Tem pessoas que gostam de semear. Preparam o terreno com cuidado, revolvem a terra, adubam, regam.
Depois de todo o preparo da terra é necessário o tempo de espera juntamente com os cuidados diários .
Não se semeia e esquece a semente lá abandonada , exposta à sua sorte . É preciso estar próximo , é preciso cuidado . Algumas plantas exigem mais cuidados , mais adubação , mais regas . Outras são mais independentes . São capazes de buscar nas profundezas do solo os nutrientes necessários para sua sobrevivência . Mas nenhuma dispensa nosso olhar carinhoso , nossa atenção diária .
Esse é o trabalho do jardineiro : uma dedicação extrema a seu ofício . E mesmo com tantos cuidados corre-se o risco de alguma semente se perder ou de um florescer tardio, além da possibilidade de a planta não chegar ao ápice do florescimento.
E assim com a natureza , o jardineiro vai crescendo também em humildade ao reconhecer que nem sempre nossos esforços alcançarão o resultado esperado . Aprende que é preciso ousadia e coragem para recomeçar a cada novo dia . É preciso persistência para que se veja o resultado de seus esforços.
E assim , somos nós também os jardineiros da vida . Semear exige paciência , cuidados e respeito às particularidades de cada um . Muitas vezes semeamos em terreno que parece hostil, mas quando menos esperamos a semente se adapta ao terreno e começa a florescer.
É preciso que nos desnudemos da pressa e da vaidade em querer ver logo o “jardim” florido . Cada pessoa tem seu tempo de florescer , cada estágio da vida é único e requer que se respeite o tempo necessário para a colheita.
Cabe a nós tão somente semear e acompanhar o “ciclo de vida da planta” oferecendo todo o tempo, nossa atenção e cuidados . Sempre tendo a humildade de reconhecer que tanto podemos colher belos frutos ou nem mesmo ver o seu florescer .
Mas , com certeza , como nos ensina a Mãe Natureza , vale a pena o esforço . Vale a pena o investimento! Vale a pena semear !
Continuemos disseminando sementes de amor !
Bom Domingo de paz, querida amiga Edite!
ResponderExcluirTenho tido oportunidades de floricultura, de plantinhas e ontem senti uma vontade de Ajardinar...
Feliz coincidência seu post, se bem que deve ser uma pista de Deus para mim. Gosto tanto de plantas...
Deus de rega com carinho e sei post foi um regador que Ele usou, minha irmã em Cristo.
Que tenhamos paciência de Jo na jardinagem cotidiana!
Tenha uma nova semana feliz e abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
🙏🙏🙏
Que lindas fotos e realmente vale ensinar a iniciar, saber esperar ver os resultados e dos frutos aproveitar! Adorei ! Linda mensagem! beijos, tudo de bom e eles devem ter ficado felizes! chica
ResponderExcluir