Powered By Blogger

sábado, 11 de agosto de 2018

SER PAI


Desde ontem tenho visto muitos abraços nas reportagens de TV.
 Abraços de congratulação... abraços de reencontro ... abraços de reconciliação
  É que hoje , melhor dizendo, amanhã é dia oficial dos pais . E , claro , pais são muito importantes na construção do caráter e educação dos filhos .

 Pai amigo
Pai presente , pai ausente
 Pai exemplar
 Pai irresponsável...
 Pai alegre e brincalhão ..pai sisudo
Todos tem o seu mérito e suas razões para serem felicitados .





 “Ser pai” não é apenas cumprir um papel social ou familiar. É assumir a paternidade com Amor e responsabilidade, não se importando se o filho é gerado de si, biologicamente ou situações inesperadas o fizeram responsável paternalmente por alguém .
É estar presente na educação para a vida em todos os sentidos, incluindo a vida cristã.

A missão de um pai é tarefa difícil . Eles cuidam e protegem, querem o melhor para os filhos . Mas há também desencontros entre pais e filhos .
Nem sempre a relação acontece de forma amigável . Há divergências , palavras ditas no ímpeto do exasperamento que ferem e acarretam marcas profundas . 

Pequenos incidentes da infância , xingamentos , castigos exagerados , surras ou desrespeito à algo que o filho preza muito , uma humilhação pode gerar uma ferida que será eterna no coração do filho. 

A falta de diálogo , do reconhecimento de que houve excesso de autoridade , acabará por gerar um distanciamento entre o pai e o filho e que pode machucar o relacionamento por uma vida toda. 

 Temos visto muitos desses casos onde a falta do perdão , a humildade em reconhecer o erro dificultam a convivência . Muitos tem a chance do reencontro , de reconhecer que erraram e pedir perdão . Conseguem restabelecer a convivência recuperar o afeto e ainda desfrutar os anos perdidos como não o fizeram durante o crescimento dos filhos .

Outros permanecem cada vez mais distantes . O orgulho os impede de uma nova aproximação . Choram a perda do afeto do filho , sentem falta dos netos , mas não tem a humildade de procurar uma forma de reencontro . 

Como faz mal viver assim , com o coração repleto de mágoas , o ressentimento impedindo que o amor aflore !
Restabelecer os laços é fundamental para que se viva bem , tenha o coração em paz .Há feridas que parecem que nunca irão cicatrizar , mas vale a pena tentar uma reconciliação , uma nova mudança de atitude . 

Perdoar não é esquecer , mas é uma atitude significativa para tentar aceitar e compreender o outro . Perdoar significa que podemos arranjar novas formas de convivência , sem cobranças e  respeitando um o espaço do outro.

Feliz dia dos pais !







8 comentários:

  1. Boa noite, querida amiga Edite!
    Meu pai nunca me bateu.
    Marca registrada dele era o Amor.
    Um relatório bem escrito de direitos e deveres embutidos na postagem.
    Você é um capricho exemplar em todas postagens.
    Edifica e alegra com sua presenca.
    Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roselia ! Feliz dia dos Pais prá vc tb. Eu tb tenho bons exemplos de pais em família , a começar pelo meu pai , sempre severo e rígido , mas que ditou os valores primordiais da vida pelo seu exemplo e boas palavras . Abraços .

      Excluir
  2. Que linda homenagem e realmente não é nada fácil essa missão, mas vale muito quando bem feita! beijos e felicidades aos papais! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica! Feliz dia dos pais ! FElizmente muitos são merecedores da paternidade ! Oremos para que Deus clareie o coração daqueles que são ausentes em responsabilidade. E que predomine o amor e o perdão quando necessários .Abcs

      Excluir
  3. Boa tarde Edite,
    Magnífica homenagem neste dia tão especial.
    Para os Pais de sua família, feliz dia!
    Beijinhos e bom domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Edite que não é uma missão fácil mas com amor e uma boa dose de compreensão é possível estabelecer uma relação cerceada pelo afeto. Um feliz dia para os papais da sua família
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bela homenagem num texto que ajuda a refletir!!!bj

    ResponderExcluir
  6. Perfeitas palavras e definições desta relação que pode ser amistosa, como pode vir com choques feios amiga. Lindo quando ela se planta na amizade, na confiança e respeito mutuo.
    Que seja um dia feliz aos pais da família.
    Do meu uma saudade mas gostosa pois foi muito boa e proveitosa a relação.
    Meu carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir