https://youtu.be/tHkDVrNjbVw?si=18bv5cGCWe4YCMOf
O que estará fazendo essa cegonha pousada no alto de uma montanha?
Cegonha por perto é sinal de novidade . Estaria dona cegonha à espreita na espera de um aviso para a próxima entrega de maternidade?
Ah, dona cegonha que em outros tempos povoou a imaginação de tantas crianças!
Quem de nós em nossa época de infância não ouviu essa explicação diante da pergunta inocente de uma criança : De onde vem os bebês?
Uma cegonha vem voando sobre a cidade, levando no bico um lençol, e pousa diante da porta de um feliz casal, que tira de entre os panos o seu precioso bebê.
Ou então : "papai e mamãe se casam e a cegonha traz de presente um lindo bebezinho"
Ah, linda essa fase tão pueril da inocência das crianças ! E nossa imaginação voava ... Uma história popular contada às crianças que eram julgadas impróprias pela idade a saber algo diferente .
E por anos a fio seguimos acreditando nesse mito . Uma "lenda " que se propagou na cultura europeia , tanto que ainda vemos essa relação entre cegonha e bebês no mundo artístico literário.
Os desenhos animados , peças de teatro , leituras fantasiosas ainda trazem essa relação entre cegonha e bebês , com a diferença de que nos dias de hoje houve um avanço nos princípios de educação sexual infantil.
A curiosade infantil continua a cada dia mais aguçada. Com tantos avanços na mídia e tecnologia , criança não se contenta com qualquer explicação.
Hoje elas já sabem que o bebê nasce e cresce na barriga da mamãe . Ufa ! que avanço! .
Agora a pergunta é outra : Como ele foi parar na barriga da mamãe ? E como vai "sair "?
É , papais e mamães , não fujam da resposta .
E , por favor dêem uma resposta coerente de acordo com a idade da criança.
Afinal a natureza curiosa da criança não pode ficar na ignorância e merece uma explicação plausível.
*****************
Curiosidade sobre a conexão cegonha e bebê
O comportamento natural dessas aves dá uma pista de sua associação com o nascimento de um bebê. Sendo um pássaro migratório, a cegonha branca voaria para o sul no outono e voltaria para a Europa nove meses depois. Geralmente elas poderiam ser vistas em direção ao norte entre os meses de março e abril. Bebês nascidos nesses meses geralmente são concebidos por volta de junho do ano anterior.
O solstício de verão, em 21 de junho, é uma celebração que o paganismo associou ao casamento e à fertilidade. Como muitos casamentos aconteceriam nesse tempo, muitos bebês nasceriam por volta da mesma época em que as cegonhas poderiam ser vistas voando para o norte. Está feita a conexão: a cegonha traz o bebê.
Edite, adorei tua participação e como era linda a doce inocência, não é?
ResponderExcluirHoje tudo está mudado e as crianças já sabem e me=ninas, bem cedinho, já falam com as cegonhas.... Ficou DEZ! Obrigadão! beijos, chica
Boa tarde de Paz, querida amiga Edite!
ResponderExcluirMuito bem feita sua participação.
Não tem como permanecer na lenda da cegonha mais...
Gostei muito de passar aqui e ler algo tão bem pesquisado.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos
Muito interessante a sua participação, Edite
ResponderExcluirGostei!
Linda semana.
Beijinhos
Verena.
Que belas informações Edite em curiosidade sobre as cegonhas e faz muito sentido toda esta ligação ao parto e transporte. Que cada criança receba a informação dentro da capacidade de assimilação.
ResponderExcluirMuito boa sua participação.
Carinhoso abraço na feliz semana.