Páginas

domingo, 19 de janeiro de 2020

OLHAR SEM VER


Acostumados que estamos a uma super abundância de imagens e informações , estamos sempre ligados no piloto automático, tornando-se uma tarefa difícil a seleção daquilo que queremos ver . Na nossa pressa costumeira diária eu me deparo diariamente com tantas informações e encontros que ficam apenas no olhar distante e superficial .

 Precisamos desacelerar um pouco e prestar atenção em todas as direções ao longo do caminho .
Um momento que curto bastante é o horário de minha caminhada matinal . Este é o momento que me desligo de tudo e saio despreocupadamente a tudo observando . Não só a Natureza , mas também as pessoas. a cidade despertando...

 É gratificante passar fazer um comprimento , observar a lida diária para o trabalho , a diligência das mães que levam seus filhos para a creche ou os estudantes com suas mochilas coloridas , que apressadamente  se dirigem ao colégio. 

À beira de meu caminho gosto de observar a diversidade de plantas , colhê-las quando me agrada ou até disparar numa corrida quando ouço e vejo ao longe um big de um cão prestes a atacar a intrusa .

Assim é minha caminhada pela manhã , movimentada e cheia de emoções .  Eu não apenas olho num gesto mecânico de dirigir mecanicamente meu olho de um lado para o outro . Eu olho e observo , Eu olho e vejo , analiso , aprofundo meu olhar. Isto quer dizer ter um olhar mais apurado . Não apenas olhar por olhar .

Assim deve ser também nosso olhar para o mundo . Não apenas um olhar de crítica, desaprovação ou de banalização  dos acontecimentos . É preciso exercitar o nosso olhar , sair da contemplação para a concentração , reagir a estímulos , sentir-se parte de um todo e apurar a sensibilidade . Abrir-se ao desconhecido e ao novo.

O poeta Manoel de Barros endossa que “o olho vê”, mas que “é a imaginação que transvê” (BARROS, 2004, p.74), que transfigura o mundo, que faz outro mundo. “A transfiguração é a coisa mais importante para um artista”. E eu acrescento que não só para o artista, ela é importante para todo ser humano, pois esse exercício possibilita enxergar além, ver, no singular, o universal e na parte, o todo. Ver o ser e a aparência, a presença e a ausência, o visível e o invisível. Ver com olhos de criança que se espanta com o novo, mas mergulha com ludicidade e explora o desconhecido com curiosidade.


**************************************************************************************
Esse tema "olhar sem ver " surgiu-me após um acontecimento rotineiro em que percebi esse meu descaso com o "ver" na sua essência, o aprofundar no olhar. Eu pretendia relatar o fato , e ao final acabei escrevendo sobre o que aprendi com ele: " Manter sempre um olhar mais atento ao meu redor, , refletir ,  analisar e através de minhas vivências pensar em como posso contribuir para gerar uma transformação social na área determinada .

Muito pouco pude fazer no momento por aquela senhora  que na minha pressa quase ignorei .
Ao ser interpelada por ela , voltei , conversei um pouco com ela e a atendi naquele momento . Foi o que pude fazer . Mas a situação em que se encontrava me tocou . Talvez nunca mais a veja , mas minhas ações , meu olhar diferenciado pode propiciar oportunidades de minorar tais casos . 

Não posso consertar o mundo , mas posso minorar situações ao meu redor .

Edite 




 


terça-feira, 14 de janeiro de 2020

ERA UMA VEZ...



Era uma vez...
Assim começam os contos infantis onde sempre há um herói ou hroína e ao final tudo termina em alegria e felicidade : “ e viveram felizes para sempre !”

Mas o conto que vou lhes contar de magia não tem nada . Pelo contrário tem muito de horror e crueldade .
Também não teve um final feliz . O que ocorreu com Emanuelle , a nossa personagem do conto verídico é monstruoso e cruel .
Não houve príncipe encantado que livrasse Emanuelle das garras do monstro . Não houve caçador valente que protegesse a bela e ingênua garotinha das mãos do lobo mau .

Emanuelle , garotinha esperta de 8 anos gostava de brincar no parquinho perto de sua casa . Tão perto que a mamãe a vigiava de longe . Muitas crianças ali gostavam de brincar . Afinal , que perigo pode ter brincar no parquinho ao lado de casa e numa cidade tão pequena como Chavantes , onde toda a população “pensa” que se conhece?

Isso mesmo , “pensa que se conhece “ , porque o lobo mau era vizinho de Emanuelle . E o perigo se esconde onde menos se espera . O perigo mora ao lado .

Emanuelle brincou , brincou ! A mamãe a chamou uma , duas , tres vezes . Mas Emanuelle sempre pedia prá brincar mais um pouquinho . Até que finalmente ela decidiu que deveria obedecer aos apelos da mamãe e ir para casa .

E tudo aconteceu tão rápido que ninguém percebeu que sorrateiramente o lobo mau se aproximou da menina . Tão silenciosamente como se aproximou , também sutilmente a levou com o pretexto de irem até um pomar próximo colher mangas para presentear a mamãe .Os dois pedalaram lado a lado , a vítima inocente sem saber que caminhava para o covil .

Quatro dias procurando pela menina . Policiais envolvidos , cães farejadores , voluntários...  A cidade toda num clima de ansiedade e tensão : O que teria acontecido com a garotinha? 

Na madrugada de segunda feira o corpo foi encontrado num matagal numa área rural próxima .O réu confesso Agnaldo, 49 anos  , depois de friamente fingir ajudar nas buscas indicou o local onde havia “desovado” o corpo da inocente criança .

Emanuelle foi morta a facadas . Não se concebe crueldade maior .Conhecemos nossos vizinhos , mas não sabemos quem realmente são . Aguinaldo é criminoso reincidente . Verificando sua ficha criminal a polícia descobriu que há 30 anos atrás esteve pagando pena por ter assassinado o irmão numa discussão .

O que se espera de um perfil assim ? Mas , infelizmente não temos bola de cristal . Por isso nos dias de hoje onde a maldade anda solta , todo cuidado é pouco.

Crianças precisam ficar sob o olhar vigilante dos pais . Temos acompanhado o caso de tantas crianças vítimas da violência brutal nas mãos  de inescrupolosos brutamontes. Toda precaução nunca é demais .

Nada justifica tal ato violento . A justificativa pelo crime é banal:  vingança contra a mãe da menina  . Mas a polícia está investigando e vai descobrir a verdade .

Enquanto isso , Emaneuelle se foi ! Tantos sonhos interompidos , tanta vida por viver
quantas realizações que não acontecerão...


Seus olhinhos brilhantes... seu sorriso doce , seu semblante alegre, certamente   não morrerão no coração daqueles que realmente a amaram

Emanuelle … mais uma estrelinha no céu a brilhar


Com certeza Emanuelle subiu os degraus para a glória celestial ao lado do Senhor e seus anjos .

Descanse em paz, Emanuelle !

***************
Fonte : 













domingo, 5 de janeiro de 2020

DESEJO DE NATAL



Desejo que neste Natal,
antes de você perceber Jesus nas luzinhas que piscam pela cidade,
você O encontre primeiramente em seu coração.
E, à frente de qualquer palavra que expresse seu desejo de um feliz Natal,
O encontre em suas ações.

Que você O encontre não só na alegria que sente ao sair das lojas com presentes
para as pessoas que você ama, mas também na feição triste da criança abandonada
nas ruas, na qual muitas vezes você esbarra apressadamente.

Que você encontre Jesus no momento em que pegar nas mãozinhas delicadas
de seu filho, lembrando-se das mãozinhas pedintes, quase sempre sujas de calçada,
que só sabem o que significa rudeza.

Que você O encontre no abraço de um amigo,
lembrando-se dos tantos que só têm a solidão como companheira.

Que você O encontre na feição do idoso da sua família,
lembrando-se daqueles que tanto deram de si a alguém,
e hoje são esquecidos até pela sociedade.

Que você O encontre na lembrança suave e sempre viva
daquela pessoa querida que já não está mais fisicamente ao seu lado,
lembrando-se daqueles que já nem se recordam mais quem foram,
enfraquecidos pelo vazio de suas vidas.

Que você encontre Jesus na bênção de sua mesa farta
e no aconchego de sua família, lembrando-se daqueles
que mal alimentam-se do pão e sequer um lar têm.

Que você O encontre não apenas no presente que troca,
mas principalmente na vida que Ele lhe deu como presente.

Que você lembre-se, então, de agradecer por ser uma pessoa
privilegiada em meio a um mundo tão contraditório!

Que você também encontre Jesus à meia- noite do dia 31
e sinta o mistério grandioso da vida, que renasce junto com cada ano.

Então festeje... festeje o ano que acabou não apenas como dias que se passaram,
e sim como mais um trecho percorrido na estrada da sua vida!

Festeje a alegria que lhe extasiou e a dor que lhe fez crescer!
Festeje pelo bem que foi capaz de fazer
e pelo mal que foi capaz de superar!

Festeje o prazer de cada conquista

e o aprendizado de cada derrota!
Festeje por estar aqui!
Festeje a esperança no ano que se inicia, no amanhã!
Festeje a vida!

Abra os braços do coração para receber
os sonhos e expectativas do ano novo.

Rodopie...jogue fora o medo, sinta a vida!...

Sonhe, busque, espere... ame e reame!

Deixe sua alma voar alto...pegar carona com os fogos coloridos.
Mentalize seus desejos mais íntimos e acredite:
eles também chegarão ao céu.
Irão se misturar às estrelas, irão penetrar no Universo
e voltarão cheios de energia para tornarem-se reais.

Basta você querer de verdade, ter fé e nunca,

NUNCA desistir deles!
E que seu ano seja, então, plenificado de bênçãos e realizações.

Fernanda Campos Scialla