Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Agosto, mês do desgosto...

 




Marcado pela chuvarada que predominou pelo menos por 10 dias aqui em minha região , agosto chega ao fim com sinais de clima mais quente e seco .


Além da chuva fininha e intermitente , esses dias de chuva foram também marcados pelo frio intenso . Parece que todo o rigor do  inverno se concentrou nesses dias .

Agosto nos surpreendeu com esse rigor de inverno numa época em que já pensávamos não sermos mais incomodados por tanto frio . Foi chegando intempestivamente sem aviso prévio e sem se preocupar se estávamos ou não preparados para recebê-lo .

Aconchego para muitos privilegiados ,dureza para aqueles maltratados pela vida .

Agosto mês também marcado por tristes acontecimentos na memória de nosso povo .

Ano de 2020 em que os  meses parecem correr rápido , mas sempre carregados de acontecimentos intensos , tristes ou chocantes .

Além da ameaça do covid19 que já trouxe tantas tristezas , retaliações contra o racismo nada velado, marcaram profundamente esses últimos meses., desde o assassinato do negro George floyd , por um policial branco nos nos EUA

Desembargador se auto denoninando inatingível , valendo-se de seu título para humilhar e desrespeitar policiais a serviço .

Criança que cai de elevador por negligência de patroa branca. . Gravidez de vulnerável . Acredito que posso dizer assim , uma vez que diferente do que pensam alguns até bem formados , uma criança de 4 anos não é capaz de distinguir atos libidinosos .

Esse caso de abuso sexual da menina por 2 anos seguidos , culminando com uma gravidez indesejável ,claro , gerou muitas controvérsias , inclusive da Igreja que se posicionou contra.  Mas aqui , penso que se deve separar religião de direito à vida da menor , vítima de tal atrocidade. Felizmente , tudo acabou bem e a menina teve seu direito garantido .

Quando se pensava que já tínhamos visto de tudo um pouco eis que surge a novidade , alías que muitos já esperavam : Flordelis, deputada federal, acusada de encomendar a morte do marido em cumplicidade com filhos e netos .

Um ato irrefutável , terrível em que levou os próprios “ditos filhos “ ao crime . Aliás , desde que ocorreu o crime , percebia-se nela um grande lance de falsidade e dissimulação .Uma verdadeira atriz , mas que ao final não houve aplausos e sim uma cela escura e fétida à sua espera .

 Explosão em Beirute, capital do Líbano , incêndios , queimadas clandestinas , gente se aproveitando da pandemia para lucros escusos  e tantos outros tristes acontecimentos .

Folcloricamente falando , muitos acreditam ser Agosto o mês do desgosto . E neste ano de 2020 parece que ele fez valer esse trocadilho , tantos foram os acontecimentos ruins que se fizeram presente neste mês e que deixaram marcas e mudaram o rumo das vidas de tantas pessoas e famílias.

E para encerrar com chave de ouro estoura na mídia o escândalo do Padre Robson de Oliveira.

Não estou aqui para julgar , e peço a Deus que uma luz seja lançada em toda essa "sujeira" e que tudo termine bem . SE houver merecimento , que seja feita justiça . Em tempos de Pandemia , fiéis precisando de uma palavra de esperança , precisando ouvir palavras de aconselhamento , de aceitação ,sentir a beleza de Deus em ´suas vidas  e escancara um escândalo desses.

 Padres , todos vocês , foram chamados a ser luz e não a denegrir a imagem da Igreja confundindo a fé dos fiéis , decepcionando-os , dispersando o rebanho...




segunda-feira, 10 de agosto de 2020

PANDEMIA E DIA DOS PAIS

 

Pandemia e dia dos Pais .


Como acontece todos os anos , o segundo domngo de agosto é marcado pela comemoração especial do dia dos Pais.

Neste ano de 2020 o dia dos Pais apresentou uma característica atípica celebrado em meio à pandemia do novocoronavírus..

Depois da quarentena a data é vista e comemorada com um sentimento diferente .

Pais que devido à quarentena foram obrigados a ficar mais tempo em casa acabaram por aproximar-se mais dos filhos , criar um elo afetivo mais forte de amor e cuidados . Foi importante acompanhar mais de perto a rotina dos filhos .

Famílias com filhos mais novos puderam perceber essa aproximação mais intensa quando sentiram a necessidade de acompanhar as aulas online e ajudar nas tarefas escolares dos filhos .

A adaptação à nova realidade pode ter sido traumática a princípio , mas ao final houve ganhos para os dois lados . Pais e filhos sairam ganhando com essa aproximação .

Uma outra forma de estar presente durante o confinamento foi o recurso da tecnologia , mantendo coeso o laço afetivo entre pais e filhos , seja por chats ou vídeo conferência. Uma forma benéfica e saudável de compensar a dor da ausência física com o alivio da presença virtual .

O desafio agora é conservar e aprofundar laços afetivos que foram construídos nos últimos meses.

Que esse momento difícil de pandemia que estamos vivendo possa trazer lições de aprendizagem e crescimento no sentido de que os filhos são prioridade e que abrir mão de nosso tempo em favor deles é perfeitamente possível e menos sacrificante do que se pensa. 

Participar da vida dos filhos exige determinação , boa vontade e alguns sacrifícios . Mas é compensador .

******************************************************************

Apesar da dor presente em tantos lares pela ausência do pai vítima do covid19, eu acredito na presença de Deus fortalecendo corações de pais e filhos vitimados pela perda. 

 Aos demais , que Deus os proteja e os livre de todas marcas que este vírus possa deixar . Amem seus pais e os valorizem , pois  se já tínhamos consciência de que a vida é finita , agora temos uma ameaça constante a nos rondar . 

Não deixe para amar amanhã !