Páginas

domingo, 25 de abril de 2021

25/4/2021: DOMINGO DO BOM PASTOR



Jesus, o Bom Pastor “que defende, conhece e ama as suas ovelhas”, “quer que todos possam receber o amor do Pai e encontrar Deus”, pois seu amor “não é seletivo, abraça a todos”. E a Igreja, “é chamada a levar em frente esta missão de Cristo”.


Jesus, o Bom Pastor “que defende, conhece e ama as suas ovelhas”, “quer que todos possam receber o amor do Pai e encontrar Deus”, pois seu amor “não é seletivo, abraça a todos”. E a Igreja, “é chamada a levar em frente esta missão de Cristo”.

************
Como é lindo e consolador saber que Jesus nos conhece um a um, que não somos anônimos para Ele, que nosso nome lhe é conhecido! Para ele não somos "massa", "multidão", não.

 Somos pessoas únicas, cada um com a própria história, nos conhece com a própria história, cada um com o próprio valor, quer enquanto criatura como redimido por Cristo.

 Cada um de nós pode dizer: Jesus me conhece! É verdade, é assim: Ele nos conhece como ninguém. 

Somente Ele sabe o que está em nosso coração, as intenções, os sentimentos mais escondidos. 

Jesus conhece as nossas virtudes e os nossos defeitos e está sempre pronto a cuidar de nós, a curar as feridas dos nossos erros com a abundância da sua misericórdia."


Trechos da homilia do Papa Francisco hoje para os fiéis na Praça São Pedro



https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-04/papa-francisco-regina-coeli-25-abril-2021.html 



Sou bom pastor, ovelhas guardarei

Não tenho outro ofício, nem terei

Quantas vidas eu tiver, eu lhes darei


Maus pastores, num dia de sombra

Não cuidaram e o rebanho se perdeu

Vou sair pelo campo, reunir o que é meu

Conduzir e salvar


Sou bom pastor, ovelhas guardarei

Não tenho outro ofício, nem terei

Quantas vidas eu tiver, eu lhes darei


Verdes prados e belas montanhas

Hão de ver o pastor, rebanho atrás

Junto a mim, as ovelhas terão muita paz

Poderão descansar




quarta-feira, 21 de abril de 2021

Eles se declaram inocentes : O caso Henry Borel

 



Monique Medeiros e  o vereador Dr. Jairinho , ambos presos acusados da morte brutal do filho dela , HenryBorel.

Desde o início , uma farsa só . Um padrasto violento e uma mãe conivente com as atrocidades contra o próprio filho .

O que leva uma mãe a usar de todas estratégias e mentiras para encobrir um crime contra o próprio filho ? Difícil de entender .

Henry , uma criança   alegre e saudável vivendo debaixo de um teto onde pairava o terror .

Pobre Henry! Pobre criança inocente e sem defesa à mercê de dois monstros .Apenas 4 aninhos . Uma vida mal começada e interrompida  de forma tão brutal.

 A mãe tinha a guarda da criança . Como imaginar que ela não o protegeria de qualquer maldade viesse esta de onde fosse ? 

Ela era a guardiã ! A ela cabia a defesa e proteção do próprio filho E então , ela se omite , esconde-se atrás de mentiras e falsidades . Protege o agressor.

Estaria ela acuada , aterrorizada com medo de represálias . Sentiria-se ameaçada ? 

Eles se declaram inocentes . Como no caso de Isabela Nardoni, (caso  2008) ,  também vítima da violência do pai e madrasta . Ambos os casos que repercutiram no país inteiro . 

A verdade jamais será revelada no caso dos Nardoni . A verdade também , acredito , jamais será admitida pelo casal Jairinho e Monique . Vão negar infinitamente . São capazes de matar , mas falta coragem para assumirem a culpa .

Mas as investigações estão quase concluidas . A polícia já tem provas suficientes que os incriminam . Não há mais por onde correr , embora neguem sempre.

"Não resta a menor dúvida com os elementos que temos sobre a autoria do crime cometido pelos dois. As provas são contundentes e apontam  que o vereador Jairinho foi o autor das agressões que mataram  o menino Henry Borel de apenas 4 anos de idade ", disse o delegado .

O vereador Dr. Jairinho teria aplicado as agressões e a mãe Monique Medeiros sabia , ou seja , foi conivente .

