Miryan Lucy
E agosto mais uma vez se foi.
Agosto , por muitos considerado o mês mais feio do ano.
Vem de uma cultura antiga esse conceito de mês agourento em referência ao mês de agosto .
Cai-lhe bem esse estigma , visto que é um mês ventoso , poeirento, enevoado, às vezes frio , em outras muito quente .
Agosto, mês do desgosto , dizem os mais antigos perpetuando uma cultura que parece se confirmar.
Um mês em que a paisagem se modifica , ventos impetuosos ,campos secos pela falta de chuva e sol escaldante , mas também modificada pela fumaça das queimadas .
E para este ano , a fama se acentuou . Além da falta de chuva e calor intenso tivemos uma variação de temperatura incrível . Tivemos até geada em alguns pontos de nosso interior .
Dois extremos se deram nestas duas últimas semanas de agosto . O frio intenso que atingiu pessoas desprevenidas com agasalho insuficiente para suportar altas temperaturas .
Há os que suportam bem esta variação de temperatura , estão protegidos pelo privilégio do bom possuir.
Para os desfavorecidos restou os bancos das praças , as marquizes das ruas ou os abrigos ( quando aceitam ir )
O ar seco e o tempo quente intermediário favoreceu as queimadas provocadas . Sim, pessoas irresponsáveis que contribuiram para que vários focos de queimadas se innstalassem em todo país . No nosso interior era desolador ver o céu coberto por fumaça, o fogo se alastrando , desastres em rodovias pelo trânsito congestionado, impossibilitados de seguir viagem.
Grande foi o prejuízo , lavouras devastadas, casas atingidas , animais em fuga , mortes na tentativa de apagar o incêndios.
Queimadas criminosas , céu coberto de nuvens negras oriundas de queimadas provocadas por interessados em benefícios que lhe trará o desmatamento do território e até por agricultores rurais com a justificativa de renovar a pastagem.
Um absurdo o crime ambiental que se prorroga e parece sem solução.
Queimadas, uma cultura de destruição que coloca em perigo de extinção, animais , nascentes , áreas verdes e coloca também em perigo a raça humana .
Forças tarefas foram ativadas para minimizar o efeito das queimadas em determinadas áreas de conservação do país . O importante não é só a ação "in loco " , mas uma cultura de prevenção é preciso que se coloque em prática.
O combate ao fogo é importante no momento em que está acontecendo a queimada , mas antes é preciso que haja a consciência dos prejuizos causados não só ao planeta bem como à população. Uma cultura de prevenção seria de boa prática.
*******
E assim , surge Setembro , debaixo de um caos na Natureza .
O ar já bastante poluído devido a grande emissão de gases poluentes na atmosfera , impactando na saúde respiratória de grande número de pessoas .
Para o início de setembrro também temos promessas de mais calor e mais tempo seco, altas temperaturas à vista .
Esperamos que para Setembro venha a chuva e minimize tantos prejuizos climáticos acontecidos em agosto.
É como diz o Senhor em Gn 8, 22: "Enquanto durar a terra, não mais cessarão a sementeira e a colheita, o frio e o calor , o verão e o inverno, o dia e a noite”.
Ficamos impactados sim , desncorajados com a crueza do mês anterior. Mas com a chegada de Setembro sentimos a esperança renovar, Como disse o Senhor, as estações sempre se sucederão e a cada uma mais firmes seguiremos seguros em sua Mão.
E a vida segue sempre abençoada pelo carinho e cuidado de Deus .
Sempre haverão momentos de provações, adversidades , tristezas rondando nossos dias .
Mas somos gratos também pela vida , pelas boas energias recebidas em momentos de desolação diante da crueza humana .
Somos gratos porque o conhecimento da maldade humana que cresce a cada dia põe em alerta nosso instinto de proteção, nos coloca em oração pelo bem da humanidade perdida em irresponsabilidade e descompromisso com nosso planeta.
Os obstáculos podem não ser superados tão logo, mas diante de nossos olhos se tornam claros e nos edifica para melhor trilharmos nosso caminho sem perder a fé e esperança de dias melhores .
Que os nossos passos sejam guiados pela luz da sabedoria e da humildade ... e que tenhamos a proteção e o cuidado de Deus em todos os nossos momentos
"Só quem vive bem os agostos estão prontos para receber a Primavera "
MUDE.... diz agosto
SE Transforme
CONFIE!!!!
Boa tarde de domingo, querida amiga Edite!
ResponderExcluirQue vivamos um setembro menos incendiário!
É triste o que estão fazendo com o Brasil.
Tenha um mês abençoado!
Beijinhos
Que setembro seja lindo e cheio de coisas boas! Bem reflexivo o texto! Beijos,chica,feliz setembro!
ResponderExcluirQuantas verdades em um texto que narra a realidade do nosso país neste agourento agosto e princípio de setembro Edite!
ResponderExcluirO impacto ambiental destas queimadas, será sentido ainda por muitos anos, mas as perdas dos animais e das vastas florestas e parques é cortante... O coração chora com toda essa destruição.
E´por isso que gosto de setembro, sempre comemoro a sua chegada com a canção do Beto Guedes "Sol de Pimavera!!"
Beijos querida e feliz ingresso em Setembro Leve!!