Desde ontem tenho visto
muitos abraços nas reportagens de TV.
Abraços de congratulação... abraços de
reencontro ... abraços de reconciliação
É que
hoje , melhor dizendo, amanhã é dia oficial dos pais . E , claro , pais são
muito importantes na construção do caráter e educação dos filhos .
Pai amigo
Pai presente , pai ausente
Pai exemplar
Pai irresponsável...
Pai alegre e brincalhão ..pai sisudo
Todos tem o seu mérito e suas
razões para serem felicitados .
Mas entre tantos sorrisos , abraços , afagos
elogios e parabenizações um episódio chamou minha atenção durante essa semana
na mídia .
Ronei Wilson Jurfitz
Faleiro, pai de Ronei Faleiro Junior , desabafa numa entrevista ao jornal da
região :
“Não adianta mais nós pais nos
colocarmos em uma situação de proteção.
Infelizmente a dor que eu vou ter
que carregar pro resto da minha vida é de que eu não consegui proteger o meu
filho. O que deveria ser a missão mínima de um pai”
Eu me emocionei vendo aquele pai ali se
desmanchando em lágrimas , ele , o pai sentindo-se um pouco responsável pela morte do
filho. Seu filho lhe é arrebatado cruelmente e
barbaramente e o pai atribui parte da
culpa a si próprio! É seu instinto de proteção falando mais alto !
“ Eu não consegui proteger meu filho “
desabafa o pai!
Querido pai , eu o compreendo .
Imagino a sua dor , mas infelizmente “as feras estão soltas” e insaciáveis ...
Meu Deus , em que mundo nós
estamos ? Que tipo de homens a sociedade está formando ?
Muitos já nem merecem o título de animais ,
mas, monstros mesmos ! Monstros sem coração e sem consciência . Nem um tipo de
arrependimento toca o coração desses agressores , feras famintas por sangue ...
Desculpem , eu gostaria de ter
outras palavras para dizer neste dia dos pais, mas a imagem desse pai
inconformado e cheio de dor não me sai
da cabeça e do coração .
Por outro lado também posso ver a decepção estampada no rostos dos pais dos filhos agressores do adolescente agredido até a morte !
Estarão eles também se culpando ? Se remoendo de remorsos ou se achando culpados pela falha na educação de seus filhos ?
A todos esse pais maltratados pela dor , deixo aqui o meu abraço desejando paz e sossego de espírito a todos eles
Não os considero culpados Ao pai que pensava poder proteger o filho das maldades do mundo e também não considero culpado os pais dos agressores . Nem sempre os pais são culpados Vivemos num mundo de valores invertidos que acabam por ter mais força na educação dos filhos do aquilo que aprendem em casa.
O que eu quero desejar neste dia é que a esperança seja plantada no coração desses pais.
Infelizmente uma vida inocente foi tirada . Não há retorno!
Vamos rever nossas semeaduras . O que estamos semeando ? Estamos tendo cuidado na seleção das sementes?
Família , escola , sociedade em geral : Vamos repensar nossos valores! Amor , Respeito , Amizade Honestidade, devem fazer parte do currículo de nossos jovens .
Sã ingredientes necessários para que se forme cidadãos íntegros e conscientes de seu valor na sociedade .
*********************************************************************************
Quer ver a reportagem completa do adolescente Ronei, cique no link abaixo
Adolescente
é espancado até a morte em festa no Rio Grande do Sul



