Audios apreendidos em celular  expondo conversas com a babá  são provas claras de que as agressões já vinham acontecendo há algum tempo.

Estaria ela acuada, temendo represálias? Estaria sendo ameaçada , com um terror desmedido a ponto de proteger o agressor ?

Nem todo amor de mãe é incondicional . Infelizmente essa foi a conclusão final após apuração do caso . E, acuada ou não , ela permitiu o assassinato do filho.

O caso Henry Borel acende um alerta na sociedade . Pais e cuidadores  devem ficar sempre alertas a qualquer mudança de comportamento das crianças  . Muitas vezes a criança aponta , mostra-se ansiosa ou demonstra medo diante de determinadas situações , mas é desacreditada .

É importante lembrar que a violência dentro de casa pode ser física ou psicológica , muitas vezes manifestada até por negligência dos pais .

No caso Henry Borel , houve sinais . O pai não deu atenção às queixas do filho e a babá , talvez pressionada mentiu durante o primeiro depoimento .A mãe , ah... a mãe ! esta se escondeu atrás do luxo e boa vida ... 

O resultado foi toda essa tragédia que certamente deixará marcas . Prisão perpétua não seria suficiente pra apagar tamanha dor e repúdio .

Henry muito cedo voou para áreas celestiais e hoje faz parte do grupo de anjos que saltitam nas brancas núvens .


Para Henry , a rosa branca da inocência maculada 


sexta-feira, 16 de abril de 2021

Motivação para tempos difíceis : TUDO VAI PASSAR...




Você , como eu e qualquer outra pessoa já se acostumou a ouvir essas e outras frases :

Vivemos tempos difíceis , mas...

Vai passar

Vai ficar tudo bem

Dias melhores virão

Um dia isso tudo acaba

Vamos acreditar




Essas e outras frases que procuram nos encorajar a passar esse período difícil de pandemia com maiores expectativas.

 Ainda não sabemos quanto tempo isto irá durar, mas não podemos deixar o medo ocupar nossas mentes.

É tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão.

Afinal , a vacina , um sinnal de esperança já está acontecendo...

 Enquanto isso, vamos buscar encontrar no nosso lar - aquele canto que escolhemos como nosso - um conforto e uma segurança.

É bom não esquecer de ligar para as pessoas que amamos e lembrá-las constantemente do quanto as admiramos e de como é importante que todas se cuidem.

Logo tudo isto será passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas gerações.

Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós mesmos.

Força, juntos vamos passar por isto!


UM DIA DE CADA VEZ...


 

quarta-feira, 14 de abril de 2021

De que tenho medo : da vacina ou do covid19?


 

Enfim , vacinada ! Espero que o vírus inativado que foi injetado no meu corpo já deva estar estimulando algum tipo de reação imunológica.

Apesar das discussões polêmicas que tenho lido sobre a real imunidade da vacina , eu optei por tomá-la . Porque não tentar tal imunização ? Afinal , a coronavac é o que temos aqui em minha cidade e quem sabe no Estdo todo . Depois,  a doença tem feito tantas vítimas ...

Todos estamos cientes dos potenciais riscos de uma vacina aprovada em carater emergencial e com apenas 54% de capacidade imunizante . 

O que fazer ? pensei cá com meus botões . Cheguei à conclusão final de que meu medo de adquirir covid19 é maior que o medo da vacina .


Então , fui para a fila : primeira dose final de março Segunda dose 12 de abril, exatamente 21 dias depois.


A vacina traz uma tranquilidade do ponto de vista pessoal, mas a pandemia é resultado do comportamento do grupo. Precisamos manter o exemplo e a disciplina, até porque sabemos que a eficácia da vacina não é perfeita .


Estou feliz e realizada com a vacina recebida, apesar de tanta discussão em torno dela .Sinto-me um pouco mais esperançosa e confiante. O sentimento é de gratidão .


A vacina é fruto de um esforço de heróis anônimos que desenvolveram essa tecnologia há muito tempo, e se debruçaram agora para desenvolver produtos rapidamente.


A vacinação não é um passe livre: terei que manter o uso de máscara e o distanciamento físico, mesmo porque o Brasil está atrasado nessa corrida, sendo improvável, para não dizer impossível, que toda população seja vacinada neste ano .

