tão bonitinha ...aprendendo a escrever


Esta menina tão bonitinha
 quer ser alguém
esperta e brejeira 
toda faceira
Está sempre a sonhar 
gosta de dançar 
 adora cantar
interpreta como ninguém
sabe se alegrar 
é menina do bem 
ela quer ser alguém


E sabem quem é esta menininha ?
Pois vou lhes contar 
 para que não fiquem a imaginar 
 É a querida netinha 
carinhosamente chamada
DUDINHA
Por quem baba a vovozinha 

*******************************

Pois bem , Dudinha desde bem pequenina se encantava com as leituras e se embrenhava em imaginação num mundo de fantasias . 
Mundo de fadas , castelos , cavaleiros , fadas e feiticeiras 

Quantos bons momentos passamos juntas solidarizando com Joãozinho e Maria, se entristecendo com o Patinho feio,cavalgando com Pégaso , encarcerando feiticeiras , descobrindo tesouros no fundo do mar , despertando princesas, sonhando com Rapunzel...

Com o passar do tempo , Dudinha começou a se socializar com o mundo das letras 
De repente Dudinha descobriu que as letrinhas existem e que pode juntá-las formando palavras . 
O que a princípio parecia tão complicado , de repente se transformou num mundo de infinitas possibilidades.

Agora , o mundo das letras não tem mais segredos para ela que faz questão de mostrar o que é capaz de fazer com as mágicas letrinhas :


 Cartão de" ANVSARO de FILA Para MAMÃE"


Traduzindo ; " Eles beijaram e viveram felizes para sempre( cpri...rsss)

amei essa criatividade do "sempre"



Não entendi bem essa história , mas parece que " A PRICSA BJO  U GATO "

O gato virou princesa e a "PRICSA VIRO GATO "


E aqui o Ditado de palavras que a Maria Eduarda pediu que eu fizesse para ela , que escrevia e vibrava a cada acerto...


e , claro, vibra a vovó também 

Não é mesmo uma fofa esta minha netinha 

Querida, vovó te ama muitoooo...


terça-feira, 9 de julho de 2019

Baixas temperaturas e ações solidárias





Neste último final de semana , começo do mês de Julho , as temperaturas caíram bruscamente .

Em alguns lugares houve geada e em outros apenas o reflexo da mesma gerando grande frio, difícil de suportar até mesmo debaixo dos mais quentes cobertores ou agasalhos super aquecidos . . .

Se dentro de casa estava insuportável o frio , imagine para os moradores de rua expostos ao frio intenso e congelante da madrugada . Aqui no interior os termómetros marcaram 6 °C pela manhã, sendo que pela madrugada houve uma queda maior.

As notícias pela TV chegam logo de manhãzinha trazendo notícias tristes de mortes por hipotermia nestas madrugadas geladas . Ficamos compadecidos , tiramos nossas próprias conclusões e a nossa vidinha egoísta continua . Nosso cafezinho fumegante pela manhã , nossos poderosos agasalhos , a sopa quente , a casa bem protegida …

Afinal , foge de nosso alcance atender a tanta gente carente . Doamos um cobertor aqui , um agasalho ali , e nossa consciência fica tranquila .

"Obrigado , Meu Deus , porque tenho uma casa que me acolhe em dias frios , cobertores suficientes para a família toda , banho quente e um caldo fumegante quando chego do trabalho" !

Fechamos os olhos e dormimos o sono dos justos , protegidos debaixo de nossos cobertores que em noites geladas se transformam em pequenos fornos domésticos .

E pela manha, vem a notícia : foi encontrado morto um jovem rapaz , morador de rua , corpo encontrado numa casa abandonada da periferia , bem debaixo do seu nariz . 
Sim , debaixo dos olhos de todos nós , moradores desta pequena cidade . A cidade é minúscula e periferia e centro se confundem .

O jovem era alcoólatra , acostumado a morar e dormir na rua , a se alimentar da caridade alheia . Mas, que importa ? Ele também tinha frio . Era um ser humano que tentou se proteger nesta velha casa abandonada . Mas o frio foi além do que ele tinha para se proteger naquela madrugada .

Muitos se comoveram . Outros apenas torceram o nariz : era um alcoólatra... ...Outros criticaram o prefeito , a igreja e suas pastorais ,a ronda policial , a família que julgaram tê-lo ignorado .

Doeu , doeu muito ver aquele quase jovem ali estendido sem vida, vítima do frio intenso da madrugada . Não dá para se sentir culpada , como disse-me uma amiga . Mas , responsável sim !

Em nossa pequena cidade não temos o serviço social de recolhimento de desprovidos de proteção nestas noites frias . Nem igreja alguma , com tantas pastorais da sobriedade , pastoral social e etc, ainda não se moveu para esse trabalho de solidariedade . Nem a prefeitura também com tantos locais em desuso se dispôs até hoje a fazer esse trabalho emergencial. Muito menos policiais se dispuseram em suas rondas rotineiras a prestar atenção nesse pessoal de rua que tão bem conhecem.

E as palavras de Jesus , continuam a ressoar pelo menos em meus ouvidos : “Tive frio e me acolhestes”.

Perdoai-nos , Senhor ! Porque somos responsáveis sim, pela dignidade do ser humano . Faltou-nos a todos um olhar mais abrangente , um olhar amoroso e solidário que nos fizesse sair de nosso conforto e buscar soluções plausíveis para evitar tragédias como essa .

Que este caso seja o termômetro para que ações transformadoras possam surgir a curto e médio prazo, evitando assim novas situações que só depõem contra a administração de nossa pequena cidade e nos deixam de coração partido .



Neste inverno , doe um agasalho !
Mas , participe também de ações solidárias .
Melhor que doar um bem material é doar o seu tempo !