Tufos de flores em forma de cacho que sorrateiramente vão crescendo e invadindo a murada do quintal...
São as "Buganvílias" , mas eu a conheço desde pequena como Primavera. Aliás eu não sabia que "bungavília" era a tão conhecida "Primavera" ou vice-versa..
Outros a chamam de "três -marias". Talvez porque suas "brácteas" se reúnem ao redor da verdadeira flor em forma de três folhas modificadas.
Bem, eu também não sabia que as pétalas dessa flor se chamavam "brácteas". A explicação é que a verdadeira "flor" é o miolo, ao redor do qual se colocam as 3 folhas modificadas, ou seja transformadas e agora coloridas, com outras funções que não a fotossíntese.. Como acontece com a flor bico-de-papagaio.
Bem, mas o que eu queria dizer é que nunca me lembro de ter passado frente a esta "primavera" ou "bungavília" e vê-la sem flores.
Recordo-me que quando pequena , de minha casa eu também avistava uma "primavera" que florescia o ano todo. Era o ano todo aquele visual vermelho vibrante alegrando a paisagem.
De onde se deduz então que as "bungavílias" são flores resistentes e que não necessitam de muitos cuidados especiais. Encontrando solo apropriado com boa drenagem e rico em nutrientes, elas não se acanham em mostrar sua roupagem colorida o ano todo.
Apenas, se o inverno for muito rigoroso, elas se recolhem para despontarem depois com mais força e beleza. Caso contrário suportam bem o inverno também.
Já tive uma plantada no meu quintal. Mas tive que arrancá-la porque ela vai tomando espaços muito rapidamente e é preciso poda constante. Os espinhos dificultam os cuidados.
O meu pequeno meu quintal não suportou tamanha beleza e ascensão.
Ainda hoje me recordo se seu tom alaranjado sempre colorindo o canto do muro.
Houve uma época que a cidade ficou "infestada" de primaveras de todas as cores
colorindo beira de estradas...
saltando muros de quintais
dando um colorido a lugares rústicos...
enfeitando jardins frontais...
...e o tronco espinhoso como a se proteger de mãos curiosas demais....
Por esta sua maleabilidade em florescer sempre, eu a chamo de "primavera de todas as estações"
Que bom se fôssemos como a bela bungavília, sempre florida....
Há que se ter mais trato com a vida, menos exposição à fatores externos para que nossas flores despontem sempre belas e vibrantes , apesar dos invernos da vida.
Edite,tb conheço como primavera essa flor e mesmo em São Paulo onde moro elas florescem o ano todo. Essa branquinha está espetacular e as suas do quintal merecem aplausos tb! Gostei de ver! bjs,
ResponderExcluirCa uma tem sua beleza especial... Eu admiro todas. Abcs
ExcluirOlá, tudo bem? Flores lindas!!!! Aqui em São Paulo, só sentimos a poluição. Rs.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net
ResponderExcluirÉ a vantagem de morar no interior...Mas , São Paulo tb deve guardar dessas belezas em seus parques. Talvez no dia a dia seja mais difícil vê-las. colorindo seu dia...
ResponderExcluirAbcs
Há flores que resistem às intempéries e que nos encantam durante todo o ano. Trazem alegria ao olhar. E têm muito a nos ensinar. Amei as fotos. Bjs.
ResponderExcluirOi Edite,
ResponderExcluirNós deveríamos ser como essas flores que estão lindas o ano todo, mas infelizmente os problemas da vida as murcham. A primavera na minha cidade é só cana.
É uma tristeza!
Obrigada pelo carinho e lhe digo, sempre deixamos rastros pelos caminhos da vida.
Beijos
Lua Singular
Oi Edite, que lindo!
ResponderExcluirLindas fotos, adorei!
Beijos e boa semana!!
Olá Edite,
ResponderExcluirTambém não sabia que a bungavília é conhecida como Primavera.
Lindas 'primaveras' através das imagens. São um encanto para os olhos.
Você encerrou a linda postagem com excelentes palavras reflexivas.
Ótimo final de semana.
Beijo.
É Vera, blog tb é cultura ...rssss
Excluir