Mas , vamos caminhando , um passo de cada vez...





domingo, 11 de abril de 2021

Domingo da Misericórdia : 11 de abril 2021

 



“É necessário transmitir ao mundo este fogo da misericórdia. 

Na misericórdia de Deus o mundo encontrará a paz, e o homem a felicidade!”.( Papa francisco )



HOMILIA DO SANTO PADRE

Eucaristia no II Domingo de Páscoa

(Domingo da Divina Misericórdia)

(11 de abril de 2021)

"Os discípulos estavam angustiados. Fecharam-se em casa assustados, com medo de ser presos e acabar como o Mestre. 

Mas não estavam fechados só em casa; estavam fechados também nos seus remorsos: tinham abandonado e renegado Jesus; sentiam-se uns incapazes, inúteis, falhados. 

Chega Jesus e repete duas vezes: «A paz esteja convosco!»

 Não traz uma paz que, de fora, elimina os problemas, mas uma paz que infunde confiança dentro. Não uma paz exterior, mas a paz do coração. 

Diz: «A paz esteja convosco! Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós» (Jo 20, 21). É como se dissesse: «Envio-vos, porque acredito em vós»


Deixemo-nos ressuscitar pela paz, o perdão e as chagas de Jesus misericordioso. E peçamos a graça de nos tornar testemunhas de misericórdia. Só assim será viva a fé; e a vida unificada. Só assim anunciaremos o Evangelho de Deus, que é Evangelho de misericórdia.





Peçamos a Cristo o dom da misericórdia. Deixemos que nos abrace e entre dentro de nós. Tenhamos a coragem de voltar a Jesus, de encontrar o Seu amor e misericórdia nos sacramentos. Sintamos a Sua proximidade e ternura e então também nós seremos mais capazes de misericórdia, paciência, perdão e amor”.

 OREMOS

Misericórdia divina,
Doce consolo para os corações atormentados, eu confio em vós.

Misericórdia divina,
Única esperança dos desesperados, eu confio em vós.


Misericórdia divina,
Repouso dos corações, paz em meio ao terror, eu confio em vós.


Misericórdia divina,
Delícia e êxtase dos santos, eu confio em vós.

Misericórdia divina,
Que desperta a confiança onde não há esperança, eu confio em vós.

Ó Deus eterno, em quem a misericórdia é insondável e o tesouro da compaixão é inesgotável, olhai propício para nós e multiplicai em nós a Vossa misericórdia, para que não desesperemos nos momentos difíceis, nem esmoreçamos, mas nos submetamos com grande afeição e confiança.



sábado, 10 de abril de 2021

Um texto reflexivo :"EMPATIA VIRAL"




 “Empatia Viral”, é uma reflexão consciente e renovadora sobre os efeitos da pandemia do Coronavirus (COVID-19) no mundo inteiro, na “ordem” estabelecida das coisas (até então) e das esperanças de um mundo melhor.



EMPATIA VIRAL
(ou E NOS DEMOS CONTA DO QUE ERA IMPORTANTE)
Por Edna Rueda Abrahams

“E assim, um dia, o mundo se encheu da desastrosa promessa de um apocalipse viral e, de repente, as fronteiras que foram tão defendidas com guerras se quebraram com gotículas de saliva, houve equidade no contágio que foi distribuído igualmente aos ricos e pobres, as potências que se sentiam infalíveis viram como se pode cair ante um beijo, ante um abraço.?

E nos demos conta do que era importante, e então uma enfermeira se tornou mais indispensável que um jogador de futebol, e um hospital se tornou mais urgente que um míssil.

 As luzes foram apagadas nos estádios, os filmes pararam de ser filmados, as missas e os encontros em massa. E então, no mundo, houve tempo para refletir sozinho, e esperar em casa que todos chegassem para se reunirem em frente as fogueiras, mesas, cadeiras de balanço, redes e contar histórias quase esquecidas.?

Três gotículas de ranho no ar nos levaram a cuidar dos nossos anciões, a valorizar a ciência acima da economia, nos disseram que não apenas os indigentes trazem pragas, que nossa pirâmide de valores estava invertida, que a vida sempre veio primeiro e que as outras coisas eram acessórios.?

Não há lugar seguro, na mente de todos nós cabem todos, e começamos a desejar o bem ao próximo, precisamos que se mantenha seguro, que não fique doente, que viva muito, que seja feliz, e junto com uma paranóia fervida em desinfetante, nos damos conta que se eu tenho água e ele de mais distante não, minha vida está em risco.?

Voltamos a ser uma aldeia, a solidariedade se tinge de medo e com o risco de nos perdermos isoladamente, há apenas uma alternativa: sermos melhores juntos.”?

— Edna Rueda Abrahams





De Repente
De repente tudo volta ao lugar
De repente a casa volta a ser um lar
De repente a gente senta pra ouvir
Só agora a gente para de exigir
De repente a gente volta a amar
De repente dá saudade de abraçar
De repente protegemos os avós
Mas na verdade sempre estiveram sós
De repente o nosso barco se encheu
De repente não há rico nem plebeu
De repente todo mundo quer remar
Mas sem comandante não saímos do lugar
De repente a gente lembra que pecou
De repente só Jesus é o senhor
De repente, o bem vence o mal
Já não importa o que se fez no carnaval
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome
Se humilhar e orar, e buscar a minha face
E se converter dos seus maus caminhos
Então eu ouvirei dos céus
Perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra
Só há uma esperança
Só há uma saída 
 Só há um remédio 
 Pra essa ferida 
 Jesus...Jesus...

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Para o mês de abril , "Um passo de cada vez "

  



    Já estamos no final da 1ª semana de abril .

As esperanças e as expectativas continuam as mesmas . Não sabemos para onde estamos indo .

O que nos resta é esperar e confiar .

Apesar das regras de limitações que estamos obrigados a seguir , decida viver todas as boas experiências do momento agarrando-se a ideias boas e momentos bons . A ansiedade muitas vezes sobrevem, e corre-se o risco de desanimar . Mas a fé que nos move é um estimulante que dá forças e nos move .

A natureza está aí a nos mostrar a beleza de um sol nascente ou a nostalgia do poente . Nada mais agradável do que acordar pela manhã e sentir-se viva , orar e agradecer a Deus pela sua bondade . Tudo é sinal de Deus . Observar os pequenos detalhes é que faz a diferença .

Viva o que você tem de melhor agora.

O cheirinho de casa limpa a nos dizer de nossa saúde respiratória ou o aroma apetitoso do bolo recem saído do forno que vem lá da cozinha . Tudo é sinal de vida . É uma lembrança de que ainda podemos …

Então , vamos atravessar esse mês de abril em sentido de GRATIDÃO.

GRATIDÃO pela vida , pela saúde , pelos amigos que tivemos ou mesmo que já se foram.

Peça a Deus inteligência e discernimento pra bem conduzir o seu caminho.

Com Ele tudo fica mais leve !

E vamos caminhando rumo ao próximo mês , um passo de cada vez...




Minha avó uma vez me deu uma dica:

Em tempos difíceis, você avança em pequenos passos.

Faça o que você tem que fazer, mas pouco a pouco.

Não pense no futuro, nem no que pode acontecer amanhã. Lave os pratos.

Retire o pó.

Escreva uma carta.

Faça uma sopa.

Você vê?

Você está avançando passo a passo.

Dê um passo e pare.

Descanse um pouco.

Elogie-se.

Dê outro passo.

Depois outro.

Você não notará, mas seus passos crescerão cada vez mais.

E chegará o tempo em que você poderá pensar no futuro sem chorar.

[Retirado de “A Sala das Chaves Antigas”]

Provérbios 16:9 O coração do homem propõe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos



Salmo 37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia n'Ele, e Ele tudo fará.


domingo, 4 de abril de 2021

È tempo de ressurreição

 




Páscoa tempo de ressurreição, tempo de lembrarmos naqueles que partiram pela vontade de Deus em busca do paraíso e da vida eterna. 

Hora de humildemente pedirmos ao poderoso Criador que nos ajude a caminharmos  os nossos caminhos sem ter que sofrer toda essa calamidade do corona vírus,que está ceifando milhares de vidas.

Que nossos pedidos sejam ouvidos por Deus,que nos abençoe ,que nos proteja de todos os males. 

Uma feliz e santa Páscoa a todos leitores que por aqui passarem. Busquemos na fé a esperança   para  um mundo melhor e mais solidário.

Um mundo com mais consciência e respeito daqueles que comandam e tem nas mãos o poder .

Um mundo de mais conciência e aceitação daquilo que não podemos mudar , mas podemos colaborar com nossas atitudes de respeito e amor ao próximo .

Se Deus é por nós,quem será contra nós.



O sepulcro está vazio !
 Mas Ele está no meio de nós .


Páscoa tempo de ressurreição, tem"Quem ama vê os sinais e acredita . Na corrida de nossa fé , encontramos sempre um sepulcro vazio. Encontraremos tantos sofrimentos , tantas mortes prematuras.

O Ressuscitado , porém, vai nos deixar sempre os sinais de sua vitória, para seguirmos além, anunciando ao mundo que seu amor está em nós , é maior que tudo e supera tudo "( Padre Basaglia )

É hora de lembrarmos naqueles que partiram pela vontade de Deus em busca do paraíso e da vida eterna.

 Hora de humildemente pedirmos ao poderoso criador que nos ajude a caminharmos os nossos caminhos  com coragem e vigor , apesar de toda essa calamidade do corona vírus com tantas vidas ceifadas prematuramente .

Senhor , Deus da Vida , Deus do amor ! Lanço a Vós o meu clamor na certeza de que Tu me ouves e certamente nos terá preparado um lenitivo para toda essa dor . 

 Em Vós espero ! Em Vós confio !




 Senhor , Deus da Vida , Deus do amor !

Lanço a Vós o meu clamor , na certeza de que Tu me ouves  pela vontade de Deus em busca do paraíso e da vida eterna. Hora de humildemente pedirmos ao poderoso Criador que nos ajude a caminharmos  os nossos caminhos sem ter que sofrer toda essa calamidade do corona vírus,que está ceifando milhares de vidas.Que nossos pedidos sejam ouvidos por Deus,que nos abençoe ,que nos proteja de todos os males. Eu e meus familiares desejamos a todos uma santa e abençoada Páscoa e que busquemos na fé a esperança   para  um mundo melhor e mais solidário.Se Deus é por nós,quem será contra nós.deroso Criador que nos ajude a caminharmos  os nossos caminhos sem ter que sofrer toda essa calamiade do corona vírus,que está ceifandlhares de 


quinta-feira, 1 de abril de 2021

Sexta -feira Santa : Diante da Cruz

 



Hoje é dia de parar  diante da Cruz . Parar para reparar na Cruz . Reparar  nos passos que conduziram à cruz e nos nossos passos que nem sempre condizem com o significado da cruz.


A Cruz não é só passado . A  Cruz está espalhada pelo mundo. Jesus continua a carregar a Cruz em tantos que vão carregando a Cruz. A Cruz continua a ser carregada nos hospitais e nas prisões. A Cruz continua a ser carregada em camas abandonadas de tantas casas isoladas. A Cruz continua a ser carregada por tanta gente sem pão, sem trabalho e sem saúde. A Cruz continua a ser carregada por tantos que sofrem as dores da injustiça e da opressão. A Cruz continua a ser carregada por tantos que são esquecidos e maltratados.

Quantas vezes não crucificamos Jesus na pessoa de nosso irmão?
 Quando desrespeitamos nossos pais, não damos atenção aos nossos filhos, não apoiamos nossos parceiros e até maltratamos nossos amigos , quando não acolhemos bem os idosos. 
Quantas vezes deixamos de ajudar nosso irmão, estender a mão a quem necessita, quantas vezes deixamos de olhar e enxergar a necessidade do outro e nos preocupamos só com nossas necessidades.

Esta Semana Santa é chamada também de Semana das Dores porque nos lembra do sofrimento de Jesus. Devemos também nos lembrar das pessoas que sofrem ao nosso redor, sofrem por causa do abandono, da solidão, sofrem por causa da violência, das drogas, dos tráficos, acidentes de trânsito, doenças algumas causadoras de morte. Sofrem por falta de moradia, falta de comida, falta de trabalho, e a falta de alguém para assisti-lo.

Voltemos nosso coração para aquele que nos confere a dignidade de filhos de Deus. Aquele que olha em nossos olhos e nos estende a mão. Toma Senhor, é seu o nosso coração; precisamos da sua compaixão! Estamos confusos como outrora e, se num instante o recebemos calorosamente, logo em seguida o pregamos na cruz